TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SECA NO NORDESTE

Por:   •  20/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]COLÉGIO BOM JESUS

9º ANO

EMILLY VITÓRIA SANTOS DA SILVA

SECA NO NORDESTE

SALVADOR-BA

2018

[pic 3]

EMILLY VITÓRIA SANTOS DA SILVA

[pic 4]

SECA NO NORDESTE

SALVADOR-BA

2018

RESUMO[pic 5]

Alguns fatores climáticos originam a seca do nordeste brasileiro. As mídias fornecem informações sobre a seca do sertão nordestino, tendo como registro as poucas chuvas que ocorrem no decorrer do ano. Apesar desta luta, o nordeste é a região mais populosa.

O objetivo desse trabalho é trazer a conscientização quanto a seca no nordeste brasileiro  e sobre as atitudes que podem amenizar esta situação. Para isto, foi realizada uma pesquisa, analise e compreensão do assunto.                                                

Palavra chave:        seca, Nordeste, atitudes.                

SUMÁRIO[pic 6]

[pic 7]

INTRODUÇÃO

A Região Nordeste é representada por muitos aspectos, dentre estes as grandes personalidades como Luiz Gonzaga, porém  o que mais se destaca é a seca, causada pela escassez de chuvas, proporcionando pobreza e fome.

Com base nessa temática é importante compreender quais são os fatores que determinam o clima da região, especialmente na sub-região do sertão, e que são responsávei pela seca.

O Sertão nordestino apresenta as menores incidências de chuvas, isso em âmbito nacional auxiliando assim a seca. A restrita presença de chuva nessa área é causada basicamente pelo tipo de massa de ar aliado ao relevo, esse muitas vezes impede que massas de ar quentes e úmidas ajam sobre o local causando chuvas.

POR QUE NO NORDESTE HÁ SECA?

Alguns fatores climáticos estão na origem da seca no nordeste que se agravou por questões históricas e políticas. Na internet como na televisão é comum ver imagens referentes a seca no nordeste, com registro de poucas chuvas ao longo do ano e em determinadas épocas de grandes período de estiagem.                                                                                        

Apesar dessas condições desfavoráveis, o nordeste é uma das regiões semi-áridas com maior densidade populacional do planeta, algo que está diretamente ligado ao processo de colonização ,que ocorreu primeira nessa região.                                                                                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (114.9 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com