TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO OPERACIONAL

Por:   •  2/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA

RELATÓRIO DE VISITA AO DESTACAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO - DTCEA

Maceió

2017

HELIELMO TEIXEIRA VERGETTI

RELATÓRIO DE VISITA AO DESTACAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO - DTCEA

[pic 1]

Maceió

2017

Visita ao DTCEA

A visita ocorreu no dia 04 de maio de 2017, onde iniciamos nos concentrando na torre do radar meteorológico da UFAL campus Maceió, as 7h da manhã, horário local, onde havia uma van para nossa condução até o local e dois militares da aeronáutica, o SGT Diogo e o Sub-Oficial Almeida. Ainda no local, nos dirigimos até a sala de instrução do radar no segundo andar, onde nos foi dada uma breve palestra sobre a influência e os perigos das variáveis meteorológicas, como a intensidade e direção do vento pode facilitar ou dificultar na hora da decolagem e do pouso. A temperatura do ar e da pista podem contribuir para um desgaste prematuro dos pneus da aeronave. Em altitudes mais elevadas, as baixas temperaturas podem congelar sensores, como o Tubo de Pitor, que fornece informações importantes ao piloto, como altitude e velocidade, podendo causar sérios acidentes. Também nos foi mostrado um pouco sobre a aerodinâmica da aeronave, como as asas são projetadas para gerar uma área de alta pressão na parte inferior e uma baixa pressão na parte superior, que com o auxílio dos flaps facilitam o pouso e a decolagem.

Após a palestra fomos conduzidos pelo professor Tenório até a van, onde nos acomodamos e seguimos para o aeroporto, onde fica a base do Departamento de Tráfego e Controle do Espaço Aéreo - DTCEA.

EMS/ AIS

Ao chegar no local fomos recepcionados na sala do comandante, houve uma breve conversa, e seguimos para outra sala, onde fomos divididos em três grupos. Meu grupo foi recepcionado pelo SGT Cysneiros, que é o responsável pela Estação Meteorológica de Superfície – EMS. Aqui é onde começa o voo, é feita uma observação visual da cobertura de nuvens, e de posse das informações da estação meteorológica é transmitida a mensagem METAR de 60 em 60 minutos, pois é onde estão todas as informações meteorológicas que o piloto precisa para conduzir a viagem. Caso haja alguma alteração acentuada não prevista no METAR, é feito um SPECI para indicar o surgimento de algum fenômeno. Após, é feito um outro SPECI para indicar o termino do fenômeno. São fornecidas a condições meteorológicas locais, da rota e do destino, com o auxílio da REDEMET, avisos de vigilância e imagens de satélites do CPTEC. Existe uma tabela de precipitação, onde é classificada a intensidade da chuva, fraca, moderada ou forte. O SGT Cysneiros nos informou que foi adquirida uma nova estação meteorológica, que consegue informar a visibilidade e detectar trovoada. Ainda na mesma sala, nos Sub-Oficial Almeida nos mostrou a mesa do Serviço de Informação Aeronáutica – AIS, onde é o responsável por garantir o fluxo de toda informação necessária à segurança, regularidade e eficiência da navegação aérea. Falou que a principal responsabilidade do profissional AIS é a de disponibilizar aos usuários toda a informação necessária ao correto planejamento e execução de um voo seguro, tendo em vista que qualquer omissão ou incorreção de informações implica grave perigo à segurança. Nos mostrou que para isso, tem um software especifico para auxiliar a confecção do plano de voo, onde elimina qualquer erro na sua elaboração, e que depois é transmitido para os órgãos de controle.

TORRE DE CONTROLE

Continuamos a visita seguindo para a torre de controle, onde o SGT Diogo foi o responsável por nos mostrar qual a função da torre de controle. A torre de controle é responsável por controlar todo o trafego no aeródromo, seja aéreo ou terrestre, de veículos ou pessoas, tudo tem que ser autorizado pela torre de controle. Controla a rota que a aeronave vai fazer para pousar, o percurso a ser feito até definitivamente parar. Todo o trajeto das aeronaves é feito pelas imagens do radar. Ao se aproximar para o pouso o piloto pede a torre de controle informações sobre as condições do tempo no local. Os controladores de tráfego aéreo trabalham emitindo autorizações aos pilotos, ou seja, dando instruções e informações necessárias dentro do espaço aéreo de sua jurisdição com o objetivo de prevenir colisões entre aeronaves e entre aeronaves e obstáculos nas imediações dos aeroportos. O trabalho do controlador de voo é muito estressante devido ao enorme grau de responsabilidade, pois uma falha pode significar a perda simultânea de centenas de vidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com