TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de produção de cebola variedade texas granos 502 PRR

Por:   •  22/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.805 Palavras (12 Páginas)  •  1.417 Visualizações

Página 1 de 12

1.Introdução

A cebola é valorizada pelo seu sabor e aroma distintos, constituído uma fonte de hidratos de carbono, incluído açúcares simples, e praticamente não tem gorduras. As cebolas vermelhas possuem elevadas concentrações de flavonoides (quercitina e antocinaninas), cujas propriedades funcionais são benéficas para a saúde.

Os efeitos de consumo de cebola na prevenção de doenças cardiovasculares, neoplásticas e diabetes, têm sido principalmente atribuídos aos compostos Sulfurados, aos flavonoides, vitaminas e alguns minerais. Os compostos sulfurados da cebola tem ação antimicrobiana, hipoglicemiante, hipoclostereniante, hipotensora e inibidora da agregação plaquetaria. É utilizada em fito terapia para combater a perda de apetite, a hipertensão e as infecções respiratórias e na prevenção de aterosclerose. (Almeida, 2006)

1.1.Justificação

A cebola Allium cepa e uma planta com capacidade de adaptar se a diferentes condições climáticas com potencial na gastronomia, saúde e apresenta valor na economia com fraca disponibilidade no mercado. Disponível uma área de 100 m2 no distrito de Chokwe posto Administrativo de lionde, campos do ISPG com solos férteis de textura argilosa e por estar bem localizado para fácil irrigação.

1.2.Objectivos

1.2.1.Geral

Produzir a cebola numa área disponibilizada de 100 m2 e comercializar.

1.2.2.Especifico

Acompanhar o controle fitossanitário da cultura;

Fazer o acompanhamento do desenvolvimento da planta e controle de infestantes;

Fazer a incorporação de adubos pare melhor produtividade de bolbos.

2.Revisão bibliográfica

2.1. Enquadramento taxonómico

A cebola pertence à espécie Allium Cepa. Da famíliae Allieceae. Está encontra se dividida em diversas variedades botânica ou grupos de hortícolas. A cebola pertence ao grupo Cepa (sin. A. Cepa var), e quanto a chalota pertence ao grupo Aggregatum (sin. Alliun ascal o incumprimento ou A. Cepa var Aggregatum) da mesma espécie e a cebola do Egipto pertence ao grupo proliferam (sin. A. Var prolifeum). A espécie cultivada mais próxima de Alliun Cepa é Alliun Fistulosun (cebolinha comum). Ambas pertencendo a secção Cepa do grupo Alliun.

Familia

Alliunceae

Tribo

Alliaceae

Genero

Alliun

Subgenero

Rhizirideum

Secção

Cepa

Especie

Alliun Cepa L.

Fonte: (Almeida, 2006)

2.1. Origem e distribuição da cebola

A cebola é umas das culturas hortícolas de domesticação mais antiga, de tal forma que desconhece se actualmente a espécie Silvestre de cebola. A espécie Silvestre mais afim de Alliun Cepa é a Vavilovii que existe em espontâneo nas montanhas que separam Irão da Turquia, a uma latitude compreendida entre 35o e 40o N. Originário da Ásia Central (Turquia, Irão, Afeganistão, Paquistão, nordeste da China e Mongólia), a cebola é cultivada a pelo menos 5000 anos. A expansão da cultura para altitudes mais meridionais implicou a adaptação da planta no sentido de formação de bolbo sob condições de fotoperíodo de duração interna e com menor necessidade de frio do que as encontradas nas regiões de origem.

A introdução na região Mediterrânea (latitude 30 o a 35 o N.) aconteceu antes de 2300 ac. À cebola era consumida pelos hindus, Egípcios, Gregos e Romanos da antiguidade. É lendária a participação da cebola na alimentação dos construtores das pirâmides do Egipto. A cultura ter-se-ia mantido na Ásia e nas margens do Mare Nostrum do império Romano, tendo a sua expansão para o Norte da Europa ocorrido durante a idade média possivelmente logo a partir do início do século VI. (Almeida, 2006)

2.2.Utilização e composição

A cebola e uma cultura para alimentação humana, sendo fresco ou após transformação industrial. Na cebola fresca consideram-se duas fases:

Cebolas de bolbo seco, das quais colhe-se o bolbo maturo e,

As cebolas verdes, em que bolbos imaturos e folhas são comidos em saladas. A maior parte da matéria-prima processada é transformada em produtos desidratados e congelados.

As cebolas são valorizadas pelo seu sabor e aroma distintos, constituindo uma boa fonte de hidratos de carbono, incluído açucares simples, e praticamente não tem gorduras. As cebolas vermelhas possuem elevadas concentrações de flavonόides (quercitina e antocianinas), cujas propriedades funcionas são benéficas a saúde. (Almeida, 2006)

2.3.Morfologia

A cebola é uma monocotiledonia herbácia de ciclo vegetativo bienal. O sistema radicular é fasciculado, superficial explora apenas os primeiros 25 cm do solo, pouco ramificado, sem pelos radiculares. As raízes da cebola são adventícias (excepto a raiz da plantula) e possuem uma duração reduzida, havendo uma constante produção de novas raízes a partir do caule. Este, designado de disco, é muito curto e situa se na base do bolbo. As folhas são cilíndricas, compostas por bainha e limbo. (Almeida, 2006)

2.4.Classificação das cultivares

Cultivares de (dia-curto);

Cultivaras (intermédios);

Cultivares de (dia-longo).

A escolha de cultivares com diferentes reacções de fotoperiodo e de durações do ciclo cultural permite um escaloamento da produção numa mesma região produtora. (Almeida, 2006)

2.5.Desenvolvimento e condições ambientais

2.5.1.Desenvolvimento vegetativa

A emergência e o crescimento inicial da cebola são lentos, quando comparados com os de outras hortícolas. Depois da emergência do cotilédone, a plântula produz sucessivamente folhas a partir do caule achatado em forma de disco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com