TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de modelos de comportamento organizacional

Trabalho acadêmico: Estudo de modelos de comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Trabalho acadêmico  •  3.078 Palavras (13 Páginas)  •  901 Visualizações

Página 1 de 13

Comportamento organizacional

Introdução

Comportamento organizacional é o estudo comportamental das pessoas inseridas em uma organização, o comportamento organizacional não apenas estuda as atitudes das pessoas e a forma com que elas agem, busca usa esses diversos comportamentos para o alcance do sucesso da organização. Modelam esses comportamentos para maior desenvolvimento da organização. São um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficiência e eficácia da organização. A organização é produtiva no atingimento de seus objetivos, obtendo resultados ao mais baixo custo possível (eficiência e eficácia). O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem forma mais eficiente e eficaz.

Capítulo 1

Definição: comportamento organizacional consiste em uma análise a diversas pessoas com personalidades e atitudes diferentes, que tem o objetivo de incentivar e motivar todas essas pessoas para agir com um comportamento padrão da organização para o bom funcionamento, estudado também o vício de cada um e modelando de modo que esses vícios não venham prejudicar a organização. O comportamento organizacional une essas características entre outras com um único objetivo: o sucesso da organização.

Comparação: segundo o autor Eduardo Soto, o comportamento organizacional refere-se aos atos e às atitudes das pessoas nas organizações. O campo do comportamento organizacional estuda esses atos e atitudes e compreende uma série de teorias e modelos independentes. Para estudar o comportamento organizacional os administradores reúnem dados mediante observação direta, questionários, entrevistas e documentos escritos e realizam experiências de laboratório, estudo de campo ou simulações com finalidade de avaliar a relação entre diversos fenômenos. Já o autor Stephen p. Robbins -o comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. O comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como este comportamento afeta o desempenho das empresas. Como este estudo está voltado especificamente para situações relacionadas ao emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.

O autor Eduardo Soto define comportamento organizacional como um estudo do comportamento das organizações de forma geral, todos integrantes das organizações, já Stephen p. Robbins é mais voltado para o comportamento dos indivíduos de uma empresa, enfatiza muito o comportamento gerencial, mencionando suas funções, atitudes dos gerenciadores e como essas atitudes podem atingirem os demais da equipe melhorando a eficácia e produtividade da empresa.

Quadro comparativos entre sistemas abertos e fechados:

Quadro comparativo: sistemas abertos e fechados de Comportamento organizacional

Abertos Fechados

Tem ações e interações com o meio ambiente externo Não interagem com o meio ambiente externo

Interdependentes Sistema independente, opera com pequeno intercâmbio de matéria e energia do meio externo

Dupla capacidade de influenciar o meio ambiente externo e por ele ser influenciado. Não recebe nenhuma influência do ambiente, e por outro lado também não influenciam o meio ambiente

Sistema que atinge a entropia negativa Não obtém êxito em relação a entropia negativa

Capacidade de adaptação as mudanças ambientais São insensíveis as necessidades de mudanças e adaptações do sistema ao meio ambiente

Retroatividade de informações com o meio ambiente externo Desatenção a interdependência entre organização e o ambiente

Equilíbrio dinâmico com os subsistemas Seu funcionamento está concentrado em regras internas, enfatizam procedimentos (tarefas)e não programas(objetivos)

Entrada e saída de energia e matéria Não trocam informações com o meio externo

Compartilham suas propriedades com os outros sistemas para melhor adaptação as mudanças e melhoria nos produtos Ferramentas e técnicas são intransferíveis porque o ambiente não faz diferença

Possuem funções e objetivos múltiplos, buscando inovação Matem os produtos já existentes

Subsistemas interdependentes Sistema independe do meio externo

Fontes:www.eps.ufsc.br, www.slideshare.net.

Capítulo 2

Pesquisa: opiniões de 20 pessoas sobre inovação

- É a capacidade que temos, ou desenvolvemos, ou que adquirimos, de reinventar até o próprio “novo”. É a arte de renovar de forma mais abrangente aquilo que é considerado padrão ou “lugar comum”. É a inspiração para transformar mudar tudo o que já seja, ou ainda não seja importante em nossa vida.

Vitório Trent, 56 anos

- Não é apenas fazer coisas novas, mas fazer também as mesmas coisas de forma diferente, por mais simples que seja pode ser adaptada.

Natália Lima, 25 anos

- Inovar é criar, reinventar, fazer diferente o que já existe.

Lucas Lima, 16 anos

- É tornar coisas antigas em coisas novas e já mais vistas, é renovar é fazer tudo diferente do já existente.

Francisca Chagas, 47 anos

- Inovar vai

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com