TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Viabilidade e eficiência de silos experimentais alternativos

Por:   •  14/9/2023  •  Resenha  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 2

Viabilidade e eficiência de silos experimentais alternativos

Para avaliações experimentais de silagens, têm-se como padrão, silos confeccionados a partir de tubo de PVC, utilizado em instalações hidráulicas. No entanto, são itens caros, pois necessita adquirir tubo com diâmetro superior a 100 mm (barra com 6 metros de comprimento) e, para vedação, dois tampão/cap, por unidade experimental. Ainda por serem altamente resistentes, por erro experimental, pode suportar densidades maiores do que a planejada. Assim, para investigação eventual, e utilizando menor volume de silagem (2 litros), supõe-se possiblidade de uso de embalagens reaproveitável (garrafa PET e caixa “longa vida”) e recipiente facilmente encontrado em lojas de embalagens para alimentos (pote com tampa plástico). Portanto, comparou-se a composição bromatológica e perdas fermentativas de silagem obtida nos diferentes recipientes (silos alternativos) e tubo de PVC (silo testemunha).

Os recipientes analisados equipararam-se ao silo testemunha, quanto aos teores de FDN, FDA e PB, e, condutividade elétrica. Para perdas fermentativas (perda total de MS, perda por efluente e perda por gases), o silo pote plástico não diferiu do silo tubo de PVC.

Portanto, como opção de recipiente (silo experimental), pote plástico é indicado por ser de fácil obtenção; sem necessidade de uso de equipamentos e mão-de-obra para confeccionar silos (cortar cano de PVC com serra manual ou elétrica); volume padronizado; isenção de contaminantes (resíduo de alimento) e ser atóxico; de fácil enchimento e compactação da forragem; vedação adequada (recipiente fornecido com tampa); ser possível avaliação visual do processo fermentativo e da presença de bolores ou deposição de umidade nas paredes do recipiente, e, não permeável ao oxigênio e à umidade do ar.

Ainda, ocorre que utilizar silos um pouco maiores, como baldes plásticos de 18-20 litros, além de mais oneroso, necessita de maior volume de forragem para ensilagem, a depender do número de unidades experimentais, elevando as despesas com transporte do material vegetal em estudo, ou até mesmo o transporte dos silos. A padronização do volume e densidade na ensilagem, e a equiparação dos resultados, apresentam outras possibilidades de silos para pesquisas com silagem alternativa ou aditivo, reduzindo custos na investigação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com