TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

50 Anos de Energia

Por:   •  8/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Nos últimos 100 anos ou mais, a superfície da Terra e a parte mais baixa da atmosfera tem aquecido, em média cerca de 0,5 o C. Durante este período, a quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera tem aumentado, em grande parte como resultado da queima de combustíveis fósseis para energia e transporte, e as mudanças no uso da terra, para plantar alimentos. Nos últimos 20 anos, a preocupação tem crescido com relação a esses dois fenômenos. O aquecimento global é resultado do aumento nas emissões de gases de efeito estufa. Enquanto há outras causas naturas da mudança do clima, incluindo mudanças na quantidade de energia proveniente do Sol e mudanças nos padrões de circulação oceânica que podem causar mudanças climáticas globais e mudar ao longo dos tempos o clima.


A palestra “A energia nos próximos 50 anos” o físico Rogério Cerqueira Leite discutiu as diferentes alternativas de energia para os próximos 50 anos já o relatório de Nicholas Stern é abordado os efeitos que as mudanças climáticas, ocasionados pela emissão de gás carbônico, podem causar na economia mundial.

Na Palestra intitulada “A energia nos próximos 50 anos” o físico Rogério Cerqueira Leite discutiu levando em conta o aumento da população nos próximos 50 anos, as diferentes alternativas de energia que nós teremos disponíveis. Pensando no aumento da população e como esse aumento refletirá no consumo de energia, o que pode significar que teremos que mudar nossos hábitos com relação ao uso dessas fortes e pensar em novas alternativas de fontes de energia, pois muitas fortes de energia como, por exemplo, o combustível fóssil gasta mais do que produz uma alternativa imediata seria a energia nuclear.

No relatório intitulado “The Economics of Climate Change”, Nicholas Stern fala sobre as consequências e os impactos economicos das mudanças climáticas para os próximos 50 anos no crescimento e desenvolvimento em todo o cotidiano da vida na Terra. Stern defende que seja financiado o desenvolvimento de tecnologias alternativas nos países desenvolvidos levando em conta que nos próximos 50 anos a maior parte da população viverá nesses países. Stern abordar em seu relatório como a emissão de gás carbono está afetando a vida na terra e gerará conflitos, defende um crescimento sustentável a partir de uma sociedade com baixa emissão de gás carbono e gases equivalentes emitidos.


CONCLUSÃO

        A palestra e o relatório abordam focos diferentes a mudança climática que o nosso planeta passara nos próximos 50 anos, a primeira analisa os tipos de fontes de energia alternativas e como elas podem ajudar amenizar os impactos no futuro, já o relatório de Stern analisa os impactos econômicos das mudanças climáticas, de alguma forma a palestra e o relatório se complementam, mostrando o que acontecerá no futuro se não mudarmos de hábitos e postura.

Bibliografia

STERN REVIEW: The Economics of Climate Change - Summary of Conclusions

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/estante/estante_264232.shtml

http://www.videolivre.org.br/blog/video/as-poucas-opcoes-disponiveis-para-a-producao-de-energia-nos-proximos-50-anos/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com