TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Ambiental e Postulados Termodinâmicos à Luz da Obra de Nicholas Georgescu-Roegen

Por:   •  24/9/2016  •  Resenha  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 2

FICHA DE LEITURA 02: Barbosa, Leila Cristina Aoyama; Marques, Carlos Alberto. Sustentabilidade ambiental e postulados termodinâmicos à luz da obra de Nicholas Georgescu-Roegen. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental Santa Maria, v. 19, n. 2, mai-ago. 2015, p.1124-1132.

Introdução a Agroecologia – 1o Sem 2016

Atualmente, estimula-se na maioria das vezes, a conservação da natureza e a minimização dos impactos ambientais, pensando no legado que se deixará para as futuras gerações, tentando também de certa forma, garantir e preservar os recursos ambientais que são indispensáveis para todos os seres vivos.

A questão de se relacionar sustentabilidade com economia e política é complexo, pois o incentivo a alta produção, ao consumismo e as ciências tecnológicas opõem-se de diversas formas com o desenvolvimento sustentável que possui recursos finitos, assim algum dia, porém não é possível definir com precisão quando e nem se isso está próximo ou longe, esses recursos irão ter fim.

No que se refere aos fatores termodinâmicos, mais especificamente a entropia, e a ecologia/natureza, percebe-se que o processo econômico é algo que envolve um ciclo aberto, por isso, possui consequências nos seus resultados e na maneira como a energia é empregada, como por exemplo para a produção de bens materiais é necessário o uso de matérias primas, sendo que estas se extraem da natureza e muitas vezes não são e nem podem ser restituídas além da produção de resíduos.

Dessa forma, como tudo acontece num ritmo muito acelerado (produção, consumo, procura) e desordenado, o atrito é excessivo e a capacidade de reverte-lo para que o mesmo não cause tantos danos é muito pequena, e dependendo do caso, irrecuperável.

Entretanto, pode-se afirmar que nada volta completamente ao seu estado de origem, mesmo que ocorram transformações e mudanças. A compreensão dos limites e uma visão diferenciada nos assuntos de economia e sustentabilidade são essenciais para trazer a realidade de todos os fatores envolvidos, bem como a implantação de uma relação que privilegie ambos os lados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com