TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Sustentabilidade Ambiental em Canteiro de Obra

Por:   •  12/6/2018  •  Dissertação  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

Aluna: Tatiana R. do Nascimento / Curso: Serviço Social (2017.2)

TOMAZ, Marianna Andrade

A questão social no capitalismo: uma análise do seu conceito na contemporaneidade. In: VI Jornada Internacional de Políticas Públicas – UFMA – São Luís/MA.

O artigo faz uma reflexão teórica sobre a temática ‘questão social’, assunto muito discutido no Serviço Social e que serve como objeto de teoria, metodologia e política da profissão do assistente social. O texto demonstra que não existe um consenso sobre o conceito de questão social e por isso a autora do citado artigo faz uma análise sobre os debates e descrições de 7 (sete) autores que trabalham com a questão social.

A introdução descreve que o Serviço Social como profissão sempre esteve ligado à questão social através de 2 (dois) aspectos: capital e trabalho. Sendo a questão social um conjunto das expressões de desigualdades da sociedade capitalista que tem como raiz a produção social coletiva, o trabalho torna-se amplamente social e os frutos são monopolizados por uma pequena parte da sociedade. A primeira expressão sobre questão social foi o pauperismo, estado de absoluta pobreza, miséria, decorrente dos impactos do primeiro processo de industrialização que se intensificaram entre 1875 e 1900, provocando mudanças na ordem e dinâmica econômica com consequências para a estrutura social e política da sociedade (NETTO, 1992).

O Estado, apesar de favorecer inicialmente a conduta monopolista do mercado por conta do fortalecimento do desenvolvimento da economia, para demonstrar legitimidade e tentar equilibrar os aspectos ‘capital’ e ‘trabalho’, passa a intervir na questão social promovendo as políticas públicas.

O objetivo do artigo é discutir o que se entende por questão social e quais as tendências no mundo moderno fazendo comentários sobre as definições da temática.

Sobre as tendências da questão social no capitalismo contemporâneo, Netto (2001) tenta compreender a temática através de 5 (cinco) momentos históricos: a questão social surgiu por conta da miséria em que a população vivia em meados do século XIX; manutenção e defesa da ordem burguesa; compreensão do processo de produção do capital e anatomia da questão social a partir do livro “O Capital” de Karl Marx; regressão da questão social no período de 30 anos considerados gloriosos pelas conquistas; e a constatação de que para manter o ordem, o capitalismo provoca o desmantelo das expressões da questão social.

Para Iamamoto (2010), a questão social é indissociável da sociabilidade capitalista. O caráter coletivo da produção versus apropriação privada da atividade humana acaba por responsabilizar a burguesia pelas desigualdades e lutas sociais vistas nos movimentos divergentes das relações sociais.

Já Yazbek (2001) que faz uma análise da pobreza e da exclusão social, sendo elas resultante da questão social das classes subalternas com os quais os assistentes sociais de defrontam na vida profissional. A autora diz ainda que não há rupturas no cotidiano sem resistência e enfrentamentos. É aí que está o desafio, de construir, de reinventar para articular a vida social das classes subalternas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (83.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com