TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como funciona o universo; estrelas e planetas

Por:   •  17/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  9.326 Visualizações

Página 1 de 5

  Beatriz de Paula Magarotti    nº42   1ºA    25.11.2014                              

                                      Como funciona o universo: Estrelas

   As estrelas estão em todo nosso universo, sendo possível observar a olho nú uma parcela delas. Existem bilhões de estrelas e elas fornecem a matéria básica de tudo que existe, inclusive nós.

   Elas se encontram tão distântes que fica difícil estuda-las, porém quase tudo que já foi descoberto, foi graças ao Sol, que também é uma estrela, por sinal bem poderosa.

   As estrelas iniciam a vida iguais, mas se tornando únicas posteriormente. Elas são formadas de nuvens de poeira e de gás, onde a gravidade irá puxar e juntar os dois e então como lei da química, começarão a se aquecer durante muitos anos, formando então uma bola super densa onde a pressão aumenta e jatos de gás explodem. Com o passar dos anos ela diminuirá e a temperatura aumentará, quando atingir o auge os átomos se fundem e formam energias, e assim nasce as estrelas.

   O que dá energia as estrelas só foi descoberto por Albert Einstein com a equação E=mc², isto é chamado de fusão, onde descobrimos como liberar energia de dentro de um átomo. A estrela não explode exatamente por conta do equilibrio da fusão e da gravidade. Os raios de luz se locomovem muito rápido, onde o Sol transforma hidrogênio em hélio criando um “fotum”, ou seja, uma partícula de luz, onde se move aleatóriamente se chocando com vários átomos até sair na superfície. Os fotum podem causar os arcos magnéticos e posteriormente os ventos solares que são extremamente mortíferos.

   A morte de uma estrela se dá porque a gravidade ganha a batalha com a fusão, perdendo assim o equilibrio, fazendo a estrela se aniquilar de dentro para fora e lentamente se desintegrar e formar a anã branca.

   A anã branca é muito densa e no centro existe um cristal de carbono, um diamante. As estrelas maiores que até mesmo o Sol quando morrem, criam a matéria prima da vida. Essas estrelas são cohecidas como maciças e quando criam ferro em seu núcleo, podemos concluir que restará apenas alguns instantes de vida à ela, pois uma explosão enorme acontecerá, que são as supernovas, esta explosão é tão violenta que a poeira estelar se espalha por milhões de anos no universo.

 

                                        Como funciona o universo: Planetas

   Os planetas surgem de vários lugares do universo, porém do mesmo modo. Sendo formado por poeira e fragmentos que restaram do nascer de uma estrela.

   No universo, pensavamos que existia apenas os planetas que abtavam ao redor da nossa estrela, porém, atualmente cientistas descobriram que isso é apenas uma parcela, e que o universo é constituidos por milhares de planetas.

   Quase tudo que sabemos sobre eles, são graças ao planetas que orbitam nossas estrelas, sendo eles quatro considerados terrestres como, Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, e no sistema solar interior temos quatro planetas gigantes gasosos como, Jupiter, Saturno, Urano e Netuno, sendo cada um deles únicos! E nasceram após o nascimento do sol, onde o mesmo deixou para trás grandes nuvens de gás e poeira, formando então os oitos planetas.

   Os planetas que se formaram perto do sol, tem como caracteristicas ser mais quente, pois o sol elimina os gases e evapora a aguá, sobrando somente metais e rochas. Com o tempo os materias mais leves tendem a formar uma crosta, enquanto os mais pesados formam o nucleo do planeta. O desenvolvimento dos planetas, se trata de um periodo muito violento, que determina quais irão sobreviver.

  A terra, durante seu desenvolvimento, foi atingida e os fragmentos que sairam dela foram ao espaço e se formaram na Lua. O nucleo da terra, forma um campo magnético que nos protege dos ventos solares. As vezes, quando misturados radiotividade solar com o campo magnético, formam as famosas Auroras, nos polos do planeta Terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com