TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE MORFOLOGIA E FÍSICA

Por:   •  13/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DA BIODIVERSIDADE

CURSO: AGRONOMIA

DISCIPLINA: MORFOLOGIA E FISICA DO SOLO

DOCENTE: Dr. SEBASTIÃO CAVALCANTE DE SOUZA

RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRATICAS

[pic 2]

CRATO- CE,

DEZEMBRO DE 2017

SEGUNDO EXPERIMENTO

INDRODUÇÃO: O segundo experimento teve como base, descobrir a porosidade e calcular a densidade do solo. A porosidade é uma propriedade física definida pela relação entre o volume de poros e o volume total de um certo material. Já a densidade de partículas refere-se apenas à fração sólida de uma amostra de terra, sem considerar a porosidade. Por definição, entende-se como densidade das partículas a relação existente entre a massa de uma amostra de solo e o volume ocupado por esta fração sólida.

OBJETIVO: O objetivo do experimento era fazer com que o solo passasse por alguns processos para saber as porcentagens de porosidade e o grau de densidade do solo estudado, para este experimento foi usado, um solo de uma área não cultivada da faculdade.

MATERIAIS E MÉTODOS

Os principais equipamentos e utensílios utilizados são:

- Balança de precisão

- Amostrador de UHLAND  

- Estufa

- Anéis do amostrador  

- Termômetro

- NaOH

- Ligas e Panos

-Álcool

-Bureta com torneira

-Balão volumétrico        

MÉTODO: Existe três tipos de métodos para fazer a análise de porosidade e densidade. O método do balão volumétrico, método do torrão e o método da proveta. O método utilizado para essa análise foi a do balão volumétrico. A mesma, compreende a coleta das amostras de solo em cada ponto amostral, por meio do método do anel volumétrico, sendo que posteriormente são realizadas as analise no laboratório de solos da Universidade Federal do Cariri. E por último devem ser realizados os cálculos para determinação dos atributos do solo baseado nas diferenças de pesos das amostras.

PROCEDIMENTOS: O material analisado, foi coletado em uma área aberta sem uso e sem vegetação. Com o auxílio de uma marreta e do amostrador de UHLAND o anel volumétrico foi totalmente introduzido ao solo para a coleta de solo entre 0 a 10cm, no mesmo local, foi introduzido novamente o anel no solo para retirar o solo com profundidade de 10 a 20cm. Após retirado o anel do solo, deve-se retirar o excesso do solo ao eu redor utilizando uma faca, depois de retirado o excesso de solo, o anel volumétrico precisa ser cuidadosamente guardado na lata envolvido os dois lados com um pano e uma liga. Deve-se conferir a numeração das latas com o anel e a numeração.

No mesmo dia com as amostras ainda úmidas, foram pesadas em uma balança de precisão e logo em seguida colocadas em estufa a uma temperatura de 105ºc, deixando nessa condição durante 24 horas. Depois de 24 horas foram retirados os cilindros de solo da estufa, deixado esfriar e foram pesados novamente. Depois voltaram para a estufa para se repetir mais duas pesagens. As pesagens foram feitas as 08:00, 12:00 e as 16:00 horas. Após obter as três pesagens foi pesado 20g de cada profundidade e colocado em um balão volumétrico.

Na bureta, foi colocado 50 ml de álcool e foi deixado escorrer o álcool no balão até atingir a marca, depois anotado o volume que restou na bureta.

RESULTADOS E DISCURSÕES:

A partir dos valores calculados foi encontrado a percentagem de porosidade e o grau de densidade.

0-10

10-20

PESO UMIDO

252,45g

257,61g

PESO SECO

229,56-230,1-229,8g

234,7-234,7-234,7g

PESO L.P.A

66,98g

66,92g

PESO 20g

20,01g

20,03g

VOLUME D/20g

42,3ml

42,5ml

        

DENSIDADE

  • Volume do cilindro.

V2 = PiR2h              

V2 = 3,14 * 2,62 * 5

V2 = 102,05

  • Ms- MASSA DO SOLO SECO.

        0-10                                                         10-20

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (142.2 Kb)   docx (49.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com