TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Metrologia Ultrassom

Por:   •  23/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

Aplicação do Ultrassom na Indústria

O ensaio de ultrassom industrial pode ser aplicado em diversos segmentos da indústria e no comércio em geral, principalmente nas áreas de caldeiraria e estruturas marítimas, além da ferramentaria. Normalmente, o ensaio de ultrassom é utilizado em aços carbono e aços inoxidáveis.

Vale salientar que os materiais não ferrosos também podem ser examinados com o uso do ultrassom industrial, porém esses materiais requerem procedimentos especiais.

Exemplos de Aplicações Industriais

  • Soldagem de plásticos

  • Corte com ultrassom
  • Cavitação acústica

Vantagens de usar o Ultrassom Industrial:

Uma das maiores vantagens de utilizar a técnica do ultrassom industrial é que ela é um método de ensaio não destrutivo, ou seja, a sua utilização não causa nenhum dano aos equipamentos, sendo um processo altamente seguro.

Outro benefício do ensaio de ultrassom é a sua eficiência, já que ele consegue detectar com precisão as mínimas descontinuidades internas das peças. A técnica ainda dispensa o uso de processos intermediários, o que facilita o manuseio, tornando o seu uso muito dinâmico e prático.

Diferentes Métodos e Equipamentos de Ensaio de Ultrassom Industrial

  • Ultrassom convencional: o método de ensaio de ultrassom industrial por equipamentos convencionais é o mais comum encontrado atualmente, basicamente por ainda ser o que demande de menor investimento de equipamentos e que possui o maior número de pessoas aptas neste método de inspeção. Neste método, o equipamento basicamente é composto por um transdutor, um componente emissor/receptor e um display. É um método de ultrassom eficiente e rápido que pode ser aplicado em uma grande variedade de situações, isso em virtude de equipamentos portáteis de ordem de grandeza comparados a pouco maior do que smartphones e tablets.

  • Phased array: é um método de ensaio de ultrassom industrialnão convencional que tem o mesmo princípio do ultrassom convencional, porém com vantagens significativas, enquanto o ultrassom convencional trabalha somente com transdutor monocristal, o ultrassom Phaded Array utiliza transdutores com multi-elementos, enquanto o transdutor monocrista emite apenas um feixe sônico com única direção, o transdutor com multi-elementos emite vários feixes sônicos focados com a possibilidade de alterar os parâmetros desse feixe por software, como exemplo a distância focal, ponto de foco e, ângulo do feixe. Outra característica importante deste método é a facilidade na interpretação do ensaio visto que o mapeamento da inspeção é visualizado no display do equipamento.
  • TOFD: Esta técnica de ensaio de ultrassom industrial aplicada para detecção precisa da localização e tamanho de defeitos em inspeções principalmente de juntas de topo entre chapas de equipamentos antes ou durante o uso, sendo esta última muito aplicada para análise estrutural pelas técnicas FFS (fitness for service) e ECA (engineering critical assessments). O método de inspeção consiste em dois transdutores, um emissor e outro receptor, que são montados alinhados em dispositivos de forma que percorrem a região a ser inspecionada de uma só vez. Este método garante registro da inspeção realizada e velocidade na operação, visto que não precisa repassar os transdutores mais do que uma vez em uma área inspecionada.

Tipos de Exames

Quanto aos tipos de exames, utilizados no diagnóstico médico, listados pela Associação Médica Brasileira e seus departamentos de especialidades médicas, podemos citar, em ordem alfabética:

 Abdome superior

         Tem como objetivo avaliar as doenças dos seguintes órgãos, estruturas e locais: fígado, vesícula biliar e vias biliares, pâncreas, rins e adrenais, baço, grandes vasos, cavidade peritoneal e retroperitônio do abdome superior e seios costofrênicos.

Abdome total

         Tem como objetivo avaliar as doenças dos seguintes órgãos, estruturas e locais: fígado, vesícula biliar e vias biliares, pâncreas, rins e adrenais, baço, grandes vasos, cavidade peritoneal e retroperitônio, seios costofrênicos, tubo digestivo, cavidade pélvica e bexiga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com