TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estratégia de negócios baseada no Modelo Canvas: um estudo de caso da indústria Alumínio Nordeste

Por:   •  20/11/2017  •  Artigo  •  4.440 Palavras (18 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 18

IV Encontro de Pesquisa em Administração

Universidade de Fortaleza

16 à 18 de Maio de 2017

Estratégia de negócios baseada no Modelo Canvas: um estudo de caso da indústria Alumínio Nordeste.

Alice Dias Carneiro 1* (IC), Luísa Gomes de Andrade Levoisin 2 (IC), Suelene de Paula Filgueiras 3 (PQ), Laodiceia Amorim Weersma (PQ).

1. Universidade de Fortaleza – Curso de Administração – alicedias.c@hotmail.com.

2. Universidade de Fortaleza – Curso de Administração – luisa.levoisin@icloud.com

3. Universidade de Fortaleza – Curso de Admnistração: Monitoria Institucional – suelenefilgueiras@gmail.com.
4. Universidade de Fortaleza – laoweersma@gmail.com

Palavras-chave: modelo canvas, indústria, modelo de negócios, estratégia empresarial.

Resumo

               Em resumo, o objetivo deste artigo é explorar e compreender a importância dos modelos de negócios, tendo como foco o Business Model Canvas, criado por Alex Osterwalder, nos anos 2000, com orientações de Yves Pignur, entendendo como os seus nove conceitos podem ser aplicados para contribuir com o desenvolvimento das empresas, mais especificamente, da indústria de produtos de alumínio, Alumínio Nordeste. Ao decorrer deste trabalho, será conceituado, teoricamente, o que é e como funciona o modelo Canvas, como sendo uma ferramenta para a melhoria contínua da organização em questão. A partir do estudo feito, por meio de uma entrevista com o gestor José Roberto, no escritório e na fábrica, localizada em Fortaleza, foi possível analisar a empresa na perspectiva do modelo de negócios em foco e construir o quadro Canvas com todas as informações relevantes obtidas, com o objetivo de facilitar a organização, o controle e o crescimento do negócio.

Propósito Central do Trabalho

               Os mercados nas economias globais enfrentam um cenário de grande competitividade caracterizado por dinamicidade e incertezas, sendo necessário, para o desenvolvimento de novos produtos e negócios, diversas transformações na economia industrial, no conhecimento e na informação.

               Pode-se dizer que se torna imperativo para as organizações definirem um modelo de negócios assertivo, demonstrando, com maior propriedade, seu diferencial no mercado. Para isso, testam esse modelo antes de lançá-lo no mercado, adaptando aos interesses das empresas e aos do consumidor, resultando em efetividade.

               Neste sentido, é essencial que a organização compreenda como funcionam suas atividades internamente e como ela oferece os seus produtos ao cliente externo, seja varejista, atacadista, indústria ou consumidor final. Com isso, será possível formar um modelo de como o negócio irá funcionar de acordo com a estratégia que será colocada em prática.
              Segundo Osterwalder e Pigneur (2011), um modelo de negócio, como o
Business Model Canvas, tende a fazer com que a empresa entenda o que, como, para quem e quanto uma empresa precisará para colocar em prática o projeto. De acordo com os autores, um modelo de negócio tem como objetivo auxiliar na forma de realizar os negócios e as atividades dentro da organização, em meio a um cenário de incerteza, descrevendo como o negócio captura e entrega valor.

               A partir desse entendimento, o objetivo deste artigo é explorar a importância dos modelos de negócios baseados no Business Model Canvas para compreender como ele pode contribuir para o desenvolvimento organizacional.
              A pesquisa contará, inicialmente, com uma pesquisa bibliográfica de cunho social para realizar o embasamento teórico e contextualizar o ambiente de pesquisa. Em seguida será feita a aplicação da ferramenta de gerenciamento estratégico Canvas (BMC) a partir de uma pesquisa de campo feita na indústria Alumínio Nordeste, localizada em Fortaleza, Ceará.

Marco teórico

               Estratégia empresarial 

               Ansoff, em meados dos anos 60, considerava inovador o conceito de estratégia na área de Administração. Nas próximas décadas, a estratégia foi muito estudada, hoje, no mundo dos negócios, a estratégia empresarial é amplamente utilizada. Atualmente, a estratégia empresarial é fundamental como ferramenta de gerencia (Mintzberg, 1999). 
               Segundo Thompson Jr. e Strickland (2000), o gerente executa um conjunto de mudanças competitivas e abordagens comerciais, ou seja, a estratégia da empresa, para atingir o melhor desempenho da mesma, buscando reforçar a imagem da empresa, promover a satisfação no consumidor e atingir os objetivos de empenho. 

               Modelos de Negócios 
           
               Segundo Teece (2010), modelo de negócio é um conjunto de dados e evidências que apresentam proposta de valor, estrutura viável de receita e os custos para entrega desse valor. Cavalcante, Kesting e Ulhoi (2011) descrevem o modelo de negócio como uma forma de “fornecer estabilidade para o desenvolvimento de atividades de uma empresa e, ao mesmo tempo, ser flexível o suficiente para permitir a mudança". É formado por conceitos usados no desenvolvimento da empresa, sendo eles: 

  •        Conceito do negócio; 
  •        Como será sua estrutura; 
  •       Quais necessidades você está suprindo e quem possui estas necessidades; 
  •        Como pretende se manter competitivo; 
  •        Como seus clientes vão conhecer sua solução a suas necessidades; 
  •        O que vai trazer de novo ao mercado? 

               Business Model Canvas 

               Nos anos 2000, o suíço Alex Osterwalder criou, na sua conclusão de doutorado, com orientação de Yves Pignur, uma nova ferramenta de gerenciamento estratégico e a nomeou Modelo Canvas a qual é constituída dos principais itens necessários para construção de uma empresa. Business Model Canvas é um mapa visual, pré-montado, baseado nos conceitos de design thinking, utilizado por empreendedores como auxilio para mapear, discutir e criar novos modelos de negócio. Porém, é necessário a averiguação regular do Canvas, assim o empresário saberá se a empresa permanece efetuando o planejado ou se será necessária alguma alteração. Atualmente, o modelo Canvas é utilizado por pequenas e grandes empresas ao redor do mundo. Este modelo possui nove quadros de modelo de negócio, sendo eles:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (381.8 Kb)   docx (352.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com