TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso De Fertilizantes E Sua Influência Sob Características Produtivas E De Qualidade De Fruto

Por:   •  20/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 6

ESCOLA MONSENHOR LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA BARBOSA

IAGO HENRIQUE PEREIRA DA SILVA

USO DE FERTILIZANTES E SUA INFLUÊNCIA SOB CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS E DE QUALIDADE DE FRUTO

Benefícios e Malefícios na produção

Local: Ibateguara-AL

Ano:2020

IAGO HENRIQUE PEREIRA DA SILVA

USO DE FERTILIZANTES E SUA INFLUÊNCIA SOB CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS E DE QUALIDADE DE FRUTO

Benefícios e Malefícios na produção

Relatório final, apresentado a Universidade Monsenhor Luiz Carlos de Oliveira Barbosa, como parte das exigências para a obtenção do título de técnico em Fruticultura.

Local, Ibateguara-AL, 2020.

BANCA EXAMINADORA

________________________________________

Prof. (Nome do orientador)

Afiliações

________________________________________

Prof. (Nome do professor avaliador)

Afiliações

________________________________________

Prof. (Nome do professor avaliador)

Afiliações

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus, que foi minha maior força nos momentos de angustia e desespero. Sem ele, nada disso seria possível. Obrigada, senhor, por colocar esperança, amor e fé no meu coração.

Obrigado, meu Deus, por abençoar o meu caminho durante esse trabalho. A fé que tenho em ti alimentou meu foco, minha força e minha disciplina. Sou grato pelas bênçãos que recaíram não só sobre mim, sou grato aos meus pais Edivalter Pereira Da Silva e Rosenilda Maria Da Silva, que me apoiaram muito com palavras de incentivo. Aos amigos VIittórya Rebeka e Marcos Ferreira, meu muito obrigado (a), por torcerem e vibrarem com a minha conquista.

A Deus, que nos criou e foi criativo nesta tarefa. Seu fôlego de vida em mim me foi sustento е me deu coragem para questionar realidades е propor sempre um novo mundo de possibilidades.

2 OBJETIVOS

Os objetivos serão divididos em geral e específicos os quais são:

2.1 GERAL

Avaliar a aplicação de  fertilizantes diretamente no solo, através de irrigação ou pulverizado (fertilizantes foliares) sobre os tecidos vegetais (normalmente nas folhas) e sua origem pode ser orgânica ou inorgânica.

2.2 ESPECÍFICOS

  1. Avaliar a influência prolongada de agrotóxicos no solo;
  2. Avaliar a influência dos na fisiologia do fruto;
  3. Avaliar a influência os riscos para a saúde do consumidor;

2.2.3 JUSTIFICATIVA

A abordagem desse tema é de soma importância para o desenvolvimento da área agrícola, e para compreender o uso especifico dos fertilizantes que serão abordados ao longo da leitura, para que não ocorra equívocos na aplicação, que podem gerar desequilíbrio aos nutrientes presentes no solo.

3   REVISÃO DE LITERATURA

A seguir serão abordadas a descrições das características e ao uso de fertilizantes inorgânicos e fertilizantes orgânicos. E qual o uso especifico em determinada produção.

3.1 O USO DE FERTILIZANTES

Fertilizantes, também conhecidos como “adubos”, sua utilização visa aumentar a disponibilidade de recursos nutritivos para as plantas que são cultivadas, principalmente em áreas de cultivo que possuem solos pobres em nutrientes. Para ter um crescimento saudável, as plantas precisam de diversos nutrientes, tais como, oxigêniohidrogêniocarbononitrogêniofósforoferropotássiozinco, que são encontrados em fertilizantes (NPK). Esses nutrientes são divididos em micronutrientes e macronutrientes.

3.1.1 MICRONUTRIENTES

São nutrientes utilizados pelas plantas em pequenas quantidades. Sua falta, no entanto, pode acarretar grandes perdas na produtividade. O zinco (Zn), cobre (Cu), ferro (Fe), manganês (Mn), molibdênio (Mo), boro (B) e cloro (Cl) são os elementos considerados micronutrientes essenciais.

3.1.2 MACRONUTRIENTES

São nutrientes mais importantes para o desenvolvimento das plantas são o nitrogênio (N), potássio (K), fósforo (P). Além desses, são também essenciais para as plantas o cálcio (Ca), o magnésio (Mg) e o enxofre (S).

3.2 A APLICAÇÃO DE FERTILIZANTES

Existem diferentes técnicas que podem ser escolhidas pelo produtor, dependendo do maquinário disponível, do tipo de fertilizante a ser utilizado e do momento em que será feita a adubação. Os fertilizantes podem ser aplicados diretamente no solo, através de irrigação ou pulverizado (fertilizantes foliares) sobre os tecidos vegetais (normalmente nas folhas) e sua origem pode ser orgânica ou inorgânica.

3.2.1 FERTILIZANTES NATURAIS

São compostos provenientes de resíduos animais ou vegetais, que possuem ação mais lenta comparados aos fertilizantes de origem mineral pois sua decomposição é mais complexa. O objetivo de sua utilização é melhorar as propriedades físicas, químicas e biológicas dos solos, indo além de ser somente um suprimento de nutrientes. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com