TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Atividade Avaliativa Economia

Por:   •  12/4/2021  •  Resenha  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade avaliativa II – Economia I

Aluno:  Luís Arthur Durão Schmidlin de Castro Júnior

Matrícula: 20201badmg0051

Professor(a): Oldair Luiz Gonçalves

Questões:

  • Explique a aplicação da teoria de A. Smith no atual momento político e econômico do Brasil
  • Faça um paralelo entre o momento atual e o vivido anteriormente

Respostas:

Levando em conta as bases da teoria do liberalismo econômico propostas por Adam Smith, é seguro dizer que as políticas econômicas do atual governo, vão contra tais bases. Há uma historicamente, o Brasil é um país que não segue as correntes liberalistas como norte de suas políticas econômicas. As altas taxas alfandegárias e o grande número de estatais em setores que são de interesse para o mercado são exemplos claros de que seguimos outras correntes. É importante lembrar que a teoria do Liberalismo econômico passou por evoluções e a teoria original do Adam Smith não é mais utilizada como base para os economistas, mas sim atualizações de sua teoria.

No momento vivido pelo país, com o cenário da pandemia do coronavírus, a atuação do Estado como agente atuante na economia é extremamente necessária para que não haja o colapso do sistema econômico, seja por meio de subsídios ou por outras maneiras de incentivo fiscal para as empresas e famílias que sofrem dos efeitos da pandemia.

Por outro lado, há diversas políticas propostas pelo atual governo que vão de encontro com as bases da teoria liberalista, entre elas, o número do privatizações de empresas públicas, que, como dito anteriormente, vão contra os princípios do liberalismo. Mas também, mesmo com promessas de seguir diretrizes mais liberais, as taxas alfandegárias por certos produtos continuam em alta. Tais taxas, impostos, incentivos e subsídios vão contra a premissa básica da “mão invisível do mercado” (oferta e demanda), que é, também, base para teoria liberalista.

Em relação a governos anteriores, não há como fazer uma análise justa, pois nenhum outro governo teve que lidar com uma pandemia global, entretanto, é possível perceber que os governos passados, especialmente dos dois últimos presidentes, não seguiam as teorias liberalistas, ao contrário, as políticas propostas pelo partidos dos presidentes seguiam a ideia que é necessário um Estado forte para que a economia siga, portanto, se comparado aos dois governos imediatamente anteriores ao atual, é possível dizer que este é o mais liberal governo, no aspecto econômico, entre os outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com