TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Solos e Ecologia

Por:   •  21/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE

AULA 01 (2,5 pontos)

1. Leia com atenção a aula 01 e responda:

a) (0,75 pontos) Quais os tipos de solos do cerrado? Qual tipo é o predominante?

Na região de Cerrados, 45,7% dos solos são representados pelos Latossolos; 15,2% por Areias Quartzozas; 15,1% por Podzólicos; 9,0% por Plintossolos; 2,5% por Hidromórficos; 7,3% por Litólicos; 3,1% Cambissolos; 1,7% por Terra Roxa Estruturada e 0,4% por outras classes.

O tipo de solo predominante é o Latossolo compondo 45,7% dos solos dos cerrados.

2. (1 ponto) Caracterize os Latossolos.

Os Latossolos são solos muito intemperizados, pobres em nutrientes. De forma geral, são profundos, homogêneos e de boa drenagem, o que facilita os procedimentos da mecanização agrícola. Mais de 95% dos Latossolos são ácidos, com pH entre 4,0 e 5,5 e teores de fósforo disponível extremamente baixo. Em geral, são solos com grandes problemas de fertilidade.

3. (0,75 pontos) Cite e caracterize as formações vegetais dos cerrados.

Campo sujo: possui cerca de 15% de árvores e arbustos, os quais concentram-se geralmente em “ilhas” de vegetação, chamados de campos de murundus.

Campo Cerrado: vegetação campestre, com predomínio de gramíneas, pequenas árvores e arbustos bastante esparsos entre si. As árvores geralmente ficam isoladas.

Cerrado típico: apresenta uma cobertura de cerca de 20 a 30% de árvores com altura variando de 2 a 10 meros e média de 3 metros. A vegetação baixa é dominada por um estrato herbáceo-arbustivo praticamente contínuo, com grau de cobertura estimado em 95%.

Cerradão: apresenta vegetação exuberante, composta de arvores altas e matas fechadas. A cobertura arbórea pode oscilar de 50 a 90%. A altura média varia de 8 a 15 m.

Outro tipo de vegetação também são as Veredas: são áreas onde o solo está alagado durante a maior parte do ano. O buritizeiro (Mauritia vinífera) e certas gramíneas são as espécies principais na vereda. A ocorrência de vereda condiciona-se ao afloramento do lençol freático. É fundamental a manutenção da fauna do cerrado, proporcionando um local de pouso para a avifauna, atuando como refúgio, abrigo, fonte de alimento e local de reprodução também para a fauna terrestre e aquática.

AULA 02 (2,5 pontos)

1. (1,5 pontos) O perfil do solo é a secção vertical que parte da superfície e se aprofunda até a camada onde chega a ação do intemperismo. Assim, o perfil é formado por várias camadas que são dispostas horizontalmente denominadas horizontes.

Observe os horizontes do solo. Assinale a segunda coluna  de acordo com a primeira, representando a característica dos horizontes do solo.

[pic 1][pic 2]

  1. horizonte O
  2. horizonte A
  3. horizonte B
  4. horizonte C
  5. Rochas consolidadas (R)

(  C  ) apresenta cores mais claras devido aos menores teores de matéria orgânica

(  E  ) material similar que deu origem ao solo

(  A  ) formado por restos orgânicos tais como folhas, galhos e restos vegetais em decomposição

(  B  ) é a camada mineral mais próxima da superfície, apresenta cor escurecida pela presença de  matéria orgânica humificada.

(  D  ) apresenta-se intemperizado com pouca influência de organismos e com características mais próximas do material que deu origem ao solo.

2. (1 ponto)Cite os fatores que interferem na formação dos solos

Conjunto de fatores físicos, químicos ou biológicos, naturais, responsáveis pelo modelado do relevo terrestre, na maioria diretamente ligados ao clima (chuvas, rios, água subterrânea, correntes marinhas, ondas, geleiras, ventos). Pode ser acelerada artificialmente pelo homem, por desmatamentos, cortes de estradas ou outras modificações no manto de intemperismo em geral.

APRESENTAR TODOS OS CÁLCULOS – se não apresentar os cálculos a atividade será zerada.

AULA 03 (2,5 pontos)

  1. (1, 5 pontos) Calcule a Saturação de Bases (V%) e responda se este solo é EUTRÓFICO ou DISTRÓFICO e  que indicação deverá ser feita.

OBS: O Na (sódio) quando presente na análise do solo é utilizado no cálculo da soma de bases, quando ausente deverá ser desconsiderado

RESULTADO FICTÍCIO DE UMA ANÁLISE DE SOLO:

pH = 5,2

Ca = 2,0

Mg = 0,6

K = 0,4

Na = 0,02

Al = 3,0

H+Al = 4,2

S = Ca + Mg + K + Na

S = 2,0 + 0,6 + 0,4 + 0,02

S = 3,02 cmolc/kg

CTC pot = S + H + Al

CTC pot = 3,02 + 1,2 + 3,0

CTC pot = 7,22 cmolc/kg

V = S x 100/ CTC pot

V = 3,02 x 100/ 7,22

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (141.2 Kb)   docx (41.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com