TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ZONEAMENTO AGRICOLA DO CAFÉ

Por:   •  17/4/2017  •  Artigo  •  1.912 Palavras (8 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO – PARANÁ

AGRONOMIA

ZONEAMENTO AGRICOLA DO CAFÉ

DANIEL LINO DE MORAIS

CAMPO MOURÃO 2016


FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO – PARANÁ

AGRONOMIA

DANIEL LINO DE MORAIS

ZONEAMENTO AGRICOLA DO CAFÉ

Trabalho orientado para aprovação, com requisito para a aprovação na disciplina de Projeto Integrador, com a professora Dra. Marina Aparecida Viana de Alencar ministrando a disciplina de Projeto Integrados na Faculdade Integrado de Campo Mourão.

Orientador (a): Prof (a). Dra. Marina

Aparecida Viana de Alencar

Campo Mourão

2016


1

Zoneamento Agricola da Cultura do Café

Daniel Lino de Morais.

Acadêmico do curso de agronomia da Faculdade integrado de Campo Mourão- PR. E-mail:danielmorais2015lino@hotamil.com.

Resumo: O zoneamento agrícola para uma cultura é essencial para explorar a máxima produtividade de uma cultura, a base do zoneamento agrícola são os estudos de clima e de solo de uma determinada região, para haver um melhor planejamento e evitar possíveis percas com frio, geadas secas, entre outros, este processo precisa ser atualizado em um determinado período para ampliar as informações. Para a cultura do café foram propostas diversas atualizações, enfocando nas mudanças de climas ocorridas nos últimos anos em nosso país como elevados índices hídricos, altas temperaturas e ocorrências climáticas diversas. Com ocorrências de aumento das temperaturas médias do ar de 1°C,3°C,5,8°C, e um aumento 15% na precipitação hídrica, a cultura do café (arábica) haverá grandes percas com o café no nosso pais. Uma alternativa encontrada para manter a cultura do café no Paraná, é a introdução do café robusta que adaptam em regiões com temperaturas anual entre 22 e 26°C. O zoneamento atual do estado do Paraná mostrou que parte das regiões oeste e noroeste do estado são aptas para o cultivo de café. Em outras regiões sofrem com riscos de geadas ou tem baixas altitudes, pois altitudes elevadas são essenciais para a cultura do café para se ter uma boa produção, e um café de melhor qualidade obtendo um melhor preço, plantando o café na época mais adequada possível e em altitudes elevadas adequadas para o cultivo do café diminui os riscos com geadas, secas e temperaturas inadequadas, evitando percas e gastos extras para o agricultor assim ele obtém um melhor custo benefício da cultura do café.

Palavras Chave: Clima, Região, Percas, Produção.


2

Introdução

As técnicas utilizada no zoneamento agricola podem ser consideradas frutos de pesquisas sobre as consequências de ações naturais sobre uma superficie, que esteja sendo usada para algun tipo de produção vegetal criado pelo o homem. Essas técnicas não é somente utilizada para a fertilidade ou movimento de água no solo, mas também é importante para o movimento atmosférico, recuperação socioeconômica nas áreas rurais, entre outras, (WOLLMANN, GALVANI, 2012).

No zoneamento agrícola do café são levados em consideração os parâmetros fundamentais são eles Temperatura média anual e deficiência hídrica são esses os estudos para a produção do café no zoneamento agrícola.

Quando a um grande déficit hídrico na região que o cafeeiro está sendo cultivado ele apresenta os seguintes sintomas: deficiência de nutrientes, morte das raízes, desfolha, murcha e secamente dos ramos. As consequências destes sintomas na produção do café é a queda de produção.

As áreas com temperatura anuais inferior de 18°C, tem o período de gemas florais retardadas, e o desenvolvimento dos frutos mais lento, assim coincide o período de maturação dos frutos com a nova florada dificultando a colheita. Já nas áreas que as temperaturas são superiores a 23°C há problemas na frutificação por abortamento das flores (ASSAD, et al 2000).

O ciclo do café é bem definido como podemos ver na figura-1, colheita no inverno, maturação no outono, frutificação no verão e florescimento na primavera. Assim o crescimento e o rendimento do café dependente principalmente pelos fatores citados acima, segundo o Instituto Brasileiro de Café (IBC. 1986).

[pic 2]

Figura 1- Condições normais para produção do café.

O Brasil por ser um pais tropical de clima e solo farovel a cultura do café, se tornou um dos maiores produtores de café do mundo, devido a sua grande extensão territorial e tambem e também clima e o solo favoravel a cultura em quase toda a extensão do pais, (EMBRAPA, 2001).

Este trabalho teve como objetivo buscar compreender um pouco mais sobre o zoneamento Agricola da cultura do café nas diversas regiões produtoras do Brasil.

História do Café

A cultura do Café é originaria da Etiópia, em terras altas, onde ainda faz parte da vegetação natural. A palavra Café é originário da palavra árabe qahwa, que é o significado de vinho. O café chegou na Europa no século XIV, e assim se difundiu para o mundo. O café teve inimigos religiosos árabes, falavam que suas propriedades eram contraria ao profeta Maomé, mas o café venceu as barreiras impostas pela


3

religião maometana, e então até os doutores maometanos aderiram a bebida do café (FERRAZ, A.; 2013).

A cultura chegou ao Brasil em 1727, trazida pelo Sargento-Mor Francisco de Mello Palheta a pedido do governador do estado de Maranhão e Grão Para, naquela época o café tinha grande valor comercial. Então o Sargento

Mor se aproximou da esposa do governador de Caiena, capital da Guiana Francesa, conseguiu a sua confiança e então conseguiu uma muda de café arábica, e assim clandestinamente que o café chegou ao Brasil. Devido as condições climáticas o café se espalhou rapidamente ao Brasil (REVISTA CAFEICULTURA, 2011)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (481.1 Kb)   docx (320.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com