TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Ovinocultura

Por:   •  25/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

Responda:

1. Disserte sobre a origem e domesticação dos ovinos! Como ocorreu, quando e como estão distribuídos hoje no Brasil e no mundo. Dê ênfase nos produtos de maior comercialização para esta espécie. E as principais dificuldades descritas pelo mercado.

A origem e domesticação dos ovinos iniciou à 9.000 – 10.000 anos atrás no Crescente Fértil, onde hoje fica o Irã, Turquia e Chipre, e foi um dos primeiros animais a serem domesticados pelo homem, não tão distante da domesticação de cães, caprinos e bovinos. Sua domesticação e criação oferecia ao homem alimento e proteção com o uso da lã.

A ovelha é um animal doméstico de extrema importância para a sociedade, tanto para a economia como para a alimentação, e os principais produtos obtidos através deste animal é a carne, o leite e a lã.

As principais características que diferenciam a ovelha doméstica da ovelha selvagem é o dimorfismo sexual diminuído, o tamanho do cérebro e cornos que é menor, mudança na forma dos cornos e na coloração da pelagem.

Estudos apontam que o ovino doméstico (Ovis aries) pode ter surgido do Muflão (Ovis orientalis) que é originário da Europa e Ásia, do Urial Asiático (Ovis vignei) e do Argali (Ovis ammon), que são ovinos selvagens, com grandes chifres, caudas curtas e com o corpo coberto mais por pêlos que por lã, indicando um processo de seleção antigo até chegar no ovino doméstico.

A ovinocultura atualmente está presente em quase todos continentes, por ser uma espécie que se adapta facilmente a diferentes climas, relevos e vegetações.

Os maiores rebanhos ovinos estão na Ásia, África e Oceania, e a China se destaca como sendo o país com maior número de animais, e logo atrás a Austrália, Índia, Irã, Sudão e Nova Zelândia.

O Brasil segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2013) possui cerca de 17,5 milhões de cabeças ovinas distribuídas em todo pais, concentradas em grande número no Rio Grande do Sul e região nordeste. No RS é baseada na criação de raças de carne, de leite e de dupla aptidão, onde se obtém a carne e a lã. Já na região nordeste são criadas raças deslanadas, com alta rusticidade que produzem carne e pele.

Os principais produtos obtidos através dos ovinos é a lã, carne, pele e o leite. A lã que esteve por alguns anos desvalorizada na cadeia produtiva ovina pelo alto preço da carne do animal, atualmente teve um aumento na sua produção principalmente para exportação. A carne que pode ser produzida com animais adultos e de grande peso para abatedouros ou com animais novos pela maciez da carne. A produção de pele predomina no nordeste do país, e são exportadas como couro curtido, e viram couros como camurças, napas, marroquins e são utilizados para produção de bolsas, calçados entre outros. O leite ovino é utilizado para produção de vários produtos como queijos finos e iogurtes com alto valor agregado.

Na ovinocultura atual os principais empecilhos para os produtores é o abate clandestino, feito muitas vezes nas propriedades e vendido sem notas fiscais, também pela falta de tecnificação e assistência técnica à alguns produtores, falta de padronização de carcaças, falta de produtos disponíveis no mercado, incentivo ao consumo dos produtos e derivados, e poucas pesquisas voltadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com