TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre Visita a Embrapa

Por:   •  19/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA

GUSTAVO ANDRADE BRITO

RELATÓRIO SOBRE A VISITA A EMBRAPA

FORTALEZA

2018

GUSTAVO ANDRADE BRITO 

RELATÓRIO SOBRE A VISITA A EMBRAPA  

 Relatório apresentado ao Programa de Graduação em Agronomia da Universidade Federal do Ceará, como requisito parcial à obtenção da nota na disciplina de Introdução à Agronomia.

Orientadora: Profª Maria Lúcia De Sousa Moreira.

FORTALEZA

2018

RESUMO

        Este relatório tem como objetivo apresentar como foi ministrada visita a EMBRAPA ( Caucaia - CE ) , realizado no dia 11  de maio de 2018, coordenado pela Profª Dr. Niedja Goyanna Gomes Gonçalves e dirigido pelo Dr. Antônio Lindemberg Martins Mesquita. De tal modo, o enfoque do assunto fora de alta relevância para os alunos de Introdução à Agronomia, no referente para a aplicação  dos conhecimentos adquiridos sobre a empresa e sobre o controle de pragas  no processo de graduação.

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO...............................................................................................

5

2

APRESENTAÇÃO..........................................................................................

MIP....................................................................................................................

BASE DA CASA..............................................................................................

PAREDE DA CASA..............................................................................

SOBRE A EMBRAPA........................................................................

CONCLUSÃO………………………………………………………………..

6

3

6

3.1

3.2

4

5

7

7

8

9

1 INTRODUÇÃO

Este relatório discursa de cunho educacional a respeito da visita  a EMBRAPA em Fortaleza , que desta maneira, os alunos do primeiro semestre de Agronomia foram direcionados pela  Profª Dr. Niedja Goyanna Gomes Gonçalves  e pelo Dr. Antônio Lindemberg Martins Mesquita,  de forma clara e objetiva. Tais explanações foram relacionadas a  atividades agrícolas e agropecuárias, resumindo-se as culturas dos mesmo. De igual modo, as informações apresentadas a seguir seguem a metodologia utilizada em uma aula em que os alunos tiveram a oportunidade de visitar a empresa a  fim de compreender com mais clareza alguns aspectos referentes ao mesmo.


2 – APRESENTAÇÃO

A saída da aula ocorreu no bloco da fitossanidade na UFC em torno de 8:20 da manhã no próprio intracampus. Após a chegada no local  de desembarque  fomos em direção a empresa e ao adentrarmos  fomos levados até um bloco interno onde  iriamos ter a aula. Ademais, fomos apresentados ao Dr.Antônio Lindemberg, que primeiramente falou sobre a empresa, sua criação e objetivos. Falou como foi sua graduação no curso, seu histórico na faculdade, até a sua inserção na empresa e como funcionou todo o processo seletivo. Logo adiante ele falou  da parte principal, sendo ela o manejo integrado de pragas( MIP) que é de conhecimento essencial para o processo de graduação , pois é aí onde é visto todos os processos de controles físicos , químicos e biológicos ; usando essas relações que ocorrem naturalmente na natureza  adaptando para a criação de mecanismos de controle e erradicação.  

3- MIP

Ao chegarmos na sala de entomologia, foi falado sobre como é a sistemática do MIP. Foi dito que o  manejo integrado de pragas e doenças é uma estratégia de controle múltiplo de infestações que se fundamenta no controle ecológico e nos fatores de mortalidade naturais procurando desenvolver táticas de controle que interfiram minimamente com esses fatores com o objetivo de diminuir as chances dos insetos ou doenças de se adaptarem a alguma prática defensiva em especial.Sendo separados em quatro pontos sendo eles o controle mecânico , genético,físico, cultural e principalmente o controle biológico, todas elas esquematizados em um organograma e forma de casa onde era separadas pela base parede e o teto sendo o próprio MIP  com cada qual com suas respectivas funções e importância no processo de manejo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (219 Kb)   docx (419.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com