TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Quimica 2°semestre

Monografias: Atps De Quimica 2°semestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2013  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  832 Visualizações

Página 1 de 3

Informações e características do alumínio:

O alumínio e um elemento químico de símbolo Al de numero atômico 13 (treze prótons e treze elétrons) com essa massa atômica 27 u. Na temperatura ambiente é solido, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, especialmente nas soluções de engenharia aeronáutica. Entretanto, mesmo com baixo custo para a sua reciclagem, o que aumenta sua vida útil e a estabilidade de seu valor, a elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção reduzem sobremaneira o seu campo de aplicação, alem das aplicações ecológicas negativas no rejeito dos subprodutos do processo de reciclagem. O alumínio possui nove isótopos, cujas massas atômicas variam entre 23 e 30 u. Somente o Al-27, estável, e o Al-26, radioativo com uma vida média de 7,2*105 anos, são encontrados na natureza. O Al-26 é produzido na atmosfera a partir do bombardeamento do argônio por raios cósmicos e prótons, ou mesmo de produção do alumínio primário.

O alumínio não é encontrado na natureza como um elemento puro. Ele apresenta reatividade química relativamente alta, o que significa que tende a se combinar a outros elementos e formar composto. Mais de 270 minerais nas rochas e solos da terra abrigam composto de alumínio. Isso o torna o terceiro elemento mais encontrado na crosta terrestre, ficando atrás do silício e do oxigênio.

A fonte primaria do alumínio é um minério chamado bauxita. Um minério é qualquer solido de ocorrência natural do qual se possa obter metal ou mineral valioso. No caso, o material sólido é misturado de alumínio solido hidratado e de oxido de ferro hidratado. Hidratado é uma referencia as moléculas de água que se apegam quimicamente aos dois compostos. A fórmula química do oxido de alumínio é Al2O3 e a do oxido de ferro é Fe2O3.

Os deposito de bauxita surgem como camadas lisas localizadas perto da superfície terrestre, e podem se estender por quilômetros. Os geólogos os localizam por meio de prospecção. Extrair amostra de núcleo ou escavar locais que possam abrigar o minério. Ao analisar as amostra, os cientistas podem determinar a quantidade e qualidade da bauxita.

Outros usos do alumínio:

 Meios de Transporte: Como elementos estruturais em aviões, barcos, automóveis, bicicletas, tanques, blindagens e outros; na Europa têm sido utilizados com frequência para formar caixas de trens.

 Embalagens: Papel de alumínio, latas, embalagens Tetra Pak e outras.

 Construção civil: Janelas, portas, divisórias, grades e outros.

 Bens de uso: Utensílios de cozinha, ferramentas e outros.

 Transmissão elétrica: Ainda que a condutibilidade elétrica do alumínio seja 60% menor que a do cobre, o seu uso em redes de transmissão elétricas é compensado pelo seu menor custo e densidade, permitindo maior distância entre as torres de transmissão.

Nomes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com