TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Rio Tietê

Por:   •  9/9/2016  •  Resenha  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  1.140 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha sobre o vídeo “Conheça o trajeto do rio Tietê-SP”

Bruno Mariano Rocha dos Santos  11411EAB039

O rio Tietê é um rio que corta todo o estado de são Paulo tem 1136 km de comprimento, e até se encontrar com o Rio Paraná e desaguar. É um rio que tem uma grande importância histórica, ecológica e economia para a cidade de São Paulo.
O rio tem sua nascente situada em Salesópolis onde se tem uma água limpa e que pode ser consumida, são três olhos d’agua que produzem 3100 litros de agua por hora, e vai descendo passa por vários municípios como, por exemplo, a grande São Paulo, até desaguar em Três Lagoas. E foi utilizado como estrada para os bandeirantes e índios no passado, e hoje ainda serve como meio de transporte.        
        Mas existem alguns problemas relacionados à qualidade da agua do rio, com a proteção de áreas com elevada biodiversidade como animais com risco de extinção, caça predatória entre outros. O Tietê corre limpo ate um trecho de 15 km, quando chega a Biritiba Mirin região conhecida como cinturão verde, que é uma região onde existe a captação da agua para produção de hortaliças, e já foram feitas analises em torno desse local. E já há presença de resíduos de esgotamento sanitário, sabão e fertilizantes no local.        
        Quando chega a grande São Paulo a agua já está em um estado critico, pois recebem aproximadamente 35 mil litros de esgoto e dejetos lançados por indústrias, nesta parte do rio a poluição e tanta e o nível de oxigênio chega a quase zero, que pode se dizer que não existe vida no Tietê nesta região.        
        Mais abaixo o rio serve de sustento para comunidades ribeirinhas, colônia de pescadores que retiram cerca de 1000 kg de peixe por dia e uma parte é vendida para o Ceasa. Serve também como atividade turística na região de Barra Bonita, e algumas atividades de lazer como canoagem,
 wakeboard, casas em barcos.        
        Por isso o rio merece atenção urgente, e uma maior fiscalização da parte dos órgãos governamentais, para que tente melhorar a situação, pois restaurar totalmente o rio já não é uma tarefa possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com