TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de produção de milho de variedade Matuba

Por:   •  17/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.107 Palavras (25 Páginas)  •  9.992 Visualizações

Página 1 de 25
  1. INTRODUÇÃO

O milho é a cultura agrícola de maior importância em Moçambique, ocupando cerca de 1/3 da área total cultivada no país (HOWARD et al., 2000 citado pelo IIAM, 2002). Esta cultura pode ser considerada uma cultura tanto alimentar básica assim como de rendimento. O potencial para produção do milho em Moçambique, está associado a condições agro-ecológicas do país (WALKER, et al., 2006, citado pelo IIAM, 2002).

A produção total e a produtividade decrescem devido a um grande número de problemas, entre os quais se inclui a utilização de variedades não adaptadas, susceptíveis a pragas e doenças (BUENO, 1992).

O sector familiar é o mais importante na produção do milho em Moçambique, pois, responde por mais de 90% da área cultivada e do total da produção. Entende-se por camponeses do sector familiar os agricultores pobres que produzem geralmente em condições de sequeiro. No entanto, os rendimentos neste sector são muito baixos principalmente nas zonas centro e sul, e faixa litoral devido, entre outros factores, ao nível tecnológico empregue e os inúmeros problemas bióticos e abióticos que limitam os rendimentos de milho nestes ambientes (BUENO, 1992).

A produção deste cereal pode ser destinada a indústria de produção de alimento animal (Hildebrand et al., 1986). Sendo assim, para o país, contribui para a expansão das actividades económicas, quer criando mais postos de trabalho, quer reduzindo as importações dos países desenvolvidos. As folhas e caules do milho podem ser usado para a cama e os restos da maçaroca como combustível utilizado pelo agregado familiar (HILDEBRAND et al., 1986).

O presente plano de produção abordará as etapas de preparação do solo, produção, controle fitossanitário da cultura de milho, para fins de aprendizagem, numa área de 100m2 no distrito de Chókwè, província de Gaza.

O seguinte plano de produção seguirá a seguinte sequência: preparação do solo (lavoura, gradagem, sulcagem), colheita e a comercialização. As operações serão feitas na sua maioria mecanicamente, e para além de indicar as fases correspondentes a produção, serão indicados os custos das operações.

  1.  Justificação

A razão da escolha da cultura de milho de variedade matuba, deveu-se a vontade de aperfeiçoar o conhecimento em relação ao seu ciclo, rendimento, nutrição, pragas e doenças. Por Chókwè possuir clima adequado, campos agrícolas com elevado potencial agrícola e água de rega para o cultivo.

O milho é a cultura mais praticada por cerca de 100% dos agricultores no distrito de Chókwè, principalmente na época fria. A maior parte destes agricultores praticam agricultura para o sustento da sua família (MENETE; GIVÁ, 2002, citado por CAMBAZA, 2007).

A cultura de milho é considerada uma das básicas representativas e importantes a nível nacional, apresentando-se com um peso significativo na alimentação da população (SNAP, 1995, citado por CAMBAZA, 2007).

  1. Objectivos:

  1. Geral

  • Elaborar plano de produção para o cultivo de milho numa área 100 m2 no Distrito de Chókwè.
  1.   Específicos

  • Descrever as etapas da preparação do solo até a colheita;
  • Fazer o controlo fitossanitário;
  • Fazer a comercialização e analisar do rendimento.

        

  1. II. DESCRIÇÃO DA ÁREA DE CULTIVO

2.1. O distrito de Chókwè localiza-se a Oeste da região Sul de Moçambique, mais concretamente a sudoeste da província de Gaza, entre as coordenadas geográficas 24° 05' e 24° 48' Sul, de latitude, e 32° 31' e 33° 35' Este, de longitude. Com uma superfície de aproximadamente 2 435 km2, o distrito de Chókwè é limitado a Norte pelo rio Limpopo, este rio separa o distrito de Chókwè com distritos de Mabalane e Guijá; a Sul, o distrito tem como limites o distrito de Bilene e o rio Mazimechopes; o rio Mazimechopes faz a separação com o Distrito de Magude na Província de Maputo; a Este é limitado pelo Distrito de Chibuto e por uma pequena faixa do Distrito de Xai-Xai; a Oeste pelos distritos de Massingir e Magude, (FERRO, 2005, citado por CAMBAZA, 2007).

2.2. Tipos de solos

De uma maneira geral, pode-se dizer que os solos do Distrito de Chókwè são solos maioritariamente argilosos e pesados (VILANCULOS, 2005).

2.3. Área cultivada

No concernente ao uso da terra pode-se afirmar que o distrito de Chókwè é basicamente agrário, com uma área agrícola que ronda os 80 000 ha que são explorados por dois tipos de agricultura, nomeadamente a de irrigação e de sequeiro (FERRO, 2005, citado por CAMBAZA, 2007).

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

3.1. Descrição e origem do milho

O milho é uma cultura muito importante em Moçambique, é a primeira em termos de números de pequenos produtores, área cultivada e produção de energia para o trabalho. Junto com a mandioca e batata-doce, o milho é uma das três culturas básicas no nosso país, ocupando cerca de um terço da área total cultivada (SÁNCHEZ et al., 2011).

Segundo OLIVEIRA (1987), o milho (Zea mays L.) é uma planta anual, da família das gramíneas, com interesse agrícola na alimentação humana (grão) e na dos animais (parte aérea). É provavelmente originário da América, tendo sido primeiramente cultivado no México. A planta possui espiguetas masculinas com duas flores reunidas numa grande panícula terminal (bandeira) e espiguetas femininas com uma flor em espigas axilares de eixo carnudo (maçaroca), envolvidas por grandes brácteas (camisas). Possui um estilete único prolongado em estigma forma um conjunto muito alongado (barbas). O ciclo da cultura vária de 80 a 150 dias. Os tipos de híbridos cultivados são simples, duplo e trilíneo, podendo ter geralmente o grão branco a amarelo e serem dentados ou redondos.

  1.  Classificação Taxionómica

Segundo RESENDE (1999), a classificação taxonómica de milho é:

Reino: plantae                                                                                              Filo: Angiospermica                                                                                             Classe: Monocotilodenea                                                                              Ordem: Graminae,                                                                                               Família: Graminaceae                                                                                                      Género: Zea                                                                                                   Espécie: Zea mays L.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (308.8 Kb)   docx (974 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com