TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Prático O3 Extração De Cálcio Trocável Do Solo

Por:   •  30/3/2023  •  Seminário  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO PRÁTICO O3

EXTRAÇÃO DE CÁLCIO TROCÁVEL DO SOLO

Diego Pereira André de Lima¹

Washington Cotrim Duete²

Cruz das Almas-Bahia

Maio, 2015

1. APRESENTAÇÃO

Este relatório descreve as atividades desenvolvidas por Diego P. A. de Lima, aluno do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no âmbito da parte prática da disciplina CCA 301 –Química e Fertilidade do Solo do 6o semestre/2014.2.

A disciplina é ministrada pelo Prof. Washington Cotrim Duete.

Serão descritos os objetivos, a parte metodológica, os resultados, as discussões e as conclusões referentes à prática intitulada "Extração de Cálcio Trocável do Solo".

Cruz das Almas, 01 de maio de 2015.

__________________________________

Diego P. A. de Lima

02. Introdução

Os nutrientes essenciais são aqueles sem os quais as plantas não conseguem completar o seu desenvolvimento normal e que se apresentam constituindo moléculas importantes das plantas, as quantidades requeridas pelas plantas os divide em macro e micronutrientes essenciais, variáveis conforme a espécie e o estado de desenvolvimento. Esses elementos encontram-se nos solos em diferentes combinações químicas, sendo só algumas destas, passíveis de serem absorvidas pelas plantas.

Dentre os macro nutrientes se destaca o cálcio de símbolo químico Ca, de número atômico 20 e massa atômica 40. É um metal da família dos alcalino-terrosos assim como o Mg e o K, em sua forma pura o cálcio é um metal mole, maleável e dúctil que arde com chama vermelha formando óxido de cálcio e nitrito.

Segundo Klaus, o cálcio (Ca) é um nutriente importante para as plantas e somente uma pequena parte do total que está na solução do solo encontra-se disponível, melhora a estrutura, a permeabilidade e a infiltração de água no solo e ajuda a planta a suportar o estresse por salinidade. Por isso, é sempre importante manter o equilíbrio do Ca com os outros cátions do solo para evitar o antagonismo e competição. Em termos de absorção pelas plantas, o Ca compete com outros cátions, como N+, K+, Mg2+, NH4 +, Fe2+ e Al3+. Solos ácidos, contendo Al3+ livre ou uma grande quantidade de amônio aplicada ao sistema, podem diminuir a absorção de Ca pelas plantas. Há uma faixa ótima de equilíbrio entre os teores de Ca, Mg e K para as culturas.

O Cálcio é um elemento de ocorrência abundante na natureza. Contudo, existem muitos solos pobres de Ca total disponível, geralmente os ácidos devido à lixiviação. É um dos elementos mais utilizados na agricultura, principalmente como constituinte de corretivos e de adubos. A habilidade de uma planta para obter quantidades suficientes de potássio, cálcio, magnésio ou outro nutriente para um bom desenvolvimento pode depender não apenas da concentração e da forma disponível do elemento no meio de crescimento, mas também de outros fatores que afetam a sua absorção. Dentre estes fatores, a pesquisa tem evidenciado a importância de outros cátions presentes no meio de crescimento na absorção de um determinado cátion pela planta.

O aparecimento de sintomas de deficiência de cálcio nas plantas é muito raro dada a sua disponibilidade no solo para suprir as necessidades fisiológicas das plantas, embora muitas vezes a quantidade presente não seja o bastante para neutralizar teores altos de hidrogênio trocável. Neste trabalho procurou-se determinar os teores de Ca em três solos em condições diferentes.

3. OBJETIVO

Determinar o cálcio trocável de três solos por meio do método complexo métrico com o emprego do EDTA e murexida.

4. MATERIAIS E MÉTODOS

Os procedimentos para a análise foram realizados no laboratório de Química do Solo do Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Cruz das Almas. Sendo usados três solos, um Latossolo Amarelo coletado em área de pastagem, um Latossolo Amarelo de um cultivo de eucalipto e Cambissolo Vértico da região de Irecê.

Para obtenção do extrato do solo, foram colocados 10 cm 3 de solo (TFSA) em um erlenmayer de 125 mL, adicionando 100 ml de KCl 1 mol L-1 e agitado por 5 minutos o recomendado era que fosse usado um agitador horizontal circular, no entanto, no entanto, a agitação foi feita de forma manual. A metodologia indica que os erlenmeyers descansem por uma noite, mas como o nosso objetivo foi puramente didático não foi necessário esse procedimento.

Para a determinação do Ca2+ foram pipetados 25mL do extrato de cada solo, passando-se para os erlenmeyers de 125 ml, adicionou 3mL de KOH a 10% de uma medida calibrada (aproximadamente 30 mg) de ácido ascórbico, adicionou uma medida aproximada de 30 mg de murexida e sulfato de sódio, procedendo a titulação com EDTA 0,025 mol L-1. Pela substituição do ácido calconcarbônico pela murexida a viragem se deu do róseo para o roxo permanente. Foi verificado o volume de EDTA gasto e anotada para cada amostra, sendo feitos os cálculos de acordo com a fórmula abaixo para se determinar os teores de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com