TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Acústica Básica

Por:   •  1/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

Exposição ao som sofrida por motoristas de micro-ônibus. Volume sonoro a que motoristas do transporte de passageiros, na modalidade fretamento estão  sujeitados.[pic 1]

Matheus Fernando Borges (UCS)  - mfborges1@ucs.br

Resumo: Com o propósito de identificar a quais riscos auditivos motoristas de micro ônibus estão expostos, este trabalho irá medir a intensidade sonora gerada pela maior fonte de ruído, o motor. Também serão abordados temas referentes à acústica básica.

Palavras-chave: transporte coletivo; preservação auditiva; ruído.

Introdução

A exposição a ruídos com elevada pressão sonora, superiores a 80 decibéis é geradora de indenização ao trabalhador. A exposição acima de 85 decibéis pode ser considerada insalubre.

Os profissionais do transporte publico e privado de passageiros estão expostos diariamente a uma alta pressão sonora. Isso é agravado nos veículos do tipo micro ônibus. A exposição ao ruído acaba sendo maior neste tipo de veículo pois na maioria das vezes o motor fica na frente do veículo, dentro da cabine e ao lado do motorista.

Neste trabalho irei explicar de um modo simples o que é o barulho, como ocorre e como pode ser medido. O resultado de uma medição feita em campo será abordado.

MÉTODO ADOTADO

O estudo será realizado com base nos conhecimentos básicos de acústica com intuito de mostrar o que é um ruído e como ocorre a pressão sonora. Com base nisso será avaliada a média de 5 medições. Cada uma ocorreu em um intervalo de 40 segundos. Num percurso elaborado para simular o deslocamento do veículo em perímetro urbano. Para obtenção dos valores foi utilizado o aplicativo Bosch iNVH.

DAS MEDIÇÕES REALIZADAS.

As medições foram realizadas dentro de um micro ônibus, carroceria Sênior fretamento, da encarroçadora Marcopolo, sobre um chassi Mercedes Benz.  [pic 2]

Para simular o ruído e pressão que chega até o ouvido do motorista, o medidor sonoro utilizado ficou disposto na mesma posição do ouvido direito  (ouvido mais exposto devido a estar ao lado do capô).

[pic 3]

PARÂMETROS DE TESTE.

        O veículo rodou por cerca de 30 minutos, até seu motor atingir a temperatura padrão de funcionamento. O teste inicia com o veículo arrancando e se deslocando em linha reta por 10 m é realizada uma curva de 90° e inicia uma subida com inclinação que varia de 10° a 22° no ponto mais íngreme. Após isso o veículo acelera até 60 km/h em uma reta de 57m, realiza outra curva de 90° e sobe uma inclinação de 5° após isso o veículo para, e o teste é finalizado. O teste ocorre  em uma janela de 40 segundos.

RESULTADOS

Após serem realizadas 5 medições nos mesmos parâmetros chegamos ao resultado mostrado no gráfico abaixo, formando uma relação de tempo (segundo) por volume (decibel)

[pic 4]

CONLUSÃO.

Os dados obtidos quando confrontados pelo anexo 1  da NR15  (tabela pode ser vista no próximo parágrafo) nos mostram que um motorista de ônibus não sofre de insalubridade durante sua jornada de trabalho. O cálculo para gerar a insalubridade é realizado na razão do volume em decibéis e tempo (segundos). Baseado em nossas medições tivemos um volume médio, durante o período de 40 segundos, de 74,84 decibéis. Oque não caracteriza trabalho insalubre de acordo com a tabela abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (2.3 Mb)   docx (2.3 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com