TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Agenda 21 é um documento muito importante na sociedade

Por:   •  18/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A agenda 21 é um documento muito importante na sociedade, nela podemos incluir questionamentos, esclarecimentos, tirar duvidas e concluir vários conceitos de planejamento sustentável de forma participativa.

O principal motivo de se elaborar uma agenda 21 pessoal, é que podemos avaliar e definir varias etapas de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, apontando pontos positivos e negativos na melhoria do futuro de nosso planeta.

A elaboração dessa agenda 21 foi dividida em dois passos importantes. O primeiro foi feito uma reflexão e o papel de cada um de nós para a implantação da sustentabilidade. O segundo passo foi baseado na opinião própria de vários grupos de pessoas que tem em comum os mesmo intuitos de preservação e renovação do ambiente em que vivem.

Desenvolvimento

Quando falamos sobre o futuro, a primeira coisa que vem em nossa mente é a renovação de tudo certo?

Mas estamos pensando na renovação do meio ambiente?

De fato que a maioria das pessoas não estão preocupadas com esse conceito. Sabemos que o futuro do planeta não esta em somente construir, projetar e consumir tecnologias avançadas. Estamos se esquecendo de que o mais importante é a preservação da natureza, pois sem ela não há vida.

Portanto a elaboração da agenda 21 pode nos ajudar a identificar as propostas e montar um planejamento sustentável sobre elas sem agredir o meio ambiente.

 Podemos Formar, por exemplo, um plano sustentável com ações individuais que estão presente em nosso cotidiano e ter um resultado significativo quando implantado em maioria.

Aqui foram definidas 10 ações que são prioridades e expressa uma agenda 21pessoal:

  1. Evitar o desperdício de água;
  2. Evitar o desperdício de alimentos;
  3. Fazer reciclagem;
  4. Jogar lixo no lixeiro;
  5. Ajudar o meio Ambiente comprando produtos de matérias recicláveis;
  6. Evitar jogar materiais nocivos na natureza;
  7. Plantar arvores e flores;
  8. Denunciar queimadas e desmatamentos;
  9. Contribuir com a limpeza e a conservação de áreas públicas;
  10. Contribuir com a conservação da biodiversidade local;

Se nos preocuparmos em por em prática essas atitudes simples e que podem começar por nossa própria casa, estaremos contribuindo e muito com a preservação do planeta e, certamente, a possibilidade de que a existência de vida na terra se prolongue por muito tempo.  

A responsabilidade de manter o planeta puro e limpo é o dever de cada um de nós, devemos começar a mudar o mundo, cuidar mais do que um dia servira para outras gerações. “comece mudando a si mesmo”. Ninguém muda o mundo se não consegue mudar a si mesmo...

Hoje em nosso país infelizmente o índice de pobreza ainda é grande quando comparado com os outros países de primeiro mundo, pois a falta de muitos recursos ainda impede que esse problema seja resolvido. O principal problema a ser resolvido seria a questão da educação, construir mais escola onde a população é pobre e introduzir o conhecimento avançado sobre esse conceito de preservação ambiental. Com educação se muda tudo!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com