TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

5) Como a administração pode revigora equipes estagnadas?

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  1.230 Visualizações

Página 1 de 4

ENGENHARIA MECÂNICA INTEGRADA NP 1

  1. Como as equipes podem aumentar a motivação do empregado?

Melhorando a qualidade de vida do empregado e envolvendo-o numa aura de cooperação p/ um objetivo em comum, exixtem muitas vantagens de se trabalhar em equipe, dentre elas:

Maior quantidade de fontes de informação:
Cada membro da equipe tem formação, experiência e conhecimento diferenciados, que podem ser compartilhados entre os integrantes da equipe.

Maior criatividade:
Cada membro da equipe tem um ponto de vista, um jeito diferente de pensar e de ver as coisas, o que torna a equipe munida de um maior grau de criatividade, visto que quando um lança uma ideia, os outros podem aperfeiçoá-la.
 
Aumento de aprendizagem:
O convívio diário e em diferentes situações, faz com que os integrantes da equipe, troquem experiências e dividam conhecimento, aumentando constantemente o aprendizado de cada um.

Satisfação na participação das decisões:
Quem é que não gosta de sentir-se importante? A equipe proporciona que cada integrante tenha seu valor, diferenciado e único, importante para a tomada de decisão. Com isso, uns precisam dos outros, para decidir ou construir algo.

Cada membro passa a conhecer-se melhor:
Com a ajuda de cada integrante, a cada atividade exercida, a possibilidade de uma autoavaliação. A equipe deixa transparecer como cada indivíduo é e age, fazendo-o se autoavaliar a todo tempo.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO
http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/11089/vantagens-do-trabalho-em-equipe#ixzz3Wfc9fYNV

  1. Como as equipes de alto desempenho minimizam a vadiagem social?

Algumas pessoas se encostam no esforço grupal porque suas contribuições não podem ser identificadas. Equipes de alto desempenho minimizam a vadiagem social mediante a exigência de responsabilidade para com o propósito, metas e abordagem da equipe, tanto ao nível individual como ao nível da equipe.

ROBBINS, Stephen P. Administração – Mudanças e Perspectivas. Editora Saraiva, São Paulo, 2000.

  1. Como as equipes de alto desempenho minimizam o pensamento de grupo, indicando as diferenças entre grupos e equipes?
  • Antes devemos entender o que é o pensamento de grupo, Pensamento de grupo é um tipo de pensamento exibido pelos membros de um grupo que tentam minimizar conflitos e chegar ao consenso sem testar, analisar e avaliar criticamente as idéias. Há Uma variedade de motivos para isto pode existir, tais como o desejo de evitar ser encarado como ridículo, ou o desejo de evitar perturbar ou irritar outros membros do grupo, as equipes de alto desempenho Minimizam o  groupthink fazendo com que cada pessoa se sinta valorizada, seguindo a filosofia de não individualismo e nem culpado, o prcesso funciona como um todo e  não cada um fazendo sua tarefa sendo assim facilmente identificado um culpado quando há um erro.

Tolerando os erros e os usando como ferramnta de aprendizado e não intolerando e julgando aquele que o executou, mantendo uma comunicação aberta, clara, objetiva e não uma comunicação é fechada e utilizada muitas vezes em segredos, promovendo amizades com todos, desta maneira cada individuo sabe o que o outro faz e não criando ciclos de amigos feitos apenas por aqueles que compõe determinado grupo, se esforçando p/ mostrar que esforço é do todo, e não apenas de um e todos tem a sua importância a gestão de conhecimento é feita com sucessoe não deixando muito aparente o esforço de cada individuo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pensamento_de_grupo

http://eduardoconsultoria.blogspot.com.br/2012/03/existe-diferenca-entre-trabalho-em.html

  1. Quais são as dimensões que fundamentam o conceito de confiança e sua importância em uma equipe?

David Mister que escreve sobre a administração de empresas prestadores de serviços, onde a confiança entre consultores e clientes é extremamente importante e bastante pessoal. Maister diz que existem quatro dimensões de confiança:

  • Credibilidade: a credibilidade vem com o conhecimento e a experiência profissional. Se a pessoa possui um conhecimento profundo e segue uma boa prática, você sente confiança  no que ela diz e faz.
  • Confiabilidade: a confiabiliadade é revelada por meio das ações ao longo do tempo. Se você observa as atividades de uma pessoa  e as respeita, provavelmente confia que a pessoa  fará o que diz, a pessoa é confiável e agirá de determinadas maneiras.
  • Intimidade: esse aspecto da confiança diz repeito às emoções. Você sente institivamente que pode ou não discutir muitos tipos de questões com uma certa pessoa.
  • Auto-orientação: a dimensão auto-orientada é o quarto aspecto da confiança. Contudo, este aspecto reduz o quociente de confiança. Ele está relacionado com seus motivos e as coisas pelas quais você se interessa.

Fonte 

Livro: Primeiro os colaboradores depois os clientes - virando a gestão de cabeça para baixo. 

Autor: Vineet Nayar

Editora: Bookman, 2011 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (185.4 Kb)   docx (299.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com