TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perspectivas e importância da avicultura no Brasil e no mundo

Projeto de pesquisa: Perspectivas e importância da avicultura no Brasil e no mundo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  995 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 1:

Passo 3:

Perspectivas e importância da avicultura no Brasil e no Mundo.

No Brasil, a avicultura emprega mais de 3,6 milhões de pessoas, direta e indiretamente, e responde por quase 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

O setor é representado por dezenas de milhares de produtores integrados, centenas de empresas beneficiadoras e dezenas de empresas exportadoras.

A importância social da avicultura no Brasil se verifica também pela presença maciça no interior do país, principalmente nos estados do Sul e Sudeste. Em muitas cidades a produção de frangos é a principal atividade econômica.

A avicultura industrial brasileira foi consolidada como um segmento moderno fortemente estimulado por políticas públicas, principalmente a partir dos anos de 1970, quando se iniciaram as exportações brasileiras de carne de frango. No início do século XXI o Brasil se tornou um dos maiores exportadores mundiais. Analisar a avicultura industrial brasileira e apresentar as redefinições comerciais e produtivas no segmento de carnes de frango foi o principal objetivo, na busca de resultados sobre os efeitos territoriais da avicultura industrial no que tange a localização das plantas agroindustriais e a seletividade e manutenção dos agricultores.

As exportações da avicultura brasileira (carne de frango, peru, patos e marrecos, ovos, material genético, pintos e ovos férteis) totalizaram 4,07 milhões de toneladas em 2013, resultado 1,5% menor em relação a 2012. Em receita, houve crescimento de 2,3%, atingindo US$ 8,55 bilhões. O bom desempenho dos embarques de carne de frango e material genético garantiu o resultado positivo das receitas de exportações.

A avicultura brasileira manteve seu papel determinante no resultado das exportações do agronegócio brasileiro, com 8,6% dos US$ 99,97 bilhões divulgados pelo Ministério da Agricultura.

Nesse sentido, ações estratégicas de fortalecimento à imagem do produto avícola brasileiro, por meio de parcerias com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) foram determinantes para a manutenção dos resultados das exportações de carne de frango – principal produto da pauta do setor – por meio da marca setorial Brazilian Chicken.

As ações em parceria com a Apex-Brasil geraram expectativas positivas para a avicultura. Para o segmento de frangos, por exemplo, promovemos a maior ação já realizada em feiras internacionais do setor avícola, durante a Anuga 2013, na Alemanha. Em ovos, consolidamos recursos financeiros para a conclusão do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC), o que favorecerá o processo de abertura do mercado europeu para o segmento, possibilitando a ampliação os resultados da marca setorial Brazilian Egg.

Importância econômica da suinocultura, estatísticas de produção, situação atual e perspectivas.

A Suinocultura é uma das atividades da agropecuária mais difundida e produzida no mundo. O porco, espécie precursora do suíno moderno, foi domesticado provavelmente por povos nômades, que em suas mudanças constantes, entenderam como uma vantagem domesticar tal animal.

A preocupação com a poluição do ambiente é uma das maiores ameaças à sobrevivência e expansão da suinocultura nos grandes centros produtores, a exemplo da região Sul, que detém 47,1 % (16,5 milhões de suínos) do rebanho nacional e responde por mais de 80 % (1,2 milhões de toneladas de carne) da produção nacional.

O município de Toledo, no Sudoeste do Estado do Paraná, foi palco de uma inovação tecnológica da mais alta importância: o primeiro Biostema Integrado do país. Trata-se de uma cadeia produtiva que permite o aproveitamento total dos dejetos suínos, transformando-os em novos produtos como o biogás, nutrientes para a piscicultura e adubo para plantações, eliminando quase que totalmente a contaminação ambiental.

Segundo maior rebanho nacional, com um total estimado em mais de 4 milhões de cabeças, e terceira maior produção, a suinocultura paranaense vem gerando empregos e divisas para o Estado em todos os segmentos da sua cadeia produtiva, ocupando uma posição de destaque na economia nacional.

O Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), traz em 2013 novos desafios e conquistas para a suinocultura brasileira. Despois de três anos de muito trabalho e com resultados brilhantes, o PNDS é renovado e busca o caminho da sustentabilidade no setor suinícola.

O PNDS Sustentabilidade irá criar metodologias para aumentar a eficiência produtiva das granjas e agroindústrias, com a aplicação de práticas sustentáveis. Serão executadas ações em 16 unidades da federação que possuem entidades afiliadas a ABCS: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Ceará. O foco de trabalho do PNDS sustentabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com