TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Parcial de Remediação de Solos e Águas

Por:   •  24/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.587 Palavras (11 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Campus Diadema

Ciências Ambientais

Uc: Remediação de solos e águas

BIANCA MEDEIROS

GABRIELLA FERRARO

HYEJUNG SIM

ÍSIS CASULA

PALOMA MOURA

Relatório Parcial

DIADEMA

2016

1. Caracterização da área

1.1 Histórico do local

Nos anos de 1950, a Universidade de Stanford, localizada na Califórnia, nos Estados Unidos da América, foi pioneira do conceito de locação de terrenos para área industrial. Uma das empresas participantes do projeto era a Hewlett-Packard (HP). Porém, suas instalações no local ocasionaram danos não previstos ao Vale, a partir de vazamentos de substâncias químicas tóxicas utilizadas nos processos produtivos de ambas as indústrias, formando uma enorme pluma de contaminação (pluma COE) que atingiu rapidamente as águas subterrâneas da área.

1.2 Descrição da área

O local de estudo e sua vizinhança, fazem parte do Vale de Santa Clara. Este Vale possui “leques” aluviais altamente variáveis, assim ao longo do tempo este fez com que ocorresse uma abrupta mudança da topografia das colinas adjacentes ao Vale, e o resultado dos padrões da drenagem da água superficial é que escoam a partir das colinas para o fundo do Vale até a Baia de São Francisco.

A orientação e predominância da deposição dos canais no Aquífero A tende de leste para oeste da Page Mill Road, porém tornando-se norte nas imediações de Matadero Creek. A distribuição do depósito de sedimentos grosseiros e de granulação fina causam refração do fluxo da água subterrânea, assim afetando a distribuição e migração dos caminhos dos agentes químicos na água.

O aquífero A e aquífero B são identificados como de águas rasas. O aquífero A possui profundidades de 13 a 15 feet (com base da superfície do solo) incluindo o A1U, A1 e A2,na parte ocidental da COE área, as areias na zona A1 e A2 estão em contato direto, assim formando uma única unidade hidraúlica (A1/A2). O aquífero B é encontrado com profundidade de 60 a 120 feet (com base da superfície do solo). Na porção superior do aquitarde A/B se estende uma areia fina, que foi designada como A2 Deep (A2D).

A direção da água subterrânea na COE área é sentido nordeste. a partir das colinas até a Baía de São Francisco. No aquífero A os gradientes da água subterrânea é afetado pelo desaguamento do Oregon Expressway Underpass (OEU), assim a direção geral da água subterrânea nesse aquífero parte do sul para o norte em direção a OEU, com um pequeno desvio na localização leste relacionado a distribuição de sedimentos grosseiros e finos.

Além disso, a área de estudo apresenta cinco níveis de zonas litológicas com diferentes texturas, estruturas e granulometria, que são: A1U, A1U/A1 Aquitarde, A1, A1/A2 Aquitarde e A2.

2. Caracterização da fonte de contaminação e dos meios afetados

Com os dados dos poços de monitoramento verificamos a presença, nas camadas A1U, A1 e A2, sendo que a camada B possuía uma detecção muito baixa, de compostos clorados, em sua maioria no estado líquido, voláteis e DNAPLs, ou seja, os compostos tem densidades maiores que da água, isso ocasiona uma tendência destes a afundarem ao entrar em contato com a mesma (BRAGA, et al., 2002). Estes compostos apresentam grande importância na indústria, porém podem ser feitos estudos para haver a substituição destes por outros que ocasionem um menor impacto ambiental e também

à saúde humana, é necessário então um maior investimento das indústrias para evitar tais acidentes ambientais.

O modelo conceitual (Anexo 7) mostra as principais fontes de contaminação detectadas, cujas áreas correspondem à indústria Hewlett Packard e a uma indústria de lavagem a seco, Dry Cleaner. Apesar de haver altas concentrações em diferentes locais da área em que não pode ser identificada precisamente a fonte, presumimos então que seja alguma outra indústria não nomeada no mapa, já que a maior parte da área é industrial.

Com o intuito de caracterizar os caminhos realizado pelos contaminantes, foram delimitadas as plumas (Anexo 2), de acordo com os valores de concentração obtido nos poços e mais os fluxo da água subterrânea obtido pelos mapas potenciométricos das camadas A1U, A1 e A2 (Anexo 1).

2.1 Descrição dos compostos

Foi detectada a presença de diversas substâncias que causam a contaminação do local, e essas apresentam diferentes características, segue na tabela abaixo:

Tabela 1: Características Gerais dos Compostos

Composto

Características Gerais

Fonte

Chromium Total (Cromo total)

Seu uso industrial é associado a fabricação de ligas metálicas e estruturas de construção civil por apresentar alta dureza, resistência ao atrito, baixa corrosão e desgaste. As principais fontes antropogênicas provem de operações de galvanoplastia, manufatura de tecidos e indústrias de tingimento de couro. Seu risco à saúde humana é principalmente associado ao trato respiratório, e consequentemente causa câncer pulmonar quando a exposição a substância é muito alta. Estudos relatam que os principais receptores são trabalhadores industriais.

(SILVA & PEDROZO, 2001)

Chomium (VI) (Cromo Hexavalente)

O produto é um oxidante forte que no ar, reage com partículas de poeira ou outros poluentes para formação do Cromo Trivalente. Há muitos estudos epidemiológicos que demonstram que o este é um potencial carcinógeno humano, mas poucos fornecem dados de exposição adequados para uso na estimativa de risco.

(US EPA, 1998)

Trichloroethylene (Tricloroetileno, TCE)

É uma substância nociva, e por estar exposta ao ar, solo e água, a possibilidade de absorção pelo ser humano é alta. Após ser absorvido, é distribuído nos tecidos, por meio da circulação sistêmica, é excretado principalmente pela respiração.

(US EPA,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (113.3 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com