TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1951/1959 - Computadores de primeira geração

Pesquisas Acadêmicas: 1951/1959 - Computadores de primeira geração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  1.496 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ – UNIDADE II

Curso: Ciência da Computação

Disciplina: Organização de Computadores

Professor: Ricardo

Primeira Geração de Computadores

Amanda Veloso de Lima - RA:8410169081

Igor Santos Lima - RA: 8206857970

Jéssica Milena Correa dos Santos - RA:8412133542

José Roberto Rodrigues Júnior - RA: 9902000999

Osvaldo de Assis Jínior - RA: 8487222956

Wilson Oliveira Magalhães - RA: 8207922103

Taubaté - 2014

Primeira Geração de Computadores

Trabalho de Atividades Complementares de Práticas Supervisionadas. Apresentado ao Curso de Graduação em Ciência da Computação, da Faculdade Anhanguera de Taubaté – Unidade II.

RESUMO

EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES

1951/1959 - Computadores de primeira geração:

• Circuitos eletrônicos e válvulas

• Uso restrito

• Precisava ser reprogramado a cada tarefa

• Grande consumo de energia

• Problemas devido à muito aquecimento

As válvulas foram utilizadas em computadores eletrônicos, como por exemplo no ENIAC. Normalmente quebrava após algumas horas de uso e tinha o processamento bastante lento. Nesta geração os computadores calculavam com uma velocidade de milésimos de segundo e eram programados em linguagem de máquina.

Introdução

A primeira geração dos computadores é marcada pela utilização de válvulas. A válvula é um tubo de vidro, similar a uma lâmpada fechada sem ar em seu interior, ou seja, um ambiente fechado a vácuo, e contendo eletrodos, cuja finalidade é controlar o fluxo de elétrons. As válvulas aqueciam bastante e costumavam queimar com facilidade.

Além disso, a programação era realizada diretamente na linguagem de máquina, o que dificultava a programação e consequentemente dependia de muito tempo. O armazenamento dos dados era realizado em cartões perfurados, que depois passaram a ser feitos em fita magnética.

Histórico

Antes de década de 1940, inúmeros esforços foram feitos para criar uma máquina que pudesse realizar cálculos de forma mais rápida e precisa. Em 1642, o matemático Francês Blaise Pascal, inventou uma máquina de somar para auxiliar seu pai no processo de arrecadação de impostos.

Em 1673, o matemático e filósofo alemão Gottfried Leibniz foi além e criou uma máquina capaz de somar e multiplicar, utilizando o conceito de acumulador. Mais tarde, em 1820, o Francês Charles Colmar inventaria finalmente uma máquina capaz de executar as quatro operações.

Em 1822 o matemático Inglês Charles Babbage criou uma máquina ara cálculos de equações polinomiais. Mais tarde, em 1833, Babbage evoluiria esta ideia para uma máquina capas de executar qualquer tipo de operação, conhecida como Máquina Analítica (Analytical Engine). Seu invento é o que mais se aproxima de um computador de controle e dispositivos de entrada/saída. Enquanto Babbage se preocupava com as características mecânicas (hardware), sua discípula Augusta Ada Byron era responsável pela sequência de instruções executadas pela máquina (software). Pelo trabalho realizado na época, Ada Byron é considerada a primeira programadora da história. Devido às limitações técnicas da época, a Máquina Analítica nunca funcionou de forma adequada, mesmo assim Babbage é considerado o “pai do comutador”.

Em 1854, o também matemático inglês George Boole criaria a lógica booleana, base para o modelo de computação digital utilizado até hoje. O conceito de lógica binária seria utilizado no desenvolvimento de dispositivos como relés e válvulas, implementados nos primeiros computadores da década de 1940.

No final do século XIX, Herman Hollerith criou um mecanismo utilizando cartões perfurados para acelerar o processamento do censo de 1890 nos EUA. Hollerith fundaria em 1896 a Tabulating Machine Company, que se tornaria a International Business Machine (IBM) em 1924. A utilização de cartões perfurados na computação perduraria por grande parte do século XX, e o nome Hollerith tornar-se-ia sinônimo de cartão perfurado.

Na década de 1930 surgem aas primeiras tentativas reais de criar-se uma calculadora eletrônica. Na Alemanha, Konrad Zuse desenvolveu o Z-1, baseado em relés e que utilizava lógica binária. Nos EUA, John Vincent Atanasoff e Clifford Berry desenvolveram uma máquina para o cálculo de equações lineares. Para muitos, o ABC (Atanasoff-Berry Computer), é considerado o primeiro computador eletrônico da história.

Em 1937, o matemático inglês Alan Turing desenvolveu a ideia de Máquina Universal ou Máquina de Turing, capaz de executar qualquer sequência de instruções (algoritmo). Apesar de ser um modelo teórico, a Máquina Universal criou a ideia de “processamento de símbolos”, base da ciência da computação moderna.

Primeira Geração de Computadores

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com