TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TELESCÓPIO HUBBLE

Por:   •  7/12/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ESCOLA PROFESSORA ALICE AVELINO DE SOUZA

VITÓRIA YASMYN

TELESCÓPIO HUBBLE

JATOBÁ,PE

2020

VITÓRIA YASMYN

TELESCÓPIO HUBBLE

Trabalho solicitado pela professora

Pércilia Gomes, a fim de acumulo

de nota I da III unidade.

JATOBÁ,PE

2020

Telescópio Hubble

É o mais importante de todos os telescópios que já foram construídos no mundo. Isso porque ele fica no espaço, livre das interferências da atmosfera terrestre, o que permite que ele consiga imagens precisas de lugares distantes do universo. Projetado e construído nas décadas de 70 e 80, o Telescópio Hubble leva o nome do astrônomo americano Edwin Powell Hubble que foi o primeiro a conseguir provar que as até então chamadas nebulosas eram na verdade (em sua maioria), galáxias independentes, assim como a nossa Via Láctea. Foi ele, também, o primeiro a notar que as galáxias estão se afastando, dando subsídios para a teoria do Big-Bang. O Hubble não é o maior telescópio do mundo (os telescópios de Mauna Kea no Havaí, que são os maiores, têm 10 metros de diâmetro cada), mas mesmo assim, é o que consegue as melhores imagens e informações das galáxias e outros corpos celestes, principalmente os que estão distantes, além de nosso sistema solar.

Porque o Telescópio Hubble tem uma capacidade de observação muito maior do que uma luneta?

A luneta é um instrumento óptico simples usado para observar objetos distantes. As lunetas podem ser divididas em lunetas astronômicas e lunetas terrestres, que são usadas, respectivamente, para a observação de astros e de objetos longínquos localizados na superfície da Terra. A diferença entre elas é que a imagem da luneta astronômica é invertida (formada de ponta cabeça). A montagem das lunetas é similar à dos microscópios: são constituídas por duas lentes, uma ocular e uma objetiva. No entanto, a lente objetiva das lunetas apresenta uma grande distância focal (capaz de focalizar objetos distantes), diferentemente da pequena distância focal das lentes usadas em microscópios. O Telescópio Hubble é do tipo Refletor Ritchey-Chretien, ou seja, seu principal elemento óptico é um espelho. O Hubble, equipado com instrumentos para observação visível, ultravioleta e infravermelho, consegue observar o espaço com imagens em alta resolução e fidelidade sem precedentes, de maneira que não seria possível de se fazer com uma luneta.

Referências:

https://www.infoescola.com/telescopios/telescopio-hubble/

https://canaltech.com.br/espaco/hubble-29-anos-historia-curiosidades-e-descobertas-do-telescopio-espacial-137831/#:~:text=Desde%20que%20sua%20miss%C3%A3o%20come%C3%A7ou,n%C3%A3o%20%C3%A9%20equipado%20com%20propulsores

https://brasilescola.uol.com.br/fisica/instrumentos-opticos.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (104.2 Kb)   docx (63.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com