TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM RÁPIDO ACORDO AMIGÁVEL DE UM MÉTODO AGROECOLÓGICO

Por:   •  22/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.260 Palavras (10 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 10

UM RÁPIDO ACORDO AMIGÁVEL DE UM MÉTODO AGROECOLÓGICO

PARA ESTIMAR A QUALIDADE DO SOLO E A SAÚDE DO CULTIVO

EM SISTEMAS DE VINHEDO

INTRODUÇÃO

Uma das grandes razões que leva com que muitos produtores de vinhos mudem de um sistema de Monocultura convencional a um sistema orgânico mais diversificado, É adquirir uma produção estável sem dependência de insumos externos, reduzindo dessa formas os custos de produção, mantendo e/ou aumentando os recursos naturais da fazenda, tais como solo, água e biodiversidade (Thrupp,2003). Sendo assim, os investigadores, tem como principal objectivo, promover e desenvolver das técnicas de gestão organica projectando agroecossistemas que exibem alta resiliência a pragas e doenças, assim como boa capacidade de retenção de nutrientes (Altieri, 1995, Gliessman, 1998). Geralmente as videiras com culturas de cobertura, são mais diversificadas com um solo organicamente rico, e podem ser consideradas como um meio não degradante, robusto e produtivo (Ingels et al 1998). Em outras palavras, uma vinha rica em Biodiversidade, exibindo uma série de interacções e sinergismos bióticos, que oferecem fertilidade ao solo, protecção as plantas e a produtividade, são sustentávelmente saudáveis (Locke, 2001).

Um dos desafios enfrentados pelos agricultores e extencionista e saber quando um agro-ecossistema é saudável, ou quando sistema é saudável após a conversão  da gestão agroecológica ter sido iniciada. Vários investigadores da Agricultura sustentável definiram um conjunto de indicadores para avaliar a condição de determinados agroecossistemas. Infelizmente Os poucos métodos práticos disponíveis oferecem um conjunto de Indicadores que consistem em observações ou medições que são feitas a nível da exploração agrícola para avaliar a fertilidade e degradação, onde as plantas cultivadas são saudáveis, fortes e produtivas. Em outras palavras, os indicadores propostos são utilizados para verificar o pulso do agroecossistema.

Neste artigo descreve-se uma metodologia prática para avaliar rapidamente a qualidade do solo e da saúde dos sistemas de viticultura usando indicadores simples. Embora os sejam específicos para as uvas de Califórnia, mas com algumas modificações, ela é aplicável a uma ampla gama de agroecossistemas em várias regiões.

Os indicadores foram seleccionados porque:

• São fáceis de utilizar pelos agricultores;

• São relativamente precisas e fáceis de interpretar;

• São práticos para tomar novas decisões de gestão;

• São suficientemente sensíveis para reflectir as alterações ambientais e

Os efeitos das práticas de maneio do solo e da cultura;

• Possuem a capacidade de integrar os recursos físicos, químicos e propriedades biológicas do solo;

• Podem relacionar-se com processos do ecossistema, como por exemplo a relação entre a diversidade de plantas e a estabilidade da/ou doença da

Incidência (Altieri, 1994).

Não há dúvida de que a maioria dos viticultores, possuem indicadores para estimar a qualidade do solo ou o estado de saúde da sua cultura. Onde alguns agricultores reconhecem algumas plantas infestantes como indicadores da condicao de certos solos (Isto é, se cresce apenas em solos ácidos ou não férteis). Outro indicador seria a presença de minhocas,sinalizando um solo vivo, ou também a cor das folhas, que reflete o estado das plantas.

No norte da Califórnia, é possível compilar uma lista de indicadores locais utilizados pelos agricultores, mas o problema de muitos Indicadores é que eles são específicos do local e podem variar de Conhecimento dos agricultores ou das condições de cada exploração,ficando difícil de fazer comparações entre fazendas se a análise se basear em resultados derivados de indicadores de sítios específicos, interpretados de várias maneiras pelos agricultores.

Foram selecionados Indicadores de saúde do solo e das culturas que sejam relevantes para os Biofísicas de vinhedos típicos dos condados de Sonoma e Napa para superar esta limitação.

Com estes indicadores já bem definidos, o procedimento para a sustentabilidade seria a mesma de um local para outro, e independente das Diversas situações encontradas em diferentes fazendas da região estudada.

A sustentabilidade é definida como um conjunto de requisitos agroecológicos que devem ser satisfeitas em qualquer fazenda, independentemente da gestão, nível económico, Ou posição de paisagem. Como todas as medições feitas baseiando-se em mesmos resultados, onde os mesmos são comparáveis ​​e é possível seguir a evolução do mesmo agroecossistema ao longo do tempo, ou fazendo comparações entre fazendas em vários estágios de transição.

O mais importante, uma vez que os indicadores são aplicados, é que cada agricultor deve reconhecer as condições de sua fazenda, observando em qual dos atributos do solo ou da planta são suficientes ou deficientes em comparação com um limiar pré-estabelecido. Quando a metodologia é aplicada a várias fazendas simultaneamente, é possível verificar em que fazendas exibem valores baixos ou altos de sustentabilidade. O que e útil para os agricultores, uma vez que lhes permitirá compreender o porquê de certas explorações agrícolas tem Desempenho ecologicamente melhor do que outras, ajudando desse jeito a estimular o pensamento de como podem melhorar e fazer uma melhor gestao ao funcionamento com menos gastos.

INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE

Os indicadores foram discutidos inicialmente com viticultores profissionais e

Agricultores em uma oficina de campo organizada pelo Napa Sustainable Winegrowing Group no verão de 2002, e posteriormente validado em dois (Benziger Vineyards e Cain Vineyards) pelos autores desta publicação. Artigo, em colaboração com os respectivos gestores de vinhas. Uma vez o Requisitos de sustentabilidade desejados foram definidos pelos participantes, dez Qualidade do solo e dez indicadores de saúde das culturas que melhor reflectiram a Foram seleccionados (ver Tabela 1)

[pic 1]

[pic 2]

Cada indicador é avaliado separadamente e atribuído com um valor entre 1 e 10, de acordo com os atributos observados no solo ou na cultura (Sendo 1 o valor menos desejável, 5 um valor moderado ou limiar e 10 o valor mais preferido). Por exemplo, no caso da estrutura do indicador solo, o valor de 1 é dado a um solo empoeirado, sem agregados visíveis; um valor de 5 para um solo com estrutura granular cujos agregados são facilmente desfeitos sob a pressão do dedo; E um valor de 10 para uma estrutura de solo bem estruturada, cujos agregados mantêm uma forma fixa mesmo exercendo uma pressão suave (Burket et al., 1998). Valores entre 1 a 5 e 5 a 10 também podem ser atribuídos em conformidade. Quando um indicador não aplicável à uma situação específica, simplesmente não é medido ou se possível, é substituído por outro indicador que o agricultor e o investigador considerem mais relevante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (411.4 Kb)   docx (282.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com