TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO AGRONÔMICO: IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO CONVENCIONAL SEMI FIXO

Por:   •  9/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 6

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS DE NOVA XAVANTINA

CURSO DE BACHARELADO EM AGRONOMIA

[pic 1]

PROJETO AGRONOMICO: IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO CONVENCIONAL SEMI FIXO

ALAN P DE BRITO

EDSON TEIXEIRA

RICARDO BONIFÁCIO

Nova Xavantina-MT

Setembro, 2018

1. INTRODUÇÃO

A irrigação na agricultura é uma tecnologia antiga, mas que nos últimos anos vem ganhando grande relevância devido à necessidade do uso consciente da água sem perda na capacidade produtiva de alimentos (Santos 2014). A irrigação é primordial para as plantações, sendo um dos pontos que determinará a produtividade da cultura trabalhada. Cada região, solo e clima delimitam a instalação da rede de água enquanto o tipo do cultivo delimita a lâmina de água específica.

A aplicação de água nos sistemas de irrigação por aspersão convencional se faz pela divisão de um ou mais jatos de água em uma grande quantidade de pequenas gotas no ar, que caem sobre o solo na forma de uma chuva artificial. Segundo BISCARO 2009, a passagem de água sob pressão através de orifícios de pequena dimensão é o que causa o fracionamento do jato. Com o auxílio, via de regra, de um sistema de bombeamento, a água percorre um conjunto de tubulações gerando a pressão necessária para acionar os aspersores.

De acordo com BISCARO (2009) entre as principais vantagens apresentadas por esse método destacam-se a não exigência de um processo de sistematização do terreno, a disponibilidade de maior área cultivável (ao contrário da irrigação por superfície, não há perda de área), o fato de não possuir restrição quanto ao horário de aplicação e não causar problemas de erosão do solo. As desvantagens da aspersão são: o elevado custo inicial, a susceptibilidade à interferência de aplicação devido ao vento, às elevadas perdas por evaporação da água diretamente do jato fracionado e a exigência de um sistema de moto bomba com elevada potência, dependendo da área a ser irrigada.

2. OBJETIVO

O objetivo deste projeto é estabelecer parâmetros de comunicação e informações necessárias para a elaboração e apresentação de projetos de irrigação pressurizada pelo método de aspersão convencional semi fixo, para uma propriedade rural de agricultura familiar do município de Nova Xavantina-MT, chácara do Scapini (Figura 1).

[pic 2]

Figura 1: Local de implantação do projeto de irrigação por aspersão. Imagens Google maps.

3. DIMENSIONAMENTO DO PROJETO

Os dados de entrada que darão o embasamento para a execução do projeto são de acordo com o projeto de norma em questão:

O levantamento da área a ser irrigada tem tamanho de 150 m comprimento e 100 m largura, totalizando uma área de 15000 m², ou seja, 1,5 ha. Nesse projeto está diamensionado para inserir a cultura de milho doce (Zea mays), onde suas raízes apresenta uma profundidade de 0,40 m (EMBRAPA, 2004).

Segundo ALBUQUERQUE e GUIMARÃES 2004, a relação ETc/ETo origina o chamado coeficiente de cultura (Kc), portanto Kc é dependente do tipo de cultura e de sua fase do ciclo fenológico. Como provém da ET, o Kc também sofre fortemente os efeitos do clima, principalmente o déficit de pressão de vapor do ar e a velocidade do vento. Para a cultura do milho, os valores apresentados para o Kc na fase final do ciclo variam de 1,0 a 1,15 (Doorenbos e Pruitt, 1977), caso nesse projeto será utilizado o maior valor do Kc de 1,15.

Segundo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a região que a propriedade está localizada apresenta os seguintes valores climatológica sendo a temperatura media anual de 25,1°C, velocidade do vento 10,52 km/s, pluviosidade media anual 1498 mm.

3.1 INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Produto fabricado com formulação de material plástico de engenharia poliamida (Nylon) o qual assegura bom desempenho sob severas condições de trabalho, através de características de fabricação como: resistência à fadiga, resistência à fissuração ou pressão, resistência à temperatura em contínuo, resistência ao desgaste e baixo coeficiente de atrito e resistência aos raios ultravioleta.

ASPERSOR: aspersão agropolo NY 30.

MODELO: Longo Vermelho espaçamento código - (2835-ER, 2864-ERL).

BOCAIS DIÂMETRO NOMINAL: 6,20 X 4,60 mm

PRESSÃO: 25 m.c.a.

DIAMETRO ALCANCE: 31,60 metros.

ALTURA MÁXIMA DO JATO: 3,80 metros.

VAZÃO: 3,22 m³/h.

ESPAÇAMENTO: 12 m x 18 m,

Ia: 14,91 mm/h

3.2 ETAPAS DOS CALCULOS DO PROJETO

Nos primeiros calculo a ser realizado é calculara disponibilidade total de água, onde foram sugeridos alguns valores como: capacidade de campo 40%, ponto de murcha permanente 30%, área de fração molhada será aplicado para 100%, e o fator da cultura de milho 0,55 e a profundidade de 40 cm.

Disponibilidade total de Disponibilidade total de água

- IRNmáx = (θ CC − θ PM).Z.f.Fw

- IRNmáx = (0,4 – 0,3). 400.0,55. 1

- IRNmáx = 22 mm/d

Segundo BERNARDO et al. 2011, a evapotranspiração potencial da cultura ETc é função da evapotranspiração da cultura de referência e do coeficiente de cultivo e deve ser determinada para os diferentes estádio fonológicos da cultura. Geralmente, os sistemas de irrigação são dimensionados para atender a demanda de irrigação media máxima durante o ciclo da cultura. Contudo, em alguns casos, pode ser mais viável, devido a fatores econômicos ou a limitação de água, aplicar uma lamina de água menor. Um sistema dimensionado para atender 80% da demanda de irrigação pode proporcionar até 95% da produtividade potencial da cultura. De qualquer forma, parte da água aplicada durante as fases de menor demanda da cultura fica armazenada nas camadas de solo profundas, sendo utilizada na época de maior demanda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (426.6 Kb)   docx (2.7 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com