TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geologia Introdutória

Por:   •  23/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.799 Palavras (16 Páginas)  •  1.113 Visualizações

Página 1 de 16

LISTA DE ATIVIDADES DE GEOLOGIA INTRODUTÓRIA

Q01 - O que é um terremoto? Quando uma falha ou ruptura é formada?

Os movimentos relativos convergentes e divergentes das placas tectônicas fazem com que as rochas acumulem tensões. Entretanto quando esta rocha atinge o máximo de acúmulo de tensões, não podendo acumular mais, a mesma alcança o seu limite de resistência, e neste momento acontece uma ruptura abrupta, liberando a energia acumulada pela tensão sob a forma de ondas, que vibram e se propagam em todas as direções. Isto é um terremoto. Uma falha ou ruptura ocorre quando a rocha atinge o seu nível máximo de acúmulo de energia possível, não suportando mais devido ao seu limite de resistência, se rompendo e liberando a energia acumulada em forma de ondas.

        

Q02.1 - O que define o registro dos milhares de terremotos que ocorrem no globo terrestre?

Na maioria dos casos, os terremotos registrados pelos sismógrafos estão definindo as zonas de maior concentração da tensão entre as rochas, os limites de placas tectônicas.

Q02.2 - Onde ocorrem a maioria dos terremotos? Esse local é exclusivo de geração dos terremotos? Em caso negativo, informe outras possibilidades?

Em sua maioria, os terremotos ocorrem nos limites das placas tectônicas, não sendo o local de ocorrência exclusivo. Alguns terremotos podem ocorrer na parte interior das placas tectônicas, sob maior profundidade, porém é menos recorrente visto que nestes locais há maior estabilidade, e por isso o acúmulo de tensão é menor, ao contrário da região de limite de placas.

Q02.3 - O mapa ilustra terremotos de foco raso (>50km), intermediário (entre 50 e 300km) e profundo (>300km). Explique em termos geológicos o porquê dessas variações de profundidade.

A profundidade de tais focos varia visto que nos focos rasos há ocorrência de falhas normais indicadoras das forças de tensão atuantes durante a separação do assoalho oceânico, sendo formado nos rifts das dorsais devido à divergência de placas. Nos focos rasos são comuns as falhas transformantes que deslocam a crista da dorsal em sentido sinistral (que é o movimento relativo da falha, onde bloco oposto da falha move para a esquerda) ou dextral (em que o bloco oposto se move para a direita). Nos focos profundos, os terremotos são causados por falhas de limites convergentes quando uma placa oceânica afunda em relação à outra em medida da força gravitacional.

        

Q02.4 - Porque os terremotos que ocorrem no interior dos continentes dispõem-se exclusivamente de focos rasos?

Os focos são rasos no interior das placas pois, na maioria dos casos, são causados por tensões aplicadas nas bordas, e que são transmitidas para o interior causando a extensão e compressão da crosta, fazendo com que a mesma se torne muito frágil.

Q03 - Represente esquematicamente uma ruptura na crosta terrestre, destacando e definindo seus elementos principais.

Q04 - O que é a Teoria do Rebote Elástico?

A Teoria do Rebote Elástico é a teoria que explica como os terremotos acontecem. As rochas, ao longo dos tempos, acumulam tensões causadas pelos movimentos tectônicos, fazendo com que se deformem. Quando a rocha não consegue mais acumular tensão, ela então excede o seu limite de resistência e acaba deslizando, liberando energia e provocando o terremoto. A rocha pode acumular tensão de maneira mais rápida ou mais lenta, isso se deve a muitas variáveis, como a frequência e intensidade das atividades tectônicas, pressão, temperatura, composição mineral, etc.

Q05 - Qual a diferença entre intensidade sísmica e magnitude sísmica. Quais as escalas estão associadas a esses conceitos e quais suas aplicações?

A intensidade sísmica está relacionada com os efeitos do terremoto sobre um lugar ou um grupo de pessoas e a escala correspondente é a Escala de Mercalli Modificada. Já a magnitude sísmica está relacionada com a amplitude dos registros feitos pelos sismógrafos e a escala Richter corresponde a este tipo de medição, sendo usada para efeitos comparativos entre os terremotos.

Q06 - Descreva duas escalas para medir o tamanho de um terremoto. Qual delas é a mais apropriada para medir a quantidade de falhamento que causou o terremoto? Qual é a mais apropriada para medir a quantidade de vibração que um observador sentiu?

Escala Momento Sísmico: é uma escala que mede fielmente o terremoto de acordo com as características físicas da ruptura, considerando como critérios a rigidez da rocha, a área da falha e o deslocamento médio da falha em questão. Escala Mercalli Modificada: é uma escala que não mede a força do terremoto em questão, mas sim os seus impactos sofridos, tanto pelo ambiente quanto pelas pessoas. A mais apropriada para medir a quantidade de falhamento é a Escala Momento Sísmico, e para medir a quantidade de vibrações, a mais apropriada é a Escala de Mercalli Modificada.

Q07 - Os cientistas podem prever os terremotos? Em caso negativo, o que pode ser feito para minimizar os seus efeitos?

Os cientistas não podem prever os terremotos. No entanto, para minimizar os seus efeitos, há de se precaver se preparando com mecanismos que diminuam os impactos dos abalos, como já é feito em países que sofrer com frequência tal fenômeno. Há desenvolvidas várias tecnologias visando o amortecimento das vibrações causadas por terremotos.

Q08 - O que são os tsunamis e como eles são formados?

Os tsunamis são grandes ondas marítimas que podem atingir vários metros de altura e varrer regiões costeiras inteiras. São formadas geralmente por falhas de empurrão, a partir de terremotos com epicentro no assoalho oceânico. O movimento do assoalho oceânico produz uma onda de choque que desloca um grande volume de agua, que irá se propagar pelo oceano. À medida que se desloca rumo à costa, a onda ganha velocidade, e a profundidade diminui, aumentando o seu tamanho.

Q09 - Quais são os três tipos de ondas sísmicas e quais são suas características principais?

Ondas P: ondas de maior velocidade que se propagam longitudinalmente e são compressionais, se propagando em meio liquido e em meio sólido;

Ondas S: ondas de velocidade menor do que as ondas P, se propagando transversalmente. Não se propaga em meio liquido;

Ondas superficiais: estas ondas oscilam na superfície terrestre e necessitam de ar para poderem ondular, possuindo uma velocidade menor do que ondas S.

Q10 - Qual a importância das ondas sísmicas para o entendimento da estrutura interna da Terra?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (205.5 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com