TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Adequação Acústica em Máquinas

Por:   •  16/3/2020  •  Artigo  •  3.069 Palavras (13 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 13

GILVANE JOSÉ DE FREITAS – RA 1189321

WELLIDA CASTRO TREVIZANI SANTOLIN – RA 1191207

Engenharia Mecânica

INSTALAÇÃO DE EPC PARA REDUÇÃO DE RUÍDO AMBIENTAL EM EQUIPAMENTO INDUSTRIAL DE EMPACOTAMENTO

Orientador: Prof. Diego Fernandes da Silva

Claretiano - Centro Universitário

JI-PARANÁ/RO

2019

INSTALAÇÃO DE EPC PARA REDUÇÃO DE RUÍDO AMBIENTAL EM EQUIPAMENTO INDUSTRIAL DE EMPACOTAMENTO

        

Gilvane José de FREITAS¹

Wellida Castro Trevizani SANTOLIN²

Resumo: A implantação de Equipamento de Proteção Coletiva – EPC, busca demonstrar a redução dos níveis de ruído ambiental gerado durante o processo de empacotamento de matérias primas. Essa implantação do EPC tem como propósito a adequação da máquina em questão a NR12, objetivando redução ou diminuição dos níveis de ruídos aos parâmetros de intensidade estabelecidos na NR15 – Atividades de Operações Insalubres, aprovada pela Portaria MTb n. º 3.214, de 08 de junho de 1978, que regulamenta os níveis de ruído aos quais os trabalhadores poderão estar expostos. A demanda pela adequação das máquinas e equipamentos em conformidade com a NR12 e NR15, tem tomado maiores proporções com a implantação da plataforma do eSocial pelo governo federal, que busca a integração de todos os aspectos legais relacionados a legislação trabalhista, incluindo a segurança e medicina do trabalho. Esta integração, através da plataforma, está modificando a forma como as empresas devem manter os dados de seus colaboradores atualizados. Sendo assim as empresas precisaram estar atentas as questões relacionadas a saúde e integridade física de seus empregados e colaboradores.  Logo o controle do ruído ambiental passou a ter uma importância não somente no aspecto legal, mas também social, uma vez que a exposição a níveis de ruído elevado, afeta todos os trabalhadores que estejam expostos a níveis de ruído em concentrações acima do limite de 85dB(A).

Palavras-chave: Ruído. Equipamento de Proteção Coletiva – EPC. Empacotamento. Segurança. Trabalho.

1 Gilvane José de Freitas. Graduando em Engenharia Mecânica pelo Claretiano – Faculdade.
E-mail: .

2 Wellida Castro Trevizani Santolin. Graduanda em Engenharia Mecânica pelo Claretiano – Faculdade.
E-mail: .

  1. INTRODUÇÃO

O ruído ocupacional é hoje um dos maiores problemas de saúde que acomete os trabalhadores da indústria. Mesmos que as indústrias venham investindo em novas máquinas e equipamentos, e principalmente em sistemas automatizados, diminuindo assim a exposição de trabalhadores ao ruído ocupacional, há ainda exposição em alguns casos com níveis de ruído acima dos limites permitidos. Esta exposição tem gerado deficiências auditivas, que podem levar ao surgimento de PAIRO – Perda Auditiva Induzida por Ruído Ocupacional. Sendo assim é necessário que as indústrias busquem medidas de prevenção a exposição destes trabalhadores ao ruído ocupacional e através da implantação de Equipamento de Proteção Coletiva – EPC, que podem auxiliar na redução do nível de ruído ambiental gerado durante o processo de transformação de matérias primas. Segundo ASTETE e KITAMURA (1980, p. 415), “mantê-los em níveis compatíveis com a preservação da saúde tem sido a atual filosofia dos técnicos da área conhecida como Saúde Ocupacional”

         Para MAIA (2001, p.21) A atividade do trabalho transforma a matéria bruta em produtos que facilitam a vida humana, mas geralmente, ao mesmo tempo que cria benefícios, gera subprodutos ou agentes agressores que tendem a desequilibrar a relação entre o trabalhador e o meio ambiente. Podemos dizer então que a atividade humana sempre esteve ligada ao desenvolvimento, e procura por novos métodos e meios de trabalho. Isto levou o ser humano a desenvolver técnicas eficazes para aprimoramento de meios necessários para sua sobrevivência. Pode-se notar isto, ao longo de toda história da humanidade, desde a idade da pedra até aos dias de hoje, houve uma busca incansável por melhorias nos métodos de produção, juntado a grandes demandas egixidas pelo aumento populacional. Estas demandas sempre exigiriam a transformação de matérias primas em produtos acabados, que de certa forma facilitaria a vida e o desenvolvimento da sociedade como um todo.

Ao longo dos tempos podemos acompanhar através da história, o desenvolvimento do ser humano e sua busca para aumentar os meios de produção. Um dos grandes feitos da humanidade deu-se através da revolução industial no século XVII e XIX, que teve como sua principal particularidade a substituição do trabalho artesanal, pelo trabalho assalariado e pelo uso de máquinas.

A transformação da indústria através da revolução industrial, ao mesmo tempo que trouxe um avanço significativa para a humanidade, possibilitando que os produtos deixassem de ser produzidos artesanalmente, para serem produzidos em grande escala, e desta forma passando a atender um maior número de pessoas e em menor tempo. Estas mudanças também trouxeram um grande impacto negativo na vida dos trabalhadores, pois estes passaram a sofrer os impactos da industrialização e principalmente passou-se a operar máquinas sem qualquer tipo de treinamento, levando ao surgimento de doenças ocupacionais até então inexistentes. Com estas mudanças, os trabalhadores passariam a ficar expostos a agentes ambientais que ao longo do tempo poderiam causar danos irreparáveis a sua saúde. Esta relação entre o trabalhador e o meio ambiente, passou-se então por uma alteração, onde não foi levado em conta a saúde dos trabalhadores, que passariam por ficar expostos diariamente aos agentes ambientais gerados pelas máquinas. Embora o avanço tecnológico possa contribuir de forma significativa para o desenvolvimento humano, gerando assim grandes vantagens socioeconômicas, este processo também gerou vários subprodutos que podem ser prejudiciais para a saúde dos trabalhadores, sendo que um desses subprodutos gerados é o ruído. Conforme PAULO (2001, p. 21) “Um desses subprodutos da tecnologia é o ruído, cuja importância se caracteriza por estar presente em quase todas as atividades humanas e também pelas características dos danos e incômodos que traz ao homem”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (365.5 Kb)   docx (208.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com