TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vivencias da Agricultura Familiar e Pesca na comunidade de Araras

Por:   •  3/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 5
  • A terra

O Distrito de Araras está às margens da Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, a mesma localizada no município de Itajá-RN, composta por pescadores, criadores de pequeno porte e agricultores de subsistência, homens e mulheres simples, humildes e de vida tranquila onde desenvolve a maioria de suas atividades em um labor diário nas proximidades de suas dependências.

Este povoado está localizado a partir do ano de 1970, pescando , criando e plantando em temporada variada de acordo com o clima e a estação do ano utilizam-se além das águas da bacia hidrográfica, também exploram sua vegetação nativa de onde retiram a lenha com intuito de produzir carvão e também para uso doméstico.

Sua forma de produção há alguns anos atrás sempre foi extrativista e de forma de subsistência, atualmente a um controle de manuseio da terra, uma criação onde o abate e a venda dos animais de pequeno porte são feita no tempo certo, respeitando seu tempo de engorda e a pesca é feita respeitando período da piracema onde ás águas são preservadas durante o período de produção.

Nossa demanda de produção hoje é menor do que a necessidade do mercado, haja vista que a comunidade fica as margens da BR 304 onde o fluxo do turismo é muito grande, pois tanto o peixe, as hortaliças, a carne de bode e a galinha caipira são comidas típicas e saudáveis da nossa região. O desejo e o anseio de cada morador desta comunidade é que haja politicas públicas de incentivo ao trabalho artesanal ao trabalhador e trabalhadora de pequeno porte.

  • O trabalhador/trabalhadora

A maioria de seus trabalhadores e trabalhadoras são de origens simples de cores pardas de baixa estatura, onde o maior índice é do sexo masculino com idade de 0 a 60 anos, hoje 80% de suas casas de alvenarias onde até dez anos atrás era taperas de barro, geralmente todos da comunidade pertencem a mesma família e com o mesmo ciclo de amizade. São conhecidos carinhosamente entre si como: Maria do gás, seu tico, domingos, chico Félix, seu Damião, Malaquias, chico furiba, Galego de arufaim, ruela (in memoria), cardam, Antônio preá, Duda, Zeca e Paixão.

Desejam que seus filhos estudem e vão trabalhar na cidade, outros os sonhos são menores apenas que a filha arrume um bom casamento, aquelas que querem abrir seu próprio negócio, os homens só querem ser jogadores de futebol, já que o time da comunidade é imbatível ou possuírem seu próprio viveiro de pesca.

  • Tecnologia

Na agricultura antigamente utilizava apenas enxada, facão, picarete e lavanca para brocar a terra, plantar e limpar o terreno de forma bem rudimentar. Atualmente na mesma função utilizam-se de; trator para cortar a terra, inseticidas agrícolas para o controle das pragas e uma maior produtividade, na pesca alguns anos atrás utilizavam apenas vara de anzol, redão e landuar, hoje além da vara de anzol, redão e landuar contam com criação de peixe em viveiros onde no período da piracema são tratados com ração, tem ainda a pesca com espingarda de pressão, tarrafa e ate a  pesca com isca artificial e lancha de pequeno porte, na criação de animais de pequeno porte limitam-se a: criação de porcos, cabras, ovelhas e galinha caipira, os mesmos sofrem um rigoroso controle de vacina, onde acompanham a tabela nacional.

Na realidade o poder público participa desta comunidade com seus órgãos fiscalizadores, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itajá, Colônia de Pescadores do Município de Itajá e a Secretaria municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca do Município de Itajá, já que a compra de equipamentos para manuseio e de produção é independente de cada morador salvo apenas os incentivos do governo federal. Não existe nenhum órgão privado que se relacionem diretamente com a comunidade.

A comunidade conta hoje com uma sociedade estável economicamente ativa e socialmente integrada ao meio em que vive. Toda via participa de eventos sociais, religiosos, culturais que a comunidade promove. A expectativa de todos de uma forma geral é que haja programas de qualificação profissionais para os trabalhadores do campo como, por exemplo, uso e manuseio do terreno, (manuseio certo de agrotóxicos), (criação de tilápia em viveiros), (artesanato com palha de carnaúba para as mulheres).      

Questionário de vivencias da agricultura familiar e pesca na comunidade de Araras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com