TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Apostila de Soldagem

Por:   •  21/2/2022  •  Bibliografia  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Descreva sobre os métodos de operação manual, semiautomático, mecanizado e automático na soldagem

No método de operação manual, tudo é feito manualmente pelo soldador. É o caso da soldagem por arco de eletrodo revestido, onde o soldador controla as velocidades de avanço da tocha e de descida do consumível para que sejam constantes.

No método semiautomático, o soldador posiciona a tocha e controla o avanço da solda, porém há um controle automático da alimentação do consumível de forma contínua. Um exemplo é a soldagem TIG e MIG/MAG.

No método mecanizado, há o controle automático da alimentação de MA e do deslocamento da tocha de soldagem – o soldador posiciona o equipamento e liga a máquina de alimentação e o carrinho de deslocamento, é o caso da soldagem com arame tubular.

No método automático de soldagem, a máquina realiza praticamente todas as operações, o operador de soldagem apenas liga e desliga o equipamento. É o caso da soldagem por feixe eletrônico e da soldagem a laser.

  1. O que é automação industrial? Como os processos de soldagem podem contribuir?

Automação industrial é a utilização de máquinas eletromecânicas, softwares e equipamentos específicos para automatizar processos industriais. Tem como objetivo gerar mais autonomia nos processos de fabricação, além de reduzir o tempo da produção das mercadorias. Esse é um conceito ligado à indústria 4.0, conhecida como a quarta revolução industrial.

Diferente da mecanização, a automação permite a execução de algum trabalho por meio de máquinas controladas automaticamente – sem se limitar a simples substituição do esforço físico.

automação da soldagem vem justamente como uma solução que permite acelerar a produtividade e reduzir os custos do negócio. Tudo isso a partir da minimização do desgaste físico provocado pela atividade em si e do aumento do nível de qualidade e padronização que as máquinas permitem alcançar.

  1. Descreva os cuidados que devem ser adotados para prevenir aos riscos de segurança no processo de soldagem, coletivos e
    individuais

Em todos os processos de soldagem por fusão, os riscos são altos. O soldador se expõe a poluição por fumos de soldagem, radiação visível e invisível, ruídos excessivos, choques elétricos, incêndios e explosões. Para proteção individual, é necessária a utilização de equipamentos específicos: avental, casaca, mangas, polainas, luvas de cano longo, toca em algodão ou raspa de couro, óculos de proteção, botas de segurança com bico de aço, máscara para soldador e protetor auricular. Além disso, os locais de soldagem devem possuir boa ventilação natural ou ventilação mecânica, no caso de ambientes confinados. Para o caso de proteção coletiva, para evitar respingos de radiação no ambiente ao redor, utilizam-se biombos de material não inflamável ou cortinas próprias para essa utilização.

  1. Quais as principais vantagens e desvantagens da soldagem?

Vantagens:

Economia de tempo na fabricação;

Juntas de integridade e eficiência elevadas;

Grande variedade de processos e aplicações;

Juntas não apresentam problema de perda de aperto;

Juntas podem ser isentas de vazamentos.

Desvantagens:

Não pode ser desmontada;

Pode afetar a propriedades das partes;

Pode causar deformações e tensões residuais;

Requer considerável habilidade do soldador ou operador de soldagem;

Pode exigir operações auxiliares de acabamento ou de elevado custo e duração (ex.: tratamentos térmicos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com