TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Jaynes-Cummings: Um Estudo Teórico Para o Modelo de Um Fóton

Por:   •  31/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.920 Palavras (12 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 12

Modelo de Jaynes-Cummings: Um estudo teórico para o modelo de um fóton.

Caio Rodrigues Martins 1, * (IC), Ruberval Ferreira de Morais Neto 1 (IC), Agnaldo Rosa de Almeida 1 (PQ).

1 Câmpus Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, 75.132-903, Anápolis, GO, Brasil.

* caiorodriguesmartins@hotmail.com

Resumo: O artigo realiza um estudo teórico sobre o modelo de Jaynes-Cummings, evidenciando o modelo para um fóton no átomo de dois níveis, em que o modelo descreve o acoplamento de um átomo de dois níveis com o modo de um campo eletromagnético em uma cavidade óptica. Para a compreensão do Hamiltoniano de Jaynes-Cummings é preciso conhecer alguns passos importantes, mesmo porque esse hamiltoniano configura-se pela soma dos hamiltonianos quânticos: do átomo livre, do campo eletromagnético e da interação entre o átomo e o campo, ambos quantizados. Para um melhor entendimento são necessários alguns estudos, tais como: A quantização do oscilador hârmonico simples, quantização do campo eletromagnético e a quantização para o átomo de dois níveis. Para a quantização do oscilador harmônico é importante conhecer a primeira e segunda quantizações. Para o hamiltoniano quântico referente a interação átomo-campo, são utilizadas a aproximação de dipolo, método de interação e a aproximação de ondas girantes (RWA - Rotating Wave Approximation).

Palavras-chave: Hamiltoniano. Quantização. Átomo.

Introdução

No final do século XIX os estudos referentes aos diversos campos da física sofreram mudanças muito inesperadas. Este fato é devido, principalmente, a uma noção difundida na época de que os grandes princípios e leis físicas já estavam consolidados, de forma clara e elegante. Isso fez com que diversos cientistas acreditassem que as leis que descreviam os eventos da natureza estavam prontas para serem lapidadas e consolidadas.

Podemos exemplificar cada grande área da física, suas belezas matemáticas e conceituais, que já existiam na época, como: A mecânica de Newton, que descrevia com grande sucesso o movimento dos corpos materiais; a teoria eletromagnética de Maxwell, que apontava com perfeição a união dos fenômenos elétricos, magnéticos e a óptica; a termodinâmica e a mecânica estatística, que com os trabalhos de Carnot, Gibbs, Joule, Maxwell e Boltzmann contavam, também, com uma exímia formulação, compreendendo-se, assim, a física que nomeamos como: Teoria Clássica da Física. [1].

Contudo, no início do século XX, apareceram novos eventos que não eram harmonizáveis com as explicações da teoria clássica da física. Eventos tais como: Radiação do corpo negro (Kirchhoff em 1859), efeito fotoelétrico (Hertz em 1887), raios X (Rontgen em 1895), radioatividade (Becquerel em 1896), comportamento do elétron (Thomson em 1896), dentre outros. [1].

Consequentemente a partir dos estudos que existiam na época surgiram novos caminhos para a criação de uma nova física, que hoje a intitulamos como: física moderna. Surgiram os estudos de diversos físicos, inspirados pela abordagem de Max Planck, para explicar o problema da equipartição da energia para tratar a luz emitida por um corpo negro, que culminaram em embaraçosas contradições entre a física clássica e as explicações para os fenômenos físicos que ocorressem no nível atômico e subatômico. [1].

Neste contexto, podemos definir a mecânica quântica como sendo um tratamento teórico (que se aproxima perfeitamente aos resultados experimentais) na qual se pode: descrever, relacionar e prever vasto campo de sistemas físicos, desde partículas através do núcleo, átomos e radiação até moléculas e matéria condensada. [2].

Apesar do sucesso atingido pela Mecânica Quântica em explicar o comportamento dos eventos na escala microscópica, ainda hoje existem diversas interpretações e variadas dúvidas referentes à sua forma de mostrar o comportamento físico para os sistemas que estão sendo analisados. Como afirma David J. Griffiths: “Não acredito que alguém possa discutir com inteligência o que significa mecânica quântica até que tenha uma noção sólida do que a mecânica quântica faz.”. Com isso podemos observar que essa nova teoria introduzida possui muitos postulados e princípios fundamentais que não possuem o consenso geral [3], mas que explicam de uma excelente forma os fenômenos físicos que são analisados.

Dentro da mecânica quântica existem diversificadas áreas de estudo. Uma área bastante interessante e de grande enfoque atual, é a óptica quântica. A óptica quântica é a ramificação da mecânica quântica que trabalha com a interação entre a luz e a matéria, ambos quantizados. Para podermos ver a importância dos estudos referentes à essa área de atuação na atualidade, podemos observar que alguns cientistas foram laureados com o Prêmio Nobel de Física, devido as suas carreiras possuírem gigantescas contribuições para a óptica quântica, mostrando que, sem dúvida, é bastante atual e de relevância para a compreensão dos eventos da escala microscópica.

Laureados ao prêmio Nobel de Física, em 2012, Serge Haroche e David J. Wineland, devido às suas contribuições por meio de métodos experimentais que permitem medições e manipulações de sistemas quânticos individuais. [4] e [5]. Antes de Haroche e Wineland, Roy J. Glauber, em 2005, devido às suas contribuições para a teoria quântica da coerência óptica, [6], e antes dele Norman F. Ramsey, em 1989, pela invenção do método de campos oscilatórios separados, e seu uso no maser de hidrogênio e em outros relógios atômicos. [7].

Adentrando para a óptica quântica existem diversificadas áreas de estudos e, principalmente, diversas possibilidade de inovação. Contudo, para que essa inovação possa acontecer, deve-se desenvolver aquilo que já está estabelecido, que envolve inúmeros casos de estudos. Esse é o caso do modelo de Jaynes-Cummings, proposto pelos físicos Edwin Thompson Jaynes e Frederick W. Cummings.

Esse modelo mostra-se de grande utilidade em experimentos que envolvem computação e teletransporte quântico. O átomo real possui diversos níveis e subníveis em sua estrutura, o motivo de estudarmos o átomo de dois níveis é com o intuito de uma simplificação matemática, porque como sabemos, os átomos emitem e absorvem radiação, e a interação dessa radiação com o átomo representa algum dos problemas fundamentais na óptica quântica. A essência do modelo de Jaynes-Cummings é a aproximação para um átomo de dois níveis, pois ela permite que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (168.4 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com