TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise de Ruídos Experimentais em Instrumentação Eletrônica

Por:   •  6/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução:

A prática consiste em um arranjo experimental composto por um sensor (uma resistência), uma linha de transmissão, um amplificador e um osciloscópio. O objetivo do experimento é fazer testes que permitam a análise de diferentes tipos de ruído no sinal transmitido, bem como os cuidados a serem tomados com os mesmos.

Exercício 1:

É possível perceber que ao iniciar o sistema, antes mesmo de ligar o circuito elétrico a fim de criar um campo elétrico e, consequentemente um ruído, ele já apresenta ruídos com amplitudes de até 0,2V. Esses picos de amplitude representam a influência de fontes comuns de ruídos presentes no ambiente, como ondas de rádio, celulares, redes wi-fi. Fica claro observando o gráfico que esses ruídos afetam consideravelmente o sinal que atravessa a linha de transmissão.

Exercício 2:

A fim de analisar o ruido de um campo elétrico especificamente, foi adicionado um circuito elétrico composto por uma fonte de tensão alternada e uma lâmpada, que para esse caso estava desatarraxada, a fim de que não existisse uma variação de corrente pelo circuito, apenas uma variação de tensão (necessária para o aparecimento do campo elétrico). Ao iniciar o sistema, percebe-se que o sinal foi bastante afetado devido a presença do campo elétrico e possui agora uma amplitude de aproximadamente 2,5V. Podemos observar que o campo que está sendo gerado pelo circuito elétrico está gerando uma corrente na linha de transmissão primária.

Para reduzir o efeito do campo elétrico, segue-se o princípio da Gaiola de Faraday e blinda-se o condutor com uma casca metálica ligada a um potencial. Essa casca (cabo coaxial) impede que o condutor “enxergue” qualquer campo elétrico externo. A redução do efeito do campo elétrico através da blindagem é claramente observada durante o experimento. Quando utilizado o cabo coaxial, a amplitude do sinal transmitido reduz drasticamente, chegando a 0,02V (fator de redução chega a 100).

Exercício 3:

Outra forma de blindagem seria através de caixas. Para analisar essa forma de blindagem, para a mesma situação descrita no item anterior, foi posicionada uma caixa metálica cobrindo o sensor a fim de blindá-lo contra a influência do campo elétrico existente. Acontece que ao posicionar a caixa metálica sem conecta-la a um potencial, observa-se que a amplitude do sinal chega a aumentar, chegando a 0,06V. Isso acontece porque, sem o aterramento, a caixa metálica não funciona como Gaiola de Faraday, e sim como uma antena de ruídos, pois possui uma área condutora ainda maior que o próprio sensor.

Para transformar a caixa metálica em uma Gaiola de Faraday, liga-se ela a uma malha aterrada. Ao fazer isso, percebe-se notável redução da amplitude no sinal, que agora chega a algo próximo de 0,01V.

Exercício 4:

A fim de analisar a influência existência de diferentes aterramentos no sistema, foi conectado ao sensor um cabo com aterramento diferente daquele utilizado para o experimento. O resultado foi um sinal absurdamente mais ruidoso, com amplitudes muito altas. Isso mostra a importância de, durante uma medição, todos os aparelhos estarem sempre conectados a um mesmo terra. O efeito visualizado foi gerado por uma diferença relativamente pequena de potencial, por se tratarem de terras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com