TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Apostila Sebrae

Por:   •  6/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  9.373 Palavras (38 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 38

RECURSOS HUMANOS

1 – INTRODUÇÃO:

Um  empresário em uma bela manhã , com dor nas costas e uma gripe forte, descobre que não conseguirá fazer o serviço de 3 pessoas trabalhando 18 horas puxadas por dia, naquele dia de inverno. Aí passa por sua cabeça a seguinte indagação:

Eu vou diminuir meus lucros se contratar funcionários?

Sem possuir uma equipe adequada aos serviços de sua empresa, por menor que ela seja, você deixara de atender bem os seus clientes, que procurarão outras empresas, além disso, sua saúde acabará e seu dinheiro será gasto com médicos e remédios.

TRABALHAR SERVE PARA: - sobreviver  - a segurança social  - a convivência familiar livre de pressões econômicas

NÃO SERIA BOM TER UM TEMPO PARA VOCÊ E A SUA FAMÍLIA?

        

        Esse tempo pode ser comprado com a contratação de funcionários.

Além da saúde e felicidade do empresário e de sua família, a geração de empregos, garante a felicidade e a saúde da comunidade. A renda será melhor distribuída, cada novo emprego significa uma família a menos passando necessidades e um marginal potencial a menos na rua.

POLÍTICA DE RECURSOS HUMANOS

        Uma política de recursos humanos em empresas de qualquer tamanho, gera possibilidades muito boas para toda a sociedade e todos serão beneficiados. As empresas que empregam mais, lucram mais, porque produzem mais ou vendem mais. Os funcionários, devidamente remunerados, formam o mercado consumidor, gastando seu dinheiro na aquisição de bens e serviços. O dinheiro circula, fortalece a sociedade, as empresas melhoram e as vidas das pessoas também melhoram,

        NÃO ESPERE AQUELA MANHÃ FRIA DE INVERNO, PARA TER UM GRANDE PREJUÍZO.

        Conhecendo os conceitos de equipe de trabalho e cultivando uma política de recursos humanos, em sua empresa, você sempre será bem assistido em suas necessidades empresariais.

[pic 1]

Você nunca tira férias? A firma pode passar sem você?

Pode sim. MAS É ISTO JUSTAMENTE QUE EU QUERO QUE ELES NÃO DESCUBRAM.

Exercício para reflexão e discussão. (Trabalho em equipe)

        

Em uma empresa onde só trabalham os membros da família estará realmente preparada para algum imprevisto? Existe um tempo de reflexão para:

- aprimoramento profissional?

- investimentos diferenciados do dinheiro?

- os cuidados com questões residenciais se os cônjuges se revezam?

- a administração e a execução de todos os serviços de uma empresa?

2 – O QUE É UM FUNCIONÁRIO?

No início da civilização já se recrutavam pessoas para executar trabalhos diferenciados ou pesados, cujos próprios membros de uma família ou a comunidade não conseguiam fazer sozinhos.

Às vezes, as tarefas eram executadas sob domínio da força e da intimidação, em troca de proteção, alimentação, moradia, etc...

Desde a antiguidade, já se conhecia o trabalho contratado e remunerado por espécie ou com dinheiro. Com dinheiro foi o que mais gerou resultados e felicidade na sociedade.

Funcionário vem de funcionalidade que uma pessoa tem dentro de uma organização. Ele faz as coisas funcionarem na empresa, sendo devidamente qualificado e remunerado para seu trabalho, as coisas funcionam bem em sua casa também. É o responsável pelo desenvolvimento de suas atribuições e pelo progresso da empresa, além de possuir as qualidades pessoais (honestidade, ética e profissionalismo), que o tornarão mais valoroso.

Não é fácil achar um bom funcionário, ele não é aquele sobrinho ou sobrinha, que sua irmã pediu para você empregar, porque está dando muito trabalho.

EQUIPE IDEAL DE TRABALHO

Assim, desde o início do século XX, os pesquisadores da administração desenvolveram diversas técnicas para: planejar, recrutar, selecionar, remunerar, motivar, liderar, treinar, relacionar-se e  formar para cada empresa uma equipe ideal de trabalho. Sabe-se que um funcionário qualificado, eficiente e eficaz melhorará muito a atuação de sua empresa no mercado. O uso destas técnicas garantirá, numa empresa de qualquer tamanho, que o capital investido em funcionários seja gratificante e tenha um excelente retorno para todos os envolvidos,

[pic 2]

Preencho todos os requisitos para o emprego, só que tenho um pequeno defeitinho, SOU SURDO!

ÓTIMO! VOCÊ VAI PARA A SEÇÃO DE RECLAMAÇÕES.

QUESTÃO PARA REFLEXÃO E DISCUSSÃO (trabalho em equipe)

        

Sabe-se que num time de futebol poucos são os casos de membros da mesma família.

        Atualmente é freqüente no mundo a formação de times de futebol entre jogadores de nacionalidades diferentes, que aprendem as línguas dos outros no decurso de seu trabalho. Na Europa, jogadores brasileiros estão melhorando a qualidade do futebol, pergunta-se:

1- A seleção (escolha) destes jogadores está levando em conta o quê?

2- Ao selecionar um funcionário você ira pensar em quê?

3 –PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

                Qual é o tamanho e o tipo ideal da minha equipe de trabalho?

        O planejamento de Recursos Humanos envolve tempo e energia, tanto quanto ao planejamento dos recursos materiais de qualquer empresa. As considerações para a formação da equipe de trabalho são:

  • O que precisa ser feito para realizar a missão da empresa?
  • Quem são os funcionários ideais para fazê-lo?
  • Como será feita a divisão do trabalho?

[pic 3]

Felizmente a sociedade moderna já desenvolveu o perfil de uma série de funções essenciais para o funcionamento básico de inúmeras empresas, com suas respectivas carreiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.7 Kb)   pdf (2.8 Mb)   docx (423.3 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com