TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SECA NO NORDESTE: DESAFIOS E SOLUÇÕES

Por:   •  20/4/2015  •  Artigo  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 4

AGES

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

BACHAREL EM  ENGENHARIA AGRÔNOMICA

RAMON ANDRADE SILVA

SECA NO NORDESTE: DESAFIOS E SOLUÇÕES

Fichamento apresentado no curso de Engenharia Agronômica da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Física do solo e conservação do solo e da água no 2º período, sob orientação do Prof. Carlos Allan.

Paripiranga

Setembro de 2014

MENEZES, Edith de; Morais, José Lacerda. Seca no Nordeste: desafios e soluções. 1º Ed. Atual. São Paulo:2000.

RESUMO

Edith oliveira de Menezes e Jose Lacerda de morais, sem referências na internet, publicaram juntos a  obra : seca no nordeste: desafios e soluções. Obra que foi utilizada para fazer esse fichamento, que nos remete a questionar sobre preconceito no nosso pais, o livro mostra a desigualdade brasileira desde os tempos de colônia. Mostra a história do nordeste desde a sua formação, as suas dificuldades e o que tem de melhor. Mostra também os diferentes climas e espécies de produções dependendo do local da região

PARECER POR CAPITULO:

Capitulo I: O nordeste brasileiro

“[...] o rebanho arrastava o homem e atrás vinha a civilização.”(p.13)

“O café produzido e exportado pelo sudeste foi se tornando o grande motor da economia nacional.”(p.15)

“O fator cultural também é uma agravante da semiaridez. Manifesta-se pela exploração indiscriminada de grandes áreas até a exaustão, uma ação irracional ditada pela necessidade de lucro.” (p.21)

“Quando as aguas baixam, essas terras são utilizadas pelos agricultores ribeirinhos para a formação de roçados, aproveitando o humos e a umidade deixados pelo rio. É o que chamamos de agricultura de vazante[...]” (p.26)

        

  • Primeiramente o autor retrata como se deu a origem do Brasil, descoberto no nordeste onde foi explorado intensamente. Fala das regiões do nordeste e também do rio são Francisco, que é de extrema importância ao povo nordestino. Atualmente o nordeste encontra-se bastante degradado devido a sua intensa exploração e o pouco índice de pluviosidade. Um fenômeno humano ocorreu no nordeste devido as grandes temporadas de seca, foi o êxodo rural onde os nordestinos saiam em busca de melhores condições de trabalho no sul do pais.

Capitulo II: A sociedade da seca

“Seca para mim é chegar dentro de casa e não ter o que comer.”(p.40)

“Fica muito difícil planejar ações de irrigação e de abastecimento quando se trabalha na incerteza da próxima estação de chuvas[...]”(p.67)

  • É tratado nesse capitulo a situação da seca no nordeste, fenômeno que afeta drasticamente as famílias nordestinas. A região mais  afetada pela seca é a região semi-arida que chega a ficar até 3 anos sem sinal da chuva. No nordeste a riqueza e a pobreza andam lado a lado, apesar de ser uma das regiões que mais se desenvolveu o nordeste ainda existe um alto índice de pobreza e desigualdade social, e a falta de chuva é um dos fatores que contribuem para o não desenvolvimento da região, pois grande parte das famílias vivem da agricultura e como todos sabem, sem agua a terra não produz. Uma possível solução para o problema da agua é a irrigação, mas ai já vem outra questão, onde conseguir dinheiro para tal.

 Capitulo III:

“praticamente não houve investimento em capital humano.” (p.82)

“[...] como gerar trabalho e distribuir renda num meio em que boa parte da população é analfabeta[...].” (p.82)

“Nordeste deve considerar a adoção de um agricultura diferenciada do tradicional, tanto em relação a tipos de cultura como no que se refere ao uso de novas tecnologias”(p.84)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (129.5 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com