TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA PARA O MELHORAMENTO DOS RENDIMENTOS DA PRODUÇÃO VEGETAL NA PROPRIEDADE R.C.R HORTALIÇAS E CIA EM IGUAIBA NO MUNICÍPIO DE PAÇO DO LUMIAR

Por:   •  23/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.536 Palavras (7 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]        

[pic 4]        

        

[pic 5]

PAÇO DO LUMIAR

2019

[pic 6]

[pic 7]

        vanessa pacheco oliveira

tecnologia para o melhoramento dos rendimentos da produção vegetal na propriedade r.c.r hortaliças e cia em iguaiba no município de paço do LUMIAR

Trabalho apresentado ao Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária na forma subsequente e na modalidade de Educação à distância em parceria com o IFMA (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia).

Coordenadora: Solange de Jesus Souza Lindoso Meireles.

Mediador: Adão Sousa Brandão.

Paço do Lumiar

2019

SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO.................................................................................................

2 .......................................................................................................5

3 OBJETIVO........................................................................................7

4 DESCRIÇÃO DA PLANTA..............................................................................9

5 EVACUAÇÃO.........................

6 INSTRUÇÃO PARA O AMBIENTE.....................................13

7 CONCLUSÃO.........................................................................................................14

8 RELAÇÃO DE ANEXOS.........................................................................................15

REFERÊNCIAS..........................................................................................................16

1 INTRODUÇÃO

O Presente plano visa descrever orientações e procedimentos a serem seguidos pelos moradores e visitantes da casa quando da ocorrência de princípios de incêndios, sinistros e ameaças externas.

Este trabalho pretende informar aos moradores, sobre os procedimentos a serem adotados para a prevenção de sinistros e combate dos mesmos em seus princípios, acreditamos que se os moradores tiverem conhecimento básico sobre prevenção de incêndio certamente desenvolverão comportamentos preventivos de modo a evitar condições que levam ao fogo.

Tais providências proporcionarão eventos sem surpresas desagradáveis, capazes de causarem pânico e ferimentos nos presentes.

A todos os envolvidos neste trabalho caberá o aperfeiçoamento, e a qualificação  para o exercício de suas atividades, objetivando as oportunidades em alcançar um ambiente como o máximo de segurança.  

2 OBJETIVO

O Plano de emergência do estabelecimento tem por objetivo a preparação e a organização dos meios existentes para garantir a salvaguarda dos seus ocupantes em caso de ocorrência de uma situação perigosa nomeada de incêndio.

O presente plano de emergência é elaborado na base dos riscos de incêndio e de pânico, uma vez que as ocorrências resultantes de outras situações são perigosas.  

3 DESCRIÇÃO DA PLANTA

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

5 RESULTADOS E DISCUSSÕES DOS DADOS DA PESQUISA DE CAMPO

A inserção tecnológica no espaço rural passou a “exigir” de seus atores uma nova forma de organização e produção para sua subsistência ,como também para a inserção dos seus produtos no mercado. Silveira(2001)

Em Paço do Lumiar a agricultura predominante é o cultivo de hortaliças(olericultura) e  a fruticultura, durante a pesquisa de campo na propriedade R.C.R Hortaliças e Cia foi diagnosticado que não há rendimento total em suas produções, tendo como principal motivo o mau uso da área, e  faltando planejamento já que a propriedade possui cerca de 6.5ha. No que se refere ao controle de pragas e doenças não há predominância de uso de produtos químicos, e sim iniciativas que buscam controle alternativo. Há controle fitossanitário e de ervas daninhas, que inclusive é orgânico e é feito com Neem, pimenta, alho e fumo de corda e das ervas daninhas com enxadas e até com as mãos. Em relação a análise de solo a definição para a área das hortaliças foi destacado como arenoso argiloso com o PH 6,5 a 7,0. Não teria a necessidade de correção de solo, mas o agricultor diz que é feita a calagem para não agredir o solo. Os materiais utilizados para o preparo do solo da cultura de alface são a enxada, ancinho e facão. A adubação utilizada nas hortaliças é orgânica, mas em algumas culturas como o açaí utiliza adubação mineral. Na área recebem orientação técnica uma vez por mês, sem outro auxilio técnico.  A Tabela 1 resume uma avaliação da R.C.R. Hortaliças e Cia com os assuntos abordados no questionário, que também foram estudados no curso técnico em agropecuária -  na modalidade EAD no campus Maracanã.

Tabela 1.Tecnologias encontradas /estudadas no curso

TECNOLOGIAS ENCONTRADAS /  ESTUDADAS NO CURSO

SIM

NÃO

Preparo do solo

      X

Semeadura

     

   X

Plantio e adubação

     X

Cultivo

     X

Controle fitossanitário

     X

Irrigação

     X

Colheita

     X

Processamento e armazenamento

     X

Comercialização

     X

Assistência técnica

     X

6 RELATO DE INTERVENÇÃO JUNTO A COMUNIDADE.

Ao longo da pesquisa realizada, percebe-se que o Rilton Cantanhede por cursar o técnico em agropecuária e praticar as técnicas agrícolas, possui uma habilidade mais atualizada, onde expõe na propriedade e a mesma tem se desenvolvido de forma progressiva, mas com certa dificuldade, pois ainda perdura em seu pai o Sr. Raimundo uma certa resistência quanto as tecnologias apresentadas por seu filho, mesmo que acompanhadas de um técnico(assistência técnica).  Sr. Raimundo se inclui na parcela de agricultores familiares que não realizam nenhum tipo de planejamento, ansiosos por alcançar maior rendimento, não se preocupam em adquirir novas técnicas e atualizar seu conhecimentos, pensam apenas em plantar, colher, e comercializar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (231.2 Kb)   docx (78.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com