TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle De Acesse

Trabalho Universitário: Controle De Acesse. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  1.730 Palavras (7 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 7

Faculdade Anhanguera de Sorocaba

Engenharia de Controle e Automação

LEANDRO DOS SANTOS LUPI

TRANSFORMADORES

Sorocaba/SP

2013

RESUMO

Os transformadores são utilizados em vários equipamentos do nosso cotidiano, como, por exemplo, nas instalações elétricas e também em equipamentos que utilizam como princípio de funcionamento a eletricidade.

É importante, tanto para a segurança quanto para o bom funcionamento (eficiência) dos aparelhos elétricos, que a tensão que sai da usina geradora de energia elétrica e a tensão que chega até as residências sejam relativamente baixas.

Mas, por outro lado, quando se transmite energia da usina até as casas, indústrias, etc., é preferível que se trabalhe com uma corrente elétrica muito baixa, mas para que a corrente seja relativamente baixa a tensão produzida deve ser bastante alta. Para que se eleve a tensão são utilizados os transformadores.

O objetivo do trabalho é evidenciar a importância e o funcionamento deste equipamento, além de suas funções, componentes e aplicações.

PALAVRAS-CHAVE: Transformador, segurança, instalações elétricas, funcionamento.

SUMÁRIO

CAPÍTULO i

1. transformadores 4

Introdução 4

Objetivo Geral 5

Transformador de potência 6

1.1. Definição 6

1.2. Principio Básico de Funcionamento 7

1.3. Corrente Foucault 9

2. CARACTERÍSTICAS CONSTRUTIVAS 9

2.1. Construção 9

Cálculos 10

3. COMPONENTES DE UM TRAFO 15

3.1. Parte Ativa 15

3.2. Núcleo 15

3.3. Enrolamentos 15

3.4. Dispositivos de Prensagem, Calços e Isolamento 16

3.5. Comutadores 16

3.6. Buchas 16

3.7. Tanque 17

3.8. Radiadores 17

CONCLUSÃO 21

REFERÊNCIAS 22

INTRODUÇÃO

O transformador é um dispositivo que não tem partes móveis, utiliza a lei de indução de Faraday e não funciona com corrente contínua.

Com o descobrimento e uso devido da corrente alternada, a forma de transmissão de energia se revolucionou desta forma a transferência de energia aumentou em segurança e velocidade.

Nosso transformador ganhou o cenário, e atualmente é empregado em todos os processos onde se deseja converter autos picos em energia que se pode facilmente manipular.

OBJETIVO GERAL

Com embasamento na escrita e nos conceitos de relativos provenientes de cálculos, pretendo criar um transformador que converta 127V (tensão inicial) ao aplicado na eletrônica que é 12V, por se tratar de um princípio imutável independente do que se deseja obter, tenho claro que o entendimento dos conceitos que regem a fabricação desse componente tem de estar bem esclarecidos para que se chegue ao sucesso (transformador 127V-12V).

1. TRANSFORMADOR DE POTÊNCIA

1.1. DEFINIÇÃO

Transformador é um equipamento que por meio de indução eletromagnética transfere energia de um circuito primário, para um ou mais circuitos secundário e terciário, trabalhando na mesma freqüência, porem com tensões e correntes diferentes.

A invenção do transformador de potência ocorreu no fim do século XIX, logo após tornou-se possível o desenvolvimento de um moderno sistema de alimentação em corrente alternada.

Para se ter uma idéia como esse sistema é eficaz, nós podemos trabalhar hoje em dia transformando, por exemplo, 23,5 kV (19.000 A) em 400 kV, assim reduzindo a corrente a valores práticos de transmissão de 1.200 A, ou então, aos milhares de pequenos transformadores de distribuição, as quais operam quase continuamente, dia-a-dia, com menor ou maior grau de importância, provendo suprimento para consumidores industriais ou domésticos. A figura a seguir exemplifica melhor o que foi descrito:

Fig. 1.1 - Esquema de geração, transmissão, subtransmissão e distribuição de energia elétrica

Fonte: www.ebah.com.br

Existem diversos tipos de transformadores, mas todos adotam o mesmo princípio que é a utilização do campo magnético como forma de acoplamento.

De um modo simples, podemos resumir o que foi dito, sabendo o princípio, que na verdade é que o transformador é um equipamento que trabalhando em corrente alternada nos possibilita, de uma forma prática, a manipulação das tensões a que se deseja com relação ao que necessita estar passando na rede, sendo assim de forma realizada, fazer as adaptações. Estas realizações são possíveis em virtude de a corrente alternada poder

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com