TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Adaptação de Máquina Injetora Plástica a NR-12

Por:   •  23/9/2019  •  Abstract  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE TIRADENTES

PROCESSOS MECÂNICOS

ADEQUAÇÃO DE UMA MÁQUINA INJETORA PLÁSTICA À NR-12

VÍCTOR MATHEUS DE JESUS ALVES

Adequação de Máquina de Injeção Plástica a NR – 12

Considerando a máquina injetora abaixo, onde as numerações apresentam as principais zonas de perigo.[pic 2]

Figura 1 - Desenho esquemático de uma injetora horizontal

Fonte: Fundacentro

Legenda:

1: Mecanismo de fechamento

2: Extrator hidráulico

3: Área de descarga de peças

4: Placa móvel e placa fixa do bico (área do molde)

5: Bico de injeção

6: Cilíndro de plastificação

7: Funil de alimentação

1.0. Área do Molde

1.1. O acesso a área do molde onde o ciclo é comandado deve ser barrado por meio de proteções móveis intertravadas capaz de reconhecer uma falha nessa intertrava e impedir o início de qualquer movimento perigoso.

1.2. A proteção frontal deve atuar no circuito de potência através de uma válvula monitorada ou por meio de duas chaves de segurança eletromecânicas monitoradas por interface de segurança.

1.3. O acesso a área do molde onde o ciclo não é dirigido, deve ser impedido por proteções móveis intertravadas (portas, providas de duas chaves de segurança eletromecânicas monitoradas por interface de segurança, que atuem no circuito de potência, e desliguem o motor principal).

1.4. Proteger a área de descarga de peças, impedindo que seguimentos corporais alcancem as zonas de perigo.

1.5. Deve se pôr um dispositivo mecânico de segurança autorregulável que atue independentemente da posição da placa, ao abrir a proteção.

1.6. As proteções móveis intertravadas devem proteger contra outros movimentos, e ao serem abertas devem:

1.6.1. Interromper o ciclo;

1.6.2. Impedir movimento de avanço da rosca, pistão de injeção ou unidade de injeção;

1.6.3. Impedir movimentos perigosos dos extratores de machos, peças e dos mecanismos de acionamento.

1.7. Nas máquinas injetoras com eixo elétrico, para o movimento de fechamento da placa, o circuito de potência deve ser ligado em série com mais de uma central de controle motor.

1.8. Os elementos do circuito de potência devem ter monitoramento automático, para que, em caso de falha em um dos componentes, não seja permitido iniciar o movimento seguinte do ciclo.

1.9. A proteção móvel das injetoras elétricas deve possuir um mecanismo de intertravamento com bloqueio que não permita a abertura durante o movimento perigoso.

1.9.1. Este dispositivo deve manter a proteção móvel travada na posição fechada até que não haja mais movimento de perigo.

1.9.2. Deve também suportar um esforço de até 1000N.

1.10. As injetoras elétricas devem fornecer energia ao circuito de potência até atingir a parada em uma situação de emergência, após isso a energia deve ser removida.

1.11. A parada de emergência deve bloquear todos os movimentos e descarregar os acumuladores hidráulicos.

2.0. Área do mecanismo de fechamento

2.1. O acesso à zona perigosa do mecanismo de fechamento deve ser impedido por meio de proteção fixa ou proteção móvel intertravada.

2.2. A proteção móvel intertravada, frontal e traseira deve ter uma chave de segurança monitorada por interface de segurança, que atue no circuito de potência e seja capaz de desligar o motor principal.

3.0. Proteção do cilindro de plastificação e bico injetor

3.1. O cilíndro de plastificação deve ter proteção fixa capaz de impedir queimaduras pelo contato não proposital em partes quentes da unidade de injeção, onde a temperatura de trabalho exceda 80º C (oitenta graus Celsius), para auxiliar, deve-se fixar uma etiqueta que sinalize a alta temperatura.

3.2. O bico de injeção e as partes móveis do conjunto injetor devem possuir proteção móvel intertravada com uma chave de segurança monitorada por interface de segurança, que interrompa todos os movimentos da unidade de injeção.

3.3. As proteções devem levar em consideração as posições extremas do bico e os riscos de espirramento de material plastificado.

4.0. Área da alimentação de material

4.1. O acesso à rosca plastificadora deve ser impedido, atendendo-se às distâncias de segurança determinadas no item A, do Anexo I, da NR-12.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (90.9 Kb)   docx (86.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com