TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

4 Semestre

Artigo: 4 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  1.492 Palavras (6 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 6

FLUXO DE CAIXA:

O principal objetivo do fluxo de caixa é dar uma visão das atividades desenvolvidas bem como operações financeiras que são realizadas, no grupo do ativo circulante, dentro das disponibilidades, e que representam o grau de liquidez da empresa.

A partir do conceito de administração financeira, pode-se dizer que o fluxo de caixa é um dos instrumentos mais utilizados pelo administrador financeiro na gestão empresarial. A administração financeira é a arte e a ciência de administrar os recursos financeiros para maximizar a riqueza dos acionistas (LEMES, RIGO, CHEROBIM, 2002). Dessa forma, pode-se dizer que em todas as empresas deveria existir o controle rígido de caixa.

Uma boa administração necessita de informações para que a atividade da empresa flua de maneira a atingir seu objetivo final que é o lucro. Contanto que as informações sejam reais e representem a situação da empresa no momento em que são levantadas, o administrador possui uma ferramenta importante em seu trabalho.

A partir de um fluxo de caixa projetado a empresa possui uma ferramenta importante aos administradores para a tomada de decisões. Após o levantamento dos dados extraídos de cada departamento da empresa, os mesmos são tabelados para formar o fluxo projetado. Com base em períodos anteriores é possível projetar as receitas e as despesas que irão acontecer no período projetado.

O Fluxo de Caixa é uma ferramenta simples, mas extremamente útil e poderosa para tornar a gestão financeira de sua empresa mais eficiente, auxiliando no planejamento financeiro e fornecendo informações para tomada de decisões. É considerado um dos principais instrumentos de avaliação da capacidade de uma empresa gerar recursos. Permite analisar como a empresa desenvolve sua política de captação e aplicação de recursos, o acompanhamento entre o projetado e o efetivamente realizado, identificando as variações e suas causas.

O Fluxo de Caixa é construído a partir do levantamento de informações conhecidas e projetadas, resultando numa demonstração visual de todas as entradas e saídas de recursos financeiros distribuídos numa linha de tempo futuro. Por meio do Fluxo de Caixa, você pode avaliar o melhor momento de repor os estoques, comprar ativos, fazer investimentos, ou promoções de vendas para melhorar o seu negócio. A projeção do Fluxo de Caixa pode ser realizada em base diária, mensal, trimestral ou anual, e nem é necessários grandes investimentos em informática.

A pequena e média empresa poderá se utilizar de uma simples planilha impressa. A principal condição para o sucesso do Fluxo de Caixa é a existência de uma cultura de planejamento. É fundamental ser sistemático! Crie o hábito de verificar, analisar e registrar todo e qualquer movimento financeiro na primeira hora do seu dia de trabalho. Perceba a utilidade que uma simples ferramenta pode oferecer à sua empresa. Mãos à obra! Faça o Fluxo de Caixa de sua empresa e veja no dia-a-dia das finanças o caminho correto para tomada de decisões.

como fazer o fluxo de caixa

Para a montagem da projeção do fluxo de caixa devemos considerar as seguintes informações:

Saldo inicial: é o valor existente no caixa no início do período, composto por dinheiro, cheques pré-datados, saldos bancários etc.

Entradas de caixa: correspondem às vendas à vista, e outros recebimentos (duplicatas, cheques pré-datados, faturas de cartão de crédito etc).

Saídas de caixa: correspondem aos pagamentos de fornecedores, pró-labore, salários, aluguéis, impostos, água, energia elétrica, telefone etc.

Saldo final de caixa: representa o valor obtido pela soma do Saldo inicial, mais Entradas de caixa, diminuído das Saídas de caixa. O Saldo final de caixa deste período será o Saldo inicial do período seguinte

Custo de oportunidade

O custo de oportunidade é um conceito económico que permite fazer referência ao valor da melhor opção não realizada ou ao custo do investimento dos recursos disponíveis em detrimento dos investimentos alternativos disponíveis.

É caso para dizer que o custo de oportunidade está associado àquilo a que um agente económico renuncia na hora de tomar uma decisão. O custo de oportunidade também é o custo de um investimento não levado a cabo (calculado, por exemplo, com base na rentabilidade esperada dos fundos investidos).

Para que um investimento tenha lógica financeira, o seu rendimento deve ser, no mínimo, igual ao custo de oportunidade. Caso contrário, seria mais aquilo que se iria perder por descarte do que aquilo que se ganharia pelo investimento concretizado.

O custo de oportunidade também pode ser estimado a partir da rentabilidade que teria um investimento e tendo em conta o risco aceite. Este tipo de cálculos permite contrastar o risco dos diversos investimentos possíveis.

A macroeconomia considera que o custo de oportunidade apenas pode ser estabelecido a partir dos factores externos do investimento.

Custo de oportunidade é aquilo que você abre mão para obter alguma outra coisa.

O que poderia ser mais direto? Se você quer uma coisa, deve abrir mão de outra. A idéia acaba sendo um pouco mais sutil do que pareceria à primeira vista. Vamos olhar um pouco mais de perto.

Orçamento empresarial

O orçamento é uma ferramenta muito importante para o sucesso de qualquer organização, em especial as indústrias. Ele tem seu início nos objetivos que a organização almeja alcançar, passando pela análise dos pontos fortes e das limitações deste tipo de empresa, sempre buscando alocar da maneira mais eficiente os recursos para aproveitar as oportunidadesidentificadas no meio ambiente, trazendo um retorno satisfatório para os recursos empregados pela empresa.

No que diz respeito às fases do orçamento, deverá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com