TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURAS DE MARKETING MBA EM AGRO-INDÚSTRIA

Artigo: ESTRUTURAS DE MARKETING MBA EM AGRO-INDÚSTRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Artigo  •  3.394 Palavras (14 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 14

PAPER - EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÕES,

ESTRUTURAS DE MARKETING

MBA EM AGRONEGÓCIO

[Nome do Aluno]

O paper explora as temáticas, responsabilidade social, sustentabilidade, empreendedorismo e inovação, avaliando o case Alpagartas. A responsabilidade Social Empresarial (RSE) tem permeado as práticas de gestão e teoria até um ponto em que a RSE pode ser referida como a última moda de gestão. No entanto, a integração medida RSE nos processos de negócios tem sido muito desigual. Hockerts (2008) considera que a maioria das empresas conceituam RSE primariamente como uma ferramenta para reduzir riscos e custos operacionais. Apenas uma minoria das empresas está realmente usando a RSE como um meio de impulsionar a inovação. (Kai e Mette. 2000)

Primeiro cabe caracterizar a empresa, Alpargatas é uma empresa que atua, com operações próprias, com presença em seis países e exportações que abrangem 80 nações, atuando nos segmentos de sandálias e artigos esportivos, tendo em seu portfólio a marca Havaianas, líder brasileira em sandálias, a Topper com 32% de market share na Argentina, além da Rainha, Mizuno, Timberland e Sete Léguas .

A empresa Alpargatas sabe utilizar muito bem o marketing em sua ação empreendedora.

O marketing lida com a identificação e o atendimento das necessidades humanas e sociais. Uma das definições mais sucintas de marketing é atender a necessidades de maneira lucrativa” (KOTLER, 2000)

As marcas da empresa Alpargatas são bastante conhecidas por milhões de consumidores brasileiros e estrangeiros. “Elas estão no centro da estratégia de crescimento da Companhia e superam os propósitos a que se dispõem, ou seja, proporcionar conforto, bem-estar, prazer, desempenho, design e estilo” .

Havaianas e Dupé - Paixão nacional, as Havaianas vêm conquistando consumidores em todo o mundo por proporcionar conforto e bem-estar. Desde 2007, aliou-se à Dupé para ampliar ainda mais a relação custo/benefício aos usuários. Topper, Rainha e Mizuno - Destinadas ao universo esportivo, estão presentes em calçados de alta performance e design inovador e patrocinam várias das mais importantes competições esportivas do País .

A marca é uma estratégia de marketing adotada pelas empresas.

O histórico das lojas Havaianas, Topper, Mizuno, Timberland e Meggashop que integram a estratégia dos negócios da Alpargatas é uma indústria brasileira, fundada em 1907, pelo escocês Robert Fraser, em associação com uma indústria inglesa. Iniciadas as produções no distrito da Capital paulista da Mooca. “Na década de 30 o controle acionário da São Paulo Alpargatas foi transferido para a empresa Argentina”, sendo que em 1948, a São Paulo Alpargatas passou para ao controle do gupo Camargo Corrêa, o maior acionista, que conseguiu superar dificuldades ao longo dos cem anos de existência, tornando-se a companhia uma das maiores indústrias calçadistas do Brasil .

Além disso, para dar sustentação aos negócios a Alpargatas cuida para que as diferentes marcas tenham sua identidade específica:

Para dar suporte aos negócios e visibilidade a suas marcas, atua no varejo, com lojas Havaianas, Topper, Timberland, Mizuno e Meggashop, no Brasil e na Argentina.

A Empresa possui 70,3% do capital da Alpargatas Argentina, líder na fabricação e na comercialização de calçados e têxteis; 18,7% do capital da Tavex Corporation, uma das maiores fabricantes mundiais de tecidos Denim, além de subsidiárias nos Estados Unidos e na Europa.

Sob essa estrutura, mantém 14 fábricas - no Brasil, na Argentina e no Uruguai - e emprega 15,5 mil funcionários. A Companhia encerrou 2009 com receita bruta consolidada de R$ 2,4 bilhões. Esse desempenho foi resultado da comercialização de 210,0 milhões de pares de calçados e 8,5 milhões de peças de vestuário e acessórios .

Nos últimos anos a área de estratégia de negócios tem experimentado o renascimento da responsabilidade social das empresas (RSE) como um dos principais tópicos de seu interesse. O conceito de RSE já tinha conhecido um interesse considerável nos anos 1960 e 70 gerando uma ampla gama de contribuições acadêmicas e uma verdadeira indústria de auditores e consultores sobre responsabilidade social. (Kai e Mette. 2000)

No entanto, o assunto praticamente desapareceu das mentes dos gestores na década de 1980, ressurgindo com força nos últimos dez anos, em resposta à crescente preocupação pública sobre a globalização. As empresas encontram-se responsáveis por violações dos direitos humanos por seus fornecedores em países em desenvolvimento, grupos de interesse para a procura de governança corporativa ser transparente e responsável; manifestantes protestam contra o custo do livre comércio e outras conseqüências negativas da globalização. No entanto, quase duas décadas de abandono contribuíram para desfazer muito das realizações corporações sobre responsabilidade social. É, portanto, que os profissionais e estudiosos estão esforçando-se mais uma vez para responder à pergunta quais são as implicações estratégicas da RSE. (Kai e Mette. 2000)

A empresa Alpargatas tem capital aberto desde 1913 na Bolsa de Valores de São Paulo, sendo controlada pela Camargo Corrêa, um grande grupo privado do País que possui cerca de cinco mil acionistas e integra a relação de empresas com níveis diferenciados de governança corporativa. Publicado no "Guia Prático de MRC: Diretrizes e Casos", elaborado pelo IDIS em 2007, este o estudo apresenta a sua parcela de RSE via sua marca de maior sucesso, Havaianas, utilizando com eficácia a ferramenta de marketing pertinente a “causas para estabelecer uma relação “ganha-ganha” com uma organização da sociedade civil parceira, o IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas”, tendo lançado nova coleção de sandálias estampadas com o apelo para o problema dos animais em extinção, ‘ Havaianas-IPÊ’, campanha inédita, que ocorre desde julho de 2004, os modelos dessa coleção são comercializados em diversos países, visando também levantar fundos para ações de conservação da fauna brasileira .

Nesse sentido cabe salientar a Missão e Visão da empresa:

Visão

Ser uma empresa global de marcas desejadas nos segmentos de calçados, vestuário e acessórios .

Missão

Conquistar os consumidores por meio de marcas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com