TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

20 Dicas Para Você Detonar No Google

Pesquisas Acadêmicas: 20 Dicas Para Você Detonar No Google. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 6

O Google, como ferramenta de pesquisa, é muito mais complexo do que aparenta sua singela página inicial. Existe um verdadeiro arsenal de opções para refinamento de busca que a maior parte dos usuário simplesmente desconhecem.

Nós reunimos algumas delas. Confira:

1) Estou com sorte!

É realmente incrível: muitas pessoas simplesmente nunca prestaram atenção no segundo botão de pesquisa abaixo da caixa de pesquisa do Google. Repare que, quando você entra na página principal, existem dois botões: "Pesquisa Google" e "Estou com sorte". Como normalmente digitamos e que queremos e em seguida pressionamos [ENTER], o Google executa automaticamente o evento do botão "Pesquisa Google". Isso faz com que o recurso "Estou com sorte" passe despercebido para muitos usuários. O "Estou com sorte" redireciona seu navegador automaticamente à primeira página encontrada na pesquisa e, em combinação com outras tags (que você poderá conferir adiante), este recurso torna-se muito valioso, levando-o exatamente ao site que você deseja sem que para isso você tenha que ler páginas e mais páginas de resultado de pesquisa.

Experimente digitar na pesquisa: "Superdownloads" e em seguida pressionar o botão ?Estou com sorte?.

Detalhe: se você estiver usando o "Chrome" como navegador, talvez você não consiga clicar nesta opção, já que o navegador do Google dá preferência para a ferramenta "Suggest", que lista automaticamente algumas sugestões de pesquisa. Para usuários do IE, basta clicar fora da caixa de pesquisa e clicar no botão mencionado.

2) Usando aspas duplas

Você pode ainda não ter percebido, mas usar ou não aspas duplas em uma pesquisa do Google faz muita diferença. Se você digita "Receita de bolo de chocolate", o Google irá mostrar somente páginas de site que contenham exatamente esta sequência de palavras. Se você digitar Receita de bolo de chocolate, o Google irá mostrar os sites que apresentam todas as palavras digitadas, independente se elas estão na seqüência que você digitou ou não (ou seja, formando a frase que você digitou ou simplesmente espalhadas pela página). Desta forma, se você deseja um resultado mais preciso, que encontre exatamente a frase do jeito que você digitou, use aspas duplas. Se você pretende uma busca mais genérica, não use aspas.

3) Forçando o Google a incluir um termo na pesquisa (Operador +)

Algumas palavras, às vezes, são ignoradas pelo mecanismo de busca do Google. Isso acontece porque o Google utiliza o conceito de "stop words". "Stop Words" são palavras que o mecanismo ignora por serem irrelevantes à maioria das pesquisas. Por exemplo, em Bolo de Chocolate a palavra "de" é normalmente ignorada (a não ser que a frase inteira esteja entre aspas duplas). Mas se usar aspas duplas não traz exatamente o resultado que você deseja, existe uma outra maneira de fazer com que o Google inclua uma palavra digitada na pesquisa. Basta acrescentar como prefixo o sinal "+". Isso força o mecanismo a encontrar determinado termo. Um bom exemplo seria procurar por Star Wars Episode I. Se você não colocar a frase inteira entre aspas, o mecanismo irá ignorar o "I". Para forçar a pesquisa de "I", digite Star Wars Episode +I. O sinal "+" também serve para fazer com que o google não procure por similares. Por exemplo, se você digitar favorite +book, o google procurará por favorite e, também, por favourite. Para evitar isso, acrescente um sintal de mais em favorite, ou seja, +favorite.

Observação: não coloque o sinal de + seguido de espaço. O sinal deve ficar "colado" na palavra desejada.

4) Forçando o Google a excluir um termo da pesquisa (Operador -)

Se você deseja procurar, por exemplo, por "salsa" (planta), mas quer evitar os resultados que tem relação com a dança salsa, basta digitar: salsa -dança.

5) Forçando a inclusão de similares (Operador ~)

Ao usar o operador "~" como prefixo para seus termos de pesquisa, você está informando o mecanismo do Google que ele está autorizado a exibir como resultado termos similares ao que foi digitado. Por exemplo ~correr retorna, além do termo "correr", termos como "corrida", "corra", etc...

Observação: Este operador parece funcionar melhor para termos em inglês.

6) Um ou outro, mas não ambos! (Operador |)

O operador | (barra vertical ou "pipe") funciona como um operador lógico "OU". Aliás, a barra pode ser substituída por essa palavra. O resultado é o mesmo.

Este operador faz com que o Google devolva resultados relacionados a um termo de pesquisa ou outro, mas não ambos em um mesmo local. Por exemplo, o termo de pesquisa Tahiti | Hawaii retorna resultados sobre Tahiti e Hawaii, mas não retorna páginas onde existam essas duas palavras simultaneamente.

Adicionalmente você pode incluir mais termos neste tipo de pesquisa, por exemplo:

Tahiti | Hawaii | Fiji

7) Trabalhando com intervalos numéricos (Operador ..)

Quer saber informações sobre Guerras ocorridas entre os anos de 1900 e 2000? É fácil. No Google digite guerra 1900..2000. Quer saber sobre revoluções ocorridas entre 1500 e 1900? Digite revolução 1500..1900.

8) Trabalhando com curingas (Operador *)

O operador *, num termo de pesquisa que estiver entre aspas, funciona como o caractere curinga do DOS. Por exemplo: Digamos que você não se lembre do nome completo do famoso diretor de cinema Francis Ford Coppola. Se você digitar ?Francis * Coppola? no Google, o mecanismo de busca irá substituir o * por qualquer palavra que exista entre as palavras Francis e Coppola. No nosso caso, a palavra Ford.

9) Modificando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com