TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PRÁTICA

Por:   •  11/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

LINCENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

NOME: Deborah Souza Gomes                               RA: 1918280

MANAUS – AMAZONAS

2019

SUMÁRIO

1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

1.1 Educação? Educações: Aprender com o índio. (reflexão sobre o texto)

1.2 O fax do Nirso (reflexão sobre o texto)

1.3 A história do chapeuzinho vermelho (na versão do lobo) (reflexão sobre o texto)

1.4 Uma pescaria inesquecível (reflexão sobre o texto)

1.5 A folha amassada (reflexão sobre o texto)

1.6 A lição dos gansos (reflexão sobre o texto)

1.7 Assembleia na Carpintaria (reflexão sobre o texto)

1.8 Colheres de cabo comprido (reflexão sobre o texto)

1.9 Faça parte dos 5% (reflexão sobre o texto)

1.10 O homem e o mundo (reflexão sobre o texto)

1.11 Professores reflexivos (reflexão sobre o texto)

1.12 Um sonho impossível? (reflexão sobre o texto)

1.13 Pipocas da vida (reflexão sobre o texto)

  1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
  1. Educação? Educações: Aprender com o índio. (reflexão sobre o texto)

Neste texto pude refletir que a educação acontece de forma ampla e diversificada e que aprender com o homem o trabalho da vida, não existe apenas um único modelo. O saber é adquirido através de diferentes vivencias e situações de trocas entre pessoas em todos os contextos sociais.

A educação vem através de processos de produção de crenças e ideias.

  1. O fax do Nirso (reflexão sobre o texto)

Nesta reflexão pude avaliar que hoje o mercado de trabalho está lotado de pessoas como o Nirso, com problemas de letramento. Este caso ocorre porque as pessoas são obrigadas a largar a escola para trabalhar, ficando assim sem ensino e esta realidade do Nirso vêm crescendo cada vez mais, contudo, o ensino de hoje em grande parte é precário e sem eficiência porque as escolas de hoje são distribuídas em diplomas e certificados, e as pessoas que a exercem não estão verdadeiramente preparadas. Contudo, as pessoas acabam ficando pobre em ensino e em educação.

  1. A história do chapeuzinho vermelho (na versão do lobo) (reflexão sobre o texto)

Nesta reflexão pude observar que não pudemos apresentar a nossa opinião e nem a opinião como verdades absolutas, e sim procura sempre questionar buscando o conhecimento da outra versão, para que todos criem seus conceitos sobre o assunto. Todavia, nós professores devemos discutir e aceitar os diferentes pontos de vista. E através, de dúvidas e discussões podemos formar as nossas próprias opiniões e conceitos, sendo assim, contribuir na formação da sociedade.

  1. Uma pescaria inesquecível (reflexão sobre o texto)

Nesta reflexão pude refletir sobre a ética que é o estudo do conjunto de valores morais de um grupo ou indivíduo.

E através do mesmo pude perceber que a ética é fundamental na sociedade, nunca devermos pensar em sermos beneficiados através de membros familiares ou amigos que trabalhar no sistema e tirando o direito de outros ou melhor nunca devemos ultrapassar e se beneficiar na costa de outros, mas sim agir conforme os princípios para assim viver numa sociedade mais justa.

  1. A folha amassada (reflexão sobre o texto)

Nesta reflexão pude observar que uma folha amassada repassa a importância que tem uma palavra dita, como a mesma pode interferir na vida de uma pessoa e como é difícil tentar amenizar algo que já foi dito, e a impressão que deixamos é impossível de apagar. Contudo, temos que aprender a ser mais compreensível e mais paciente, porém não devemos deixar de falar por medo da reação do outro, e sim, sermos suaves com as palavras pra não magoar ninguém.

  1. A lição dos gansos (reflexão sobre o texto)

Nesta reflexão, pude entender o significado de trabalho em equipe nele pude observar a importância de haver a união no ambiente de trabalho, mesmo que pensemos que não necessitamos de ninguém, mas nos deparamos com a dura realidade que revela que não iremos conseguir nada sozinho se não houver ajuda não conseguiremos ir longe.

Numa sala de aula devemos mostrar aos alunos que o professor como autoridade e como um profissional está ali para repassar um conhecimento e precisa da ajuda dos alunos para isso.

  1. Assembleia na Carpintaria (reflexão sobre o texto)

Nesta reflexão, pude analisar o quão importante é valorizar as qualidades dos outros, saber identificar as suas qualidades e distinguir o cada um possui. O professor na sala de aula terá que saber reconhecer as qualidades de cada aluno e demonstrar seus erros de maneira branda e sem constrangimento para não magoar ninguém. Por isso, o professor terá que pautar qualidades e defeitos para não constrangi ninguém e sim buscar os pontos fortes de cada um.

  1. Colheres de cabo comprido (reflexão sobre o texto)

Neste texto, pude refletir a importância do trabalho em equipe, que ao trabalhar em equipe os trabalhos dão certos, visto que no individual tem mais dificuldade de alcançar seus objetivos. Hoje, no mercado de trabalho para ser um bom profissional é necessário trabalhar em grupo, pois é impossível não nos depararmos com alguma área que não necessite de uma equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (371.1 Kb)   docx (350 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com