TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração na Segurança do Trabalho

Por:   •  16/8/2015  •  Artigo  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 4

ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

ALUNO: FLÁVIO ANTONIO DAS NEVES

Atividade 1 - Nesta unidade iremos refletir sobre os conceitos ligados à Administração e as ferramentas planejamento estratégico. Desde que o mundo é mundo, o ser humano utiliza, mesmo que intuitivamente, alguma forma de planejamento para sobreviver e mais, para antecipar-se a eventos, tomando decisões que lhe pareçam as mais acertadas. Isso ocorre também no meio ambiente de trabalho.

Julgue Verdadeiro ou Falso e assinale V ou F, respectivamente. Justifique as suas respostas.

  1. A administração é um processo contínuo e sistêmico, que envolve uma série de atividades como planejar, organizar, dirigir e controlar recursos e competências para alcançar metas e objetivos.

Justificativa: Verdadeiro – O conceito de administração está muito mais abrangente hoje em dia e define como uma organização irá atingir seus objetivos. Os meios para os objetivos são exatamente transformar em ações o planejamento, a organização, o controle, entre outros. Este é um processo contínuo, pois a cada dia surgem novas necessidades, novas metodologias que faz com que a organização faça um novo planejamento dos meios pelos quais irá atingir os objetivos.

  1. Pode-se considerar como os princípios básicos da administração a divisão do trabalho a ser realizado entre diferentes pessoas, a autoridade e responsabilidade, a hierarquia, a amplitude administrativa e a definição de metas a serem atingidas.

Justificativa: Verdadeiro – Na verdade faltou a unidade de comando. A administração possui dois objetivos: A eficiência e a eficácia. A eficiência são os meios: métodos, processos, normas, etc; a eficácia são os fins: objetivos e resultados. Os princípios básicos citados, proporcionam os meios e os fins para a organização, lembrando que este é um processo  contínuo e sistêmico e que portanto está sempre sobre avaliação.

  1. Definido pela Norma Regulamentadora nº 06 – NR06, o grau de risco é utilizado para mensurar o risco de cada atividade. É definido com base na atividade econômica descrita na CNAE (Classificação Nacional de Atividade Econômica).

Justificativa: Falso – A norma NR 06 não define o grau de risco e sim tratam dos EPIs – Equipamentos de proteção individual. A definição do grau de risco é feita na NR 04.

  1. Um fluxograma é um gráfico que consiste na representação esquemática de um processo, demonstrando a sequência de uma rotina, a partir do qual são visualizadas as atividades e suas respectivas operações. A simbologia do fluxograma representa cada passo da rotina. Por exemplo, o círculo (     ) representa a operação de decisão que determina o caminho a seguir no fluxo, dentre os vários possíveis.

Justificativa: Falso – A definição do fluxograma está correta, mas o círculo não representa uma decisão, representa o início e fim de um processo. O que representa a decisão é o losango.

  1. A CNAE-Domiciliar é um detalhamento das classes da CNAE para uso na administração pública tributária, como, por exemplo, no registro do CNPJ, que é obrigatório para toda pessoa jurídica. Uma pessoa jurídica de qualquer natureza jurídica pode ter uma ou várias atividades econômicas, derivadas ou não da atividade principal.

Justificativa: Falso – Esta é a definição do CNAE fiscal

  1. O PDCA também pode ser utilizado na Segurança e Saúde do trabalho (SST). Através de políticas definidas de SST, é possível planejar as ações de segurança ao trabalhador, implementá-las, verificar quais divergências surgem, corrigir essas divergências e após o fechamento do ciclo de ações, apresentar os resultados para a autoridade competente, que irá avaliar a adequação e eficácia das ações planejadas.

Justificativa: Verdadeiro – Na verdade o ciclo PDCA pode ser utilizado por qualquer departamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com