TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Apresentação na Engenharia

Por:   •  11/6/2020  •  Ensaio  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

APRESENTAÇÃO:

- Boa Noite, meu nome é Rebeca, meu parceiro é o Douglas, hoje falaremos sobre o nosso estudo da floculação de cal em água com o auxílio de pac.

TRATAMENTO DE EFLUENTES

- Iniciaremos falando sobre tratamento de efluentes, com o passar dos anos foi notório o avanço da população, e com isso as indústrias de materiais, insumos e alimentos tiveram que ampliar sua demanda.

- Diante do crescimento da demanda, podemos ver que vem existindo a contaminação das águas, provocada por efluentes industriais. Com isso, temos o tratamento de efluentes, é um termo utilizado quando se tem um fim de fazer a limpeza de uma quantidade de água que é utilizado em indústrias, ou mesmo pela população.

- Existem os efluentes domésticos que possui origem das residências, hotéis, casas de diversões, comércio, clubes. O efluente doméstico é causado por bactérias, ou substâncias, sendo as bactérias principalmente por coliformes presentes nas fezes humanas. E temos como exemplo de substâncias que possui difícil degradação, os detergentes sulfônicos.

- Também temos os efluentes industriais, que tem como principais poluentes os compostos orgânicos e inorgânicos, que são originários das industrias químicas, farmacêuticas, siderúrgica, entre outras.

Douglas: Etapas.

FLOCULAÇÃO

- A floculação é uma das etapas utilizadas no tratamento de efluentes, a floculação nada mais é que a aglutinação de substâncias ou impurezas que estão inseridas no fluido.

- A floculação é definida pela clarificação do fluido, que no processo realizado, temos como objetivo diminuir o numero de partículas suspensas.

- Nessa etapa utilizamos coagulantes ou floculantes, que tem a função de formar os flóculos, facilitando a remoção da impureza.

- Os floculantes mais usados hoje em dia são o sulfato de alumínio, policloreto de alumínio e cloreto ferroso.

TESTE DE JARROS

- O teste de jarros é um aparelho de laboratório muito utilizado nas estações de tratamento de água, ele simula a fase de coagulação e floculação. Ele pode receber o nome de Jar Test, ou Turb Floc, ou simplesmente misturador.

- Para se obter um bom tratamento de água eles recorrem a ensaio em escala de bancada. São utilizados para determinar parâmetros de dosagens essenciais.

Douglas: Cal

Douglas: Pac

Douglas: Aplicação Industrial

Douglas: Objetivo

METODOLOGIA

- Nós realizamos uma metodologia em escala de bancada, que permite a utilização de volumes específicos de policloreto de alumínio (PAC) para uma determinada concentração de solução contendo óxido de cálcio (CaO) para se obter pontos ótimos de floculação.

- Para alcançar o ponto ótimo realizamos vários ensaios, e fomos combinando o volume de reagente com o menor tempo para se flocular, e obter variações de volume da floculação.

EQUIPAMENTO

- Utilizamos o equipamento de Jar Test, o qual foi falado anteriormente.

MATERIAIS

- Esses foram os materiais e reagentes utilizados, tendo como principal o policloreto de alumínio.

Douglas: Ensaio 8g/L

ENSAIO 20g/L

- Como podemos analisar na imagem, obtemos um ponto ótimo nos dois ensaios, com 4mL e com 5mL, neste determinamos como ponto ótimo o 4mL, devido a altura, tínhamos como objetivo no inicio do trabalho realizar uma curva de altura, mas devido ao fechamento do laboratório não foi possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com