TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APLICAÇÃO DA COMPUTAÇÃO EM DIVERSAS ÁREAS

Trabalho Escolar: A APLICAÇÃO DA COMPUTAÇÃO EM DIVERSAS ÁREAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  1.757 Palavras (8 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 8

TRABALHO SOBRE A APLICAÇÃO DA COMPUTAÇÃO

EM DIVERSAS ÁREAS.

Alunos:

Disciplina: Computador e Sociedade

As constantes transformações ocorrem em todas as áreas, principalmente a partir do uso da informática. Bom que vem contribuir também na área da medicina, da educação e da justiça, as quais são muito importantes e as que mais são necessárias, as quais comentaremos neste trabalho.

TECNOLOGIA E MEDICINA

A partir da implantação da tecnologia da informática ocorreram mudanças nos registros médicos eletrônicos logo nas entradas dos hospitais e clínicas, os prontuários dos pacientes estão convertidos para o formato eletrônico, com todas as informações essenciais para uma rápida análise do médico. Existem também registros médicos multimídia, que podem incorporar versões digitais de imagens médicas, sons, sinais fisiológicos. Várias instituições estão usando essas informações através da Internet. Se conectar as tecnologias da Inteligência Artificial (área da Informática que desenvolve sistemas capazes de raciocinar de forma semelhante ao ser humano) aos bancos de dados clínicos, os médicos e enfermeiros podem utilizá-lo para tomar decisões baseadas na situação particular de um paciente. Por exemplo, para uma determinada infecção qual é o melhor antibiótico, não precisando repetir tratamento com outros medicamentos inadequados, contribuindo para uma rápida e eficiente melhora. Comprovadamente, este sistema já economizou milhões de dólares em custos de medicamentos, ao mesmo tempo diminuindo a mortalidade e a duração da estadia hospitalar, tudo isso apenas ao colocar os computadores à disposição dos médicos e melhorar o acesso à informação.

Utiliza-se a tecnologia da informática nos ensaios clínicos, os quais se fundamentam a prática clínica baseada em evidências. No entanto, é extremamente demorado e trabalhoso coletar informações disponíveis nos prontuários clínicos em papel, quando necessitamos realizar um levantamento. Assim, com todos os registros médicos no computador, esta tarefa se torna muito mais fácil, podendo-se obter listagens de resultados em poucos minutos, bem como analisá-las estatisticamente com softwares adequados para uso pelo meio médico.

A informática está cada vez mais presente no campo cirúrgico e uma das aplicações mais interessantes é o da cirurgia virtual, desenvolvido pela NASA, e que utiliza uma tecnologia chamada "telepresença". Um médico, usando o visualizador tridimensional, pode enxergar perfeitamente o campo cirúrgico localizado a milhares de quilômetros de distância. Outro campo da informática médica que parece ser muito futurista, mas que já está sendo desenvolvido em muitos países se denomina robótica médica, e consiste na aplicação dos robôs mecânicos em cirurgias.

Através da Internet, começa a se projetar a formação de uma nova estrutura de interação entre pessoas e máquinas, o ciberespaço médico. Uma comunidade médica virtual não é impossível, como o demonstram o projeto do Hospital Virtual, as listas de discussão, o maior uso do correio eletrônico etc. Atualmente, a conectividade existente em nível mundial permite que recursos de informação médica sejam compartilhados. Como por exemplo, existe um banco mundial de doadores de medula óssea, para fins de transplante, que pode ser consultado através da internet. O arquivo contém cerca de 2,3 milhões de doadores de vários países. Este é um exemplo de como a divulgação eletrônica de informações pode salvar a vida de muitos pacientes. Outro exemplo significante é a gigantesca base de dados bibliográficos elaboradas e mantidas pela Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA. Ela tem nove milhões de referências bibliográficas, com resumos, desde 1970, e seu valor para o progresso do conhecimento médico, para o acesso à informação cientifica para fins educacionais e assistenciais é simplesmente assombroso, principalmente neste final de século, em que o volume de informação médica cresce exponencialmente.

TECNOLOGIA NA JUSTIÇA

Tecnologia da informação também é um instrumento de trabalho no Superior Tribunal de Justiça que implantou no Judiciário, passando a ser, totalmente informatizado, ao transformar milhares de processos de papel em arquivos digitais. Milhares de processos acabaram digitalizados e os que ainda não foram transformados em modo digital, aos poucos estão transformados, acabando definitivamente com os papeis do cotidiano, a modernização da estrutura, a racionalização de condutas e agilizando os julgamentos de uma nova forma de trabalhar. O Supremo Tribunal de Justiça entrou definitivamente na era digital e disponibilizou novos serviços em seu portal na internet, dando a importância da modernização da Justiça e da melhoria contínua do desempenho como instrumentos para uma prestação jurisdicional mais eficiente, eficaz e efetiva. E foi com esse espírito que seu gabinete coordenou o maior projeto de informatização processual do Judiciário brasileiro: o STJ na era virtual, que agilizou o trâmite processual e acabou com os processos em papel. Além da segurança, economia e rapidez, a virtualização garante mais transparência à atividade jurídica, já que o arquivo digital pode ser acessado pelas partes de qualquer lugar do mundo, pela internet. No Judiciário informatizado, a integridade dos dados, documentos e processos enviados e recebidos por seus servidores é atestada por identidade e certificação digital. A assinatura digital serve para codificar o documento de forma que ele não possa ser lido ou alterado por pessoas não autorizadas; a certificação é uma espécie de cartório virtual que garante a autenticidade dessa assinatura. Assim, os atos processuais podem ser praticados em tempo real, durante as 24 horas do dia, não se limitando ao horário de funcionamento do Tribunal.

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

As mudanças significativas que a informática, trouxe para o mundo não poderia deixar de ser usada na educação, onde exigiu um planejamento antecipado que envolveu a análise dos aspectos positivos e negativos dos objetivos a alcançar com o uso do computador pelas crianças. Primeira foi preciso que os professores estivessem engajados e preparados para participar da interação máquinas e alunos, uma vez que essa mediação se dá na sala de informática associado a um software educacional que interfere diretamente no desenvolvimento do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com