TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO EFEITO DA PRESENÇA GERMINAÇÃO DE GRÃOS DE FEIJÃO

Por:   •  24/1/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.853 Palavras (8 Páginas)  •  1.913 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO[pic 1][pic 2]

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BARRA DO BUGRÊS

CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS

RELATÓRIO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL

DISCIPLINA: QUIMICA GERAL

DOCENTE: DR. JOSÉ WILSON P. CARVALHO

Efeito da presença de detergente comercial no processo de germinação de grãos de feijão

(Phaseolus vulgaris)

Hugo Esteves Grapiuna;

 Jaqueline Roldão Bellini;

Luiz Fernando Pereira Silva;

Marco Antonio Costa Junior;

Tiago Assis do Santos.

Barra do Bugres - MT

2018

SUMÁRIO

  1. Resumo ................................................................................................................3
  2. Introdução ...........................................................................................................3
  3. Materiais e Métodos ...........................................................................................4
  4. Procedimento Experimental ..............................................................................4
  5. Resultados e Discussão .......................................................................................6
  6. Conclusão ............................................................................................................7
  7. Referências ..........................................................................................................9

Resumo

Este relatório traz análises feitas sobre o impacto da aplicação de detergente comercial em grãos de feijão. O detergente pode prejudicar o desenvolvimento do grão, uma vez que ele impede a absorção das partículas de água ou sujeita, fazendo com haja a inibição da germinação do grão de feijão. Sendo assim o intuito do experimento é explicar o porquê o detergente é um dos maiores causadores para as plantas e porque o efeito dele é tão impactante ao grão de Feijão. Desta forma, procura-se desenvolver uma aula experimental que vivencie o que foi observado durante os sete dias de experimento.

Introdução

O experimento procura investigar os impactos causados pelo detergente na semente de feijão, com a proposta de bioensaio, e avaliar os efeitos tóxicos causados pela solução do detergente em diferentes concentrações, na perspectiva utilizando situações dos impactos ambientais, e com a consciência da importância da química (VAISTSMAN, 2006). O detergente é uma substância no qual contamina grande número de riscos com a sua presença ao meio ambiente por ser composto pelo ácido sulfônico que não permite ter uma absorção de nutrientes por ser tóxicos, além disso, os detergentes diminuem a tensão superficial entre dois líquidos, sendo entre um liquido e um sólido que apresenta comportamento elevado, devido ao seu alto consumo mundial (EL SEOUD et al., 2006).

        Considerando o que foi exposto em aula prática, é importante ressaltar que a utilização do detergente no grão de feijão como teste, tem a viabilidade de ser teste de baixo custo com substância em diversas concentrações, para observar se houve crescimento como mutações ou morte (VAZ, 2004 APUD FANTIN et al., 2009). É indicado que selecione os mais sensíveis organismos para que tenha um resultado de qualidade do organismo-teste (FANTIN et al., 2009). Devido a isso, tem-se mostrado ótimos resultados pela sensibilidade e por desenvolver facilmente permite que o grão germine de modo rápido, sofrendo alterações fisiológicas e sendo bem vulnerável a interferências ambientais (WANG et al., 1995).

        O Feijão comum ou anão, grão proveniente da espécie (Phaseolus vulgaris L.), é fonte rica de nutrientes e provê quantidades significativas de proteínas, calorias, ácidos graxos e fibra alimentar (NALEPA, 2013). O grão, como todo material higroscópico (que absorve a umidade do ar), tem a propriedade de absorver ou ceder água para o ar que o envolve, o que permite uma facilidade para solução-teste. E quando a umidade relativa do recipiente do grão tende a absorver ou perder umidade para o ambiente, até atingir o equilíbrio. E são esses aspectos que são de fundamentais a importância para entender o mecanismo do feijão, cuja característica de qualidade é bastante sensível e permite desenvolver-se de modo rápido fisiologicamente para visualizar como os efeitos tóxicos possam apresentar bioensaios. (BRAGANTINI, 2005).

O objetivo do relatório é repassar o que foi realizado em prática e como monitorar o efeito de diferentes concentrações de detergente comercial na germinação de grão de feijão in vitro, em um período de sete dias, conhecendo os riscos emergentes que podem ser causados ao meio ambiente. Com base no experimento usa-se o grão de Feijão com detergente, para ter a proporção do impacto no ambiente que é causado pelo produto.

Conforme o uso do grão de feijão na experiência utiliza-se o detergente e o algodão, e observou que os efeitos do feijão houve uma inibição na germinação dos grãos de feijão, comprovando o efeito tóxico da solução-teste, mas é necessário que se ofereça água, luz e calor para que se desenvolva a planta e ela consiga se mantiver. Desta forma, engloba todo fator e permite visibilizar do desenvolvimento da solução aquosa de detergente na germinação do grão.

Materiais e métodos

Utilizaram-se os materiais:

  1. Detergente comum;
  2. Garrafa plástica descartável 500 mL;
  3. Copos descartáveis;
  4. Grãos de Feijão
  5. Algodão
  6. Água
  7. Seringa sem agulha

Procedimento experimental

De inicio foram distribuídos recipientes rotulados para preparar as soluções que envolvem a mistura entre água (H2O) com detergente comum, ao todo foram utilizadas sete concentrações de soluções sendo: 0,0%; 0,2%; 0,4%; 0,6%; 0,8%; 1% e 10%. Logo após colocou-se três grãos em três copos descartáveis com uma pequena porção de algodão. Foi utilizada uma seringa com 3 mL para semear a semente de feijão conforme a concentração de cada solução-teste e depois os grãos foram armazenados em um ambiente arejado e que fosse exposto a luz solar ou a luz do local durante os sete dias, e por conseguinte a relação entre a água e o detergente, durante os dias estabelecidos, o procedimento teve acompanhamento diariamente com a irrigação de 3 mL em cada recipiente pelo grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (406.3 Kb)   docx (221.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com